Entre as ações previstas estão a construção de dois piscinões para amortecer o volume das águas
Após a forte chuva que atingiu Goiânia na tarde deste sábado (6/12), o prefeito Sandro Mabel declarou que a Marginal Botafogo passará por obras estruturais para minimizar os frequentes alagamentos na região. Em um vídeo publicado nas redes sociais, ele afirmou que o local “sempre inunda” e que são necessárias grandes intervenções. “É uma obra de grande porte, que precisa ser realizada, e nós vamos realizá-la. No entanto, existem medidas imediatas que podemos tomar para aliviar ou acelerar o escoamento da água”, disse durante uma vistoria.
Mabel esteve no local onde um carro ficou submerso, e um motorista precisou ser resgatado após ser pego de surpresa pela enxurrada. De acordo com o prefeito, já existe um projeto orçado em R$ 120 milhões para essas obras, e a prefeitura buscará autorização do Tribunal de Contas do Município (TCM) para iniciar uma intervenção emergencial.
O plano inclui a construção de dois piscinões, que ajudarão a absorver o volume de água em dias de tempestade. “Temos um projeto pronto. Vamos construir dois piscinões: um próximo ao complexo viário que dá acesso ao Serra Dourada e outro um pouco abaixo do Areião. Assim, conseguiremos conter essa água”, afirmou à TV Anhanguera.
Embora a Marginal Botafogo enfrente esse problema constante, o prefeito destacou que os sistemas de drenagem em outras áreas da cidade estão funcionando bem e ressaltou o papel da Defesa Civil nos alertas emitidos durante eventos climáticos intensos.
Outra ação anunciada foi a instalação de cancelas na entrada da Marginal Botafogo e da Avenida 87. Esses dispositivos irão bloquear o acesso de veículos em caso de previsão de chuva forte. Segundo Mabel, as cancelas já foram adquiridas e deverão ser instaladas dentro de 60 dias.
Alerta da Defesa Civil
A intensidade da chuva levou a Defesa Civil a enviar um alerta para os celulares da população goianiense. O aviso recomendou que os moradores evitassem transitar por áreas com histórico de alagamentos ou sinalização de risco, como a Marginal Botafogo.
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimegho) divulgou um relatório ao final da chuva, informando as regiões mais afetadas. A Zona Sul foi a mais atingida, com o bairro Jardim Botânico registrando 108,2 mm de chuva entre 14h e 16h. Outros bairros como Jardim América (63,6 mm), Morro da Serrinha (60,2 mm) e El Dourado (58,2 mm) também sofreram impactos significativos. Já as regiões Norte e Leste foram as menos afetadas, com volumes de chuva mais baixos: Novo Mundo (4,0 mm), Vila Pedroso (0,8 mm) e Jardim Guanabara (0,4 mm).
Em casos de emergência, a Defesa Civil orienta que a população entre em contato com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) pelo telefone 193.
Tribuna Livre, com informações da Prefeitura de Goiânia









