18/12/2025

Após ação e bloqueio de Trump, Venezuela começa a ficar sem espaço para armazenar petróleo, diz agência

Trump anuncia bloqueio total a petroleiros da Venezuela e diz que país está completamente cercado

Segundo a Bloomberg News, capacidade pode ser atingida em até dez dias, o que forçaria desaceleração na produção.

A Venezuela está ficando sem espaço para armazenar petróleo, segundo reportagem da Bloomberg News publicada nesta quarta-feira (17). De acordo com a agência, a produção venezuelana enfrenta dificuldades para ser escoada após ações recentes do governo dos Estados Unidos.

Na terça-feira (16), o presidente Donald Trump afirmou em uma rede social que a Venezuela está “completamente cercada” e que petroleiros alvo de sanções seriam bloqueados. Na prática, essas embarcações ficam impedidas de atracar ou zarpar dos portos venezuelanos.

A Bloomberg aponta que a situação de armazenamento começou a se agravar depois que os Estados Unidos interceptaram e apreenderam um navio petroleiro em 10 de dezembro. Após a operação, vários navios deixaram de sair do país por temor de exportadores.

Fontes ouvidas pela agência afirmam que os principais centros de armazenamento, além de navios ancorados nos portos, estão enchendo rapidamente. A expectativa é que a capacidade máxima seja atingida em até dez dias.

Caso o país fique sem espaço, parte da produção da estatal PDVSA pode ser interrompida. A empresa produz cerca de 1 milhão de barris por dia.

Ainda nesta quarta-feira, o governo venezuelano disse que a exportação do petróleo e a navegação de navios petroleiros do país continuavam normalmente.

A PDVSA disse também que retomou as entregas de petróleo após se recuperar de um ataque cibernético que teria sofrido no início desta semana.

Bloqueio total de Trump

Em uma rede social, na terça-feira, Trump acusou os venezuelanos de roubarem petróleo e terras dos norte-americanos. Segundo ele, a Venezuela está cercada “pela maior Armada já reunida na história da América do Sul”.

“Ela só vai aumentar, e o choque para eles será como nada que já tenham visto — até que devolvam aos Estados Unidos todo o petróleo, terras e outros bens que roubaram de nós.”

Trump também acusou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de usar petróleo para financiar o que chamou de “regime ilegítimo”, além de “terrorismo ligado a drogas, tráfico de pessoas, assassinatos e sequestros”.

“Pelos roubos de nossos bens e por muitos outros motivos, incluindo terrorismo, contrabando de drogas e tráfico de pessoas, o regime venezuelano foi designado como uma ORGANIZAÇÃO TERRORISTA ESTRANGEIRA”, escreveu.

Com base nessas acusações, o presidente anunciou um bloqueio total e completo de todos os navios petroleiros que foram alvos de sanções e que entrarem ou saírem da Venezuela. Segundo o site Axios, 18 embarcações que foram punidas pelos EUA estão em águas venezuelanas no momento.

Navios fantasmas

Em 2019, durante o primeiro mandato, Trump impôs várias sanções ao setor petrolífero da Venezuela como forma de pressionar o governo Maduro, o que reduziu as exportações de petróleo do país.

Mesmo com as restrições ainda em vigor, a Venezuela continua exportando cerca de 1 milhão de barris por dia. Segundo especialistas, o regime Maduro tem recorrido a “navios fantasmas” para escoar a produção.

Em tese, essas embarcações “zumbis” foram alvo de sanções, mas mudam de nome ou de bandeira com frequência para tentar escapar das punições. Algumas também se apropriam da identidade de navios que já foram enviados para desmanche.

De acordo com a empresa de inteligência financeira S&P Global, estima-se que 1 em cada 5 petroleiros no mundo seja usado para contrabandear petróleo de países sob sanções. Rússia e Irã também recorrem a estratégias semelhantes.

Tribuna Livre, com informações d da Bloomberg News

Leia também
Trump tem 'personalidade de alcoólatra', diz chefe da Casa Branca em entrevista
Trump tem 'personalidade de alcoólatra', diz chefe da Casa Branca em entrevista
Ataques dos EUA no Pacífico contra três embarcações deixam oito mortos
Ataques dos EUA no Pacífico contra três embarcações deixam oito mortos
Adolescentes se tornam 'escravos' do narcotráfico na França
Adolescentes se tornam 'escravos' do narcotráfico na França
Como a diplomacia em Brasília vê a ideia de Trump para Lula abrigar Maduro
Como a diplomacia em Brasília vê a ideia de Trump para Lula abrigar Maduro.
María Corina Machado fratura vértebra ao fugir da Venezuela em barco de pesca, dizem aliados
María Corina Machado fratura vértebra ao fugir da Venezuela em barco de pesca, dizem aliados
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas

Vazamento antecipou divulgação da Genial/Quaest

Lula (PT) é desaprovado por 49% de aprovado por 48% dos eleitores. Os números representam empate técnico. A pesquisa Genial/Quaest divulgada em sua totalidade ontem no início da tarde estava programada para sair em duas partes — a primeira hoje, com a avaliação do governo Lula, e a segunda amanhã,

Leia mais...

Estudantes universitários que atuaram na COP 30 denunciam calote

Grupo de 40 alunos esperam receber pagamento a cargo de um instituto, quase um mês depois de realização do evento internacional em Belém Um grupo de 40 estudantes universitários cobra o Instituto Cultural Arto pelo pagamento de serviços prestados na Freezone, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças

Leia mais...

Governo de Valparaíso de Goiás entrega novas viaturas à AMTT

Investimento reforça a fiscalização, a organização do trânsito e a mobilidade urbana no município A Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás realiza, nesta quarta-feira (17), a entrega de novas viaturas à Agência Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), reafirmando o compromisso com a melhoria dos serviços públicos oferecidos à população.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.