11/11/2025

Após operação da PF, CPI mantém cronograma e pedirá ao STF para ouvir ‘Careca do INSS’ e Camisotti

• Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o 'careca do INSS', e o empresário Maurício Camisotti foram presos pela Polícia Federal nessa sexta-feira (12). — Foto: Reprodução/TV Globo

Antônio Carlos Camilo Antunes e Maurício Camisotti foram presos nesta sexta, em nova fase da operação da Polícia Federal que investiga esquema de desvios na Previdência. CPI marcou depoimentos para segunda (15) e quinta (18).

Mesmo após operação da PF, a cúpula da CPI do INSS quer ouvir na próxima semana Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti.

•             Antunes e Camisotti foram presos nesta sexta, em nova fase de operação da Polícia Federal que investiga um esquema de desvios em aposentadorias e pensões da Previdência.

•             Segundo o relator, o colegiado pedirá autorização ao STF, responsável pelos mandados de prisão desta sexta, para que os dois possam ir à CPI.

•             O cronograma do colegiado prevê as oitivas de Antunes na segunda (15) e de Camisotti na quinta (18). Eles tiveram as convocações aprovadas em agosto.

•             A CPI também discute convocar outro alvo da operação desta sexta, o advogado Nelson Wilians.

O relator da CPI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), afirmou nesta sexta-feira (12) que a comissão manterá o cronograma de depoimentos para ouvir na próxima semana Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti.

Antunes e Camisotti foram presos nesta sexta, em nova fase da operação da Polícia Federal que investiga um esquema de desvios em aposentadorias e pensões da Previdência. Os mandados foram autorizados pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O relator da CPI afirmou que, diante das prisões, a Advocacia do Senado pedirá autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que Camisotti e Antunes possam ir à comissão na próxima semana.

Antes da operação, o cronograma do colegiado já previa as oitivas do “Careca do INSS” na próxima segunda (15) e de Camisotti na próxima quinta (18). Os dois foram convocados a depor pela CPI.

No início deste mês, eles também se tornaram alvo de pedidos de prisão preventiva aprovados pelo colegiado e encaminhados ao STF.

Interlocutores da PF afirmam, contudo, que as prisões desta sexta foram motivadas por solicitações da própria corporação e não estão relacionados com a CPMI do INSS.

“O cronograma está mantido. Careca e Camisotti. Já está sendo providenciado esse pedido [ao STF]. A Advocacia do Senado está preparando esse requerimento por determinação do presidente Carlos Viana”, afirmou Alfredo Gaspar.

Em um vídeo divulgado à imprensa, o presidente da CPI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), confirmou o pedido ao Supremo e disse que os presos têm “muitas explicações a nos dar”.

“Já pedi ao ministro André Mendonça, já pedi à Advocacia do Senado um requerimento para que os dois presos sejam conduzidos à CPMI na próxima segunda e na próxima quinta. Eles têm muitas explicações a nos dar”, afirmou Viana.

A cúpula da CPI mista do INSS comemorou a operação da PF desta sexta. Gaspar e Viana classificaram as prisões de Camisotti e Antunes como uma “vitória” do colegiado, que já havia pedido a prisão preventiva deles.

Segundo Carlos Viana, a dupla estava “dilapidando patrimônio, escondendo dinheiro roubado da Previdência”. “O STF aceitou nosso pedido e colocou na cadeia o ‘Careca do INSS’ e Camisotti”, afirmou.

Após a operação, a CPI também discute a possibilidade de convocar o advogado Nelson Wilians, outro alvo da PF nesta sexta. O colegiado já tem quatro requerimentos a respeito disso — um deles foi apresentado pelo próprio relator.

O “Careca do INSS” é apontado pelas investigações como facilitador do esquema que desviou recursos de aposentados e pensionistas. Segundo a Polícia Federal, empresas ligadas a ele teriam operado como intermediárias financeiras das associações investigadas na fraude.

Já o empresário Maurício Camisotti é considerado como sócio oculto de uma entidade e beneficiário das fraudes na Previdência.

A PF afirma que as empresas de Antunes recebiam dinheiro das entidades e, depois, repassavam os valores a pessoas ligadas às associações ou a servidores do INSS.

De acordo com a Polícia Federal, o “Careca do INSS” recebeu R$ 53 milhões de associações de aposentados e pensionistas. A investigação rastreou transferências de mais de R$ 9 milhões para pessoas ligadas ao INSS.

Quebra de sigilo

Além dos pedidos de prisão preventiva, a CPI do INSS aprovou na quinta (11) as quebras dos sigilos fiscal, bancário e telefônico de Antônio Carlos Camilo Antunes e de Maurício Camisotti.

No mesmo dia, a comissão quebrou os sigilos fiscal e bancário de entidades investigadas pelas fraudes no INSS. A CPI também mirou outros nomes mencionados nas investigações como:

•             Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS e afastado do comando da autarquia após a operação da Polícia Federal que revelou o esquema de desvios em aposentadorias e pensões;

•             Danilo Trento, que teria atuado junto ao ex-procurador-geral do INSS Virgílio de Oliveira Filho na fraude.

Tribuna Livre, com informações da CPMI do INSS

Leia também
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-159996_291671_5050
Falta de sensibilidade: são paulo critica decisão do stf sobre mototáxis
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
image-400-1ea258510b3383a52f9feda8eeddddef
Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique
f1280x720-162245_293920_5050
Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo
eletricos
Elétricos mais acessíveis: queda de preços promete revolução automotiva
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis

COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a usar as redes sociais para criticar o Brasil Às vésperas da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, a partir desta segunda-feira (10/11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais para criticar

Leia mais...

Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita

Lula vive momento tenso com parcela expressiva da comunidade judaica brasileira, após acusar Israel de fazer um genocídio em Gaza Governadores da direita se reuniram na noite de sábado (9/11) em um evento promovido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib). Os presentes teceram críticas ao governo Lula (PT) e elogios

Leia mais...

Novidades da hbo max: veja os lançamentos da semana

A HBO Max enriquece seu catálogo com uma variedade de lançamentos cinematográficos e televisivos entre os dias 10 e 16 de novembro. A plataforma de streaming adiciona novas produções que abrangem desde títulos recentes até conteúdos já populares entre o público. Entre os destaques da semana, a plataforma apresenta a

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.