26/05/2024

Apoiadores de Bolsonaro expressam críticas ao STF e ao ministro Alexandre de Moraes devido à morte de detento do 8/1 na Penitenciária da Papuda

Cleriston Pereira da Cunha morreu nesta segunda-feira (20/11) - (crédito: Reprodução/Internet)

Prisioneiro sofreu um mal súbito enquanto desfrutava do banho de sol na Penitenciária da Papuda nesta segunda-feira (20/11).

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) expressaram reações à morte de Cleriston Pereira da Cunha, um dos presos vinculados aos eventos de 8 de janeiro, com críticas direcionadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao ministro Alexandre de Moraes. O detento faleceu durante o banho de sol na Penitenciária da Papuda, em Brasília, nesta segunda-feira (20/11), após um mal súbito.

A defesa de Cleriston Pereira da Cunha, de 46 anos, havia solicitado ao ministro Alexandre de Moraes a concessão de liberdade provisória. Embora a Procuradoria-Geral da República (PGR) tenha emitido parecer favorável ao pedido em 1º de setembro, ainda não havia decisão do STF sobre a solicitação. O homem enfrentava uma ação penal por acusações que incluíam associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

O senador e ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos-RS) criticou o fato de Cleriston permanecer detido até sua morte, mesmo após o parecer favorável da PGR. O parlamentar destacou que o falecimento evidencia uma “burocracia que vem cerceando direitos dos presos” e ressaltou a necessidade de uma investigação minuciosa para esclarecer o ocorrido.

O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS), presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, questionou os motivos da morte do preso em um documento enviado à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal. Sanderson afirmou que alguém deverá ser responsabilizado pela tragédia.

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) informou que seu gabinete está colaborando com a bancada de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para realizar uma “apuração dos fatos relacionados a essa infeliz notícia.”

O deputado Coronel Meira (PL-PE) referiu-se a Cleriston, acusado de tentativa de golpe de Estado, como “patriota” e declarou que o preso “pagou com a sua vida.” O deputado José Medeiros (PL-MT) afirmou que a morte do homem seria uma “nódoa” para o ministro do STF Alexandre de Moraes, destacando que, na sua opinião, ele não deveria estar preso. O ex-deputado federal e ex-procurador Deltan Dallagnol (Novo-PR) também ressaltou a concessão de liberdade provisória recomendada pela PGR, criticando o Supremo por considerar a situação uma “injustiça absurda.”

Cleriston era acompanhado por uma equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde da Papuda desde sua prisão em janeiro durante a invasão dos Três Poderes, recebendo tratamento para diabetes e hipertensão.

Tribuna Livre, com informações da Agência Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Lula lança obras contra enchentes em Araraquara e exalta Edinho Silva
Lula lança obras contra enchentes em Araraquara e exalta Edinho Silva
SENADOTSE condena Flávio Bolsonaro e Zambelli por associar Lula a satanista
TSE condena Flávio Bolsonaro e Zambelli por associar Lula a satanista
MORO“Julgamento muito técnico, independente”, diz Moro após rejeição de cassação no TSE
“Julgamento muito técnico, independente”, diz Moro após rejeição de cassação no TSE
CÂMARACâmara aprova projeto que pune invasores de terra e atinge o MST
Câmara aprova projeto que pune invasores de terra e atinge o MST
Lira defende consenso pela desoneração da folha das municípios
Lira defende consenso pela desoneração da folha das municípios
Lula anuncia novas regras para renegociação de dívidas dos municípios
Lula anuncia novas regras para renegociação de dívidas dos municípios
'Maioria no Senado é favorável ao fim da reeleição' para o Executivo, diz Pacheco
'Maioria no Senado é favorável ao fim da reeleição' para o Executivo, diz Pacheco
Pimenta reconhece divergência com Leite
Pimenta reconhece divergência com Leite
Brasil Emprestou Valor Bilionário Ao FMI Após Ser Um Dos Maiores Devedores
Brasil Emprestou Valor Bilionário Ao FMI Após Ser Um Dos Maiores Devedores
Lula tem deficit quase igual ao da covid, mesmo sem pandemia
Lula tem deficit quase igual ao da covid, mesmo sem pandemia.
Ministério Público pede multa a Lula por pedir votos para Boulos
Ministério Público pede multa a Lula por pedir votos para Boulos
Senado pede ao STF suspensão de liminar para resolver desoneração
Senado pede ao STF suspensão de liminar para resolver desoneração

DF amplia malha cicloviária e chega a 687 quilômetros de pistas

‌Desde 2019, foram construídos 220,52 km; capital tem a segundo maior conjunto de vias para ciclistas no país. GDF trabalha para interligar trechos e aumentar a mobilidade da população A malha cicloviária do Distrito Federal tem aumentado nos últimos anos. Atualmente, ela tem uma extensão de 687,12 km, distribuída em

Leia mais...

Marinhas do Brasil e dos EUA realizam operação em apoio ao RS

Operação tem como objetivo transferir doações para as vítimas das enchentes no estado de maneira mais ágil A Marinha do Brasil (MB) conduz, na próxima segunda-feira (27/5), uma operação de apoio à população do Rio Grande do Sul em meio à situação de calamidade pública causada pelas enchentes. A ação

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.