29/11/2025

Após ação dos EUA, Venezuela alega acordo por resgate em embaixada

Spencer Platt/Getty Images

Opositores de Maduro foram retirados de embaixada da Argentina na Venezuela pelo governo dos Estados Unidos

O governo da Venezuela disse que os opositores de Nicolás Maduro, refugiados na embaixada da Argentina há mais de 400 dias, foram retirados do país pelos Estados Unidos após um “acordo”. A informação foi divulgada pelo ministro das Relações Interiores, Justiça e Paz, Diosdado Cabello, na quarta-feira (7/5).

“Conversamos com quem precisávamos falar e o acordo foi cumprido”, revelou Cabello durante o programa televisivo Con el Mazo Dando.

Apesar da alegação, o ministro de Maduro não deu maiores detalhes sobre o possível acordo entre Caracas e Washington acerca da retirada dos asilados na representação diplomática argentina.

Anteriormente, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, havia anunciado a retirada como uma “operação precisa” de resgante, dando a entender que a ação teria acontecido de forma unilateral.

Desde agosto de 2024, a embaixada da Argentina em Caracas estava sob proteção e administração do governo brasileiro. Isso após o regime Maduro romper laços diplomáticos com Buenos Aires, depois que a administração de Javier Milei contestar o resultado das eleições presidenciais no país.

Por meio de nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro confirmou a saída dos opositores de Maduro da representação diplomática. No entanto, não ficou claro se o Brasil participou da operação de alguma forma.

Tribuna Livre, com informações do Governo Venezuelano.

Leia também
regulacao_ia
Regulamentação da ia gera conflito entre governo federal e estados nos eua
Planepoints-1200x675-1
Novo app para iphone promete revolucionar o planejamento de viagens aéreas
Fosseis-com-o-GPS-biologico-scaled-1
Criatura ancestral possuía "gps biológico" há milhões de anos, revelam fósseis
google-cursos-1200x675-1
Google oferece plataforma gratuita para impulsionar habilidades em ia e tecnologia
moto-eletrica
Moto solar com painéis retráteis surge com design inovador
Lanterna_Verde_IA-1200x675-1
James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia
shutterstock_2261524021
Silêncio absoluto: o local onde você ouve seu próprio corpo
IA_Atriz_Tilly_Norwood-1200x675-1
Criadora de atriz de ia responde à críticas sobre futuro do trabalho
ia-boom
Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Arsenii-Palivoda
Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias

Emenda polêmica: r$ 300 milhões para ações policiais em 2026

A Assembleia Legislativa se prepara para discutir uma emenda orçamentária que promete reacender o debate sobre segurança pública. Uma articulação de parlamentares, por vezes referida como “bancada da bala”, propõe destinar R$ 300 milhões para financiar operações policiais direcionadas ao combate do crime organizado no ano de 2026. A emenda,

Leia mais...

Homem que fazia delivery de drogas em Planaltina é preso

O criminoso fazia uso de transporte por aplicativo para entregar as drogas. Com ele foram apreendidas porções de entorpecentes e comprimidos de remédio para dormir Um homem, investigado por fazer “delivery” de drogas, foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes em Planaltina. Foram apreendidos com ele porções de maconha,

Leia mais...

Aposentadoria em 2026: entenda as novas regras e seus impactos

O ano de 2026 deve trazer a consolidação de diversas mudanças no sistema de aposentadoria, impactando diretamente milhões de trabalhadores. As alterações, em constante evolução, exigem atenção redobrada para garantir o acesso aos direitos previdenciários de forma adequada. Um dos pontos centrais é a idade mínima para se aposentar. As

Leia mais...

Governo avalia fim de pedágio alvo de críticas por altos valores

Uma portaria do Ministério dos Transportes reacendeu o debate sobre a possível extinção de uma das praças de pedágio mais caras do país, alvo constante de críticas de usuários e especialistas em infraestrutura. A medida, que estabelece diretrizes para a reavaliação de contratos de concessão rodoviária, abre caminho para que

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.