18/12/2025

Após ação e bloqueio de Trump, Venezuela começa a ficar sem espaço para armazenar petróleo, diz agência

Trump anuncia bloqueio total a petroleiros da Venezuela e diz que país está completamente cercado

Segundo a Bloomberg News, capacidade pode ser atingida em até dez dias, o que forçaria desaceleração na produção.

A Venezuela está ficando sem espaço para armazenar petróleo, segundo reportagem da Bloomberg News publicada nesta quarta-feira (17). De acordo com a agência, a produção venezuelana enfrenta dificuldades para ser escoada após ações recentes do governo dos Estados Unidos.

Na terça-feira (16), o presidente Donald Trump afirmou em uma rede social que a Venezuela está “completamente cercada” e que petroleiros alvo de sanções seriam bloqueados. Na prática, essas embarcações ficam impedidas de atracar ou zarpar dos portos venezuelanos.

A Bloomberg aponta que a situação de armazenamento começou a se agravar depois que os Estados Unidos interceptaram e apreenderam um navio petroleiro em 10 de dezembro. Após a operação, vários navios deixaram de sair do país por temor de exportadores.

Fontes ouvidas pela agência afirmam que os principais centros de armazenamento, além de navios ancorados nos portos, estão enchendo rapidamente. A expectativa é que a capacidade máxima seja atingida em até dez dias.

Caso o país fique sem espaço, parte da produção da estatal PDVSA pode ser interrompida. A empresa produz cerca de 1 milhão de barris por dia.

Ainda nesta quarta-feira, o governo venezuelano disse que a exportação do petróleo e a navegação de navios petroleiros do país continuavam normalmente.

A PDVSA disse também que retomou as entregas de petróleo após se recuperar de um ataque cibernético que teria sofrido no início desta semana.

Bloqueio total de Trump

Em uma rede social, na terça-feira, Trump acusou os venezuelanos de roubarem petróleo e terras dos norte-americanos. Segundo ele, a Venezuela está cercada “pela maior Armada já reunida na história da América do Sul”.

“Ela só vai aumentar, e o choque para eles será como nada que já tenham visto — até que devolvam aos Estados Unidos todo o petróleo, terras e outros bens que roubaram de nós.”

Trump também acusou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de usar petróleo para financiar o que chamou de “regime ilegítimo”, além de “terrorismo ligado a drogas, tráfico de pessoas, assassinatos e sequestros”.

“Pelos roubos de nossos bens e por muitos outros motivos, incluindo terrorismo, contrabando de drogas e tráfico de pessoas, o regime venezuelano foi designado como uma ORGANIZAÇÃO TERRORISTA ESTRANGEIRA”, escreveu.

Com base nessas acusações, o presidente anunciou um bloqueio total e completo de todos os navios petroleiros que foram alvos de sanções e que entrarem ou saírem da Venezuela. Segundo o site Axios, 18 embarcações que foram punidas pelos EUA estão em águas venezuelanas no momento.

Navios fantasmas

Em 2019, durante o primeiro mandato, Trump impôs várias sanções ao setor petrolífero da Venezuela como forma de pressionar o governo Maduro, o que reduziu as exportações de petróleo do país.

Mesmo com as restrições ainda em vigor, a Venezuela continua exportando cerca de 1 milhão de barris por dia. Segundo especialistas, o regime Maduro tem recorrido a “navios fantasmas” para escoar a produção.

Em tese, essas embarcações “zumbis” foram alvo de sanções, mas mudam de nome ou de bandeira com frequência para tentar escapar das punições. Algumas também se apropriam da identidade de navios que já foram enviados para desmanche.

De acordo com a empresa de inteligência financeira S&P Global, estima-se que 1 em cada 5 petroleiros no mundo seja usado para contrabandear petróleo de países sob sanções. Rússia e Irã também recorrem a estratégias semelhantes.

Tribuna Livre, com informações d da Bloomberg News

Leia também
Trump tem 'personalidade de alcoólatra', diz chefe da Casa Branca em entrevista
Trump tem 'personalidade de alcoólatra', diz chefe da Casa Branca em entrevista
Ataques dos EUA no Pacífico contra três embarcações deixam oito mortos
Ataques dos EUA no Pacífico contra três embarcações deixam oito mortos
Adolescentes se tornam 'escravos' do narcotráfico na França
Adolescentes se tornam 'escravos' do narcotráfico na França
Como a diplomacia em Brasília vê a ideia de Trump para Lula abrigar Maduro
Como a diplomacia em Brasília vê a ideia de Trump para Lula abrigar Maduro.
María Corina Machado fratura vértebra ao fugir da Venezuela em barco de pesca, dizem aliados
María Corina Machado fratura vértebra ao fugir da Venezuela em barco de pesca, dizem aliados
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas

Marinho aponta “erro grosseiro” no Orçamento e aciona o TCU

Líder da Oposição no Senado afirma que Fazenda subestimou despesas obrigatórias e alerta comissão mista que vota a Lei Orçamentária Anual nesta semana. O senador Rogério Marinho (PL-RN) acionou o TCU (Tribunal de Contas da União) para apurar o que classifica como “erro grosseiro” nas estimativas de despesas obrigatórias do

Leia mais...

Motta é “um procrastinador de problemas”, diz Sóstenes.

Líder do PL critica presidente da Câmara e afirma que poderia disputar o comando da Casa. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou nesta 2ª feira (15.dez.2025), em reunião com jornalistas, que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), “procrastina problemas”. Ele também disse que tem interesse

Leia mais...

Governo Lula prestigia entidade investigada na CPMI do roubo aos aposentados

Contag é acusada de haver tirado R$3,4 bilhões em “descontos associativos” sem autorização A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) foi reconduzida pelo governo federal ao Conselho de Participação Social por mais dois anos, mantendo assim sua presença em um dos principais fóruns de articulação entre

Leia mais...

Flávio Bolsonaro vai para cima de Lulinha

Filho de Jair Bolsonaro apresentou representação contra o filho de Lula por possível envolvimento nos crimes apurados no escândalo do INSS Pré-candidato ao Planalto, Flávio Bolsonaro decidiu ir para cima de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula, que teve seu nome citado recentemente em fatos

Leia mais...

Confira onde Equatorial Goiás vai precisar interromper temporariamente fornecimento de energia para realizar manutenções esta semana

Ações envolvem trocas de postes, transformadores e cabos para acelerar reconstrução da rede elétrica A Equatorial Goiás realiza, ao longo desta semana, serviços programados de manutenção e reconstrução da rede elétrica em diversas regiões do estado. As ações são necessárias para garantir mais segurança, estabilidade e qualidade no fornecimento de

Leia mais...

Caso 113 sul: Justiça autoriza acesso da defesa a provas

Polícia deverá apresentar lista organizada de depoimentos sobre o caso e, a partir disso, produzir relatórios Nesta segunda-feira (15/12), a Justiça do Distrito Federal autorizou que a defesa de Adriana Villela tenha acesso completo a provas anexadas ao processo por homicídio qualificado que tramita no Tribunal do Júri de Brasília.

Leia mais...

Cadastro da DICOM (CLDF) é alvo de questionamentos após erros em registros de veículos Alternativos.

Caso envolvendo portal jornalístico evidencia falhas administrativas e reacende debate sobre profissionalismo na comunicação institucional Não é intenção deste texto denegrir pessoas ou instituições específicas, mas tampouco é possível silenciar diante das falhas recorrentes no trabalho desenvolvido pela Diretoria de Comunicação – DICOM, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, no

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.