16/11/2025

Após pacto, idosa de 80 anos guarda cadáver de amiga em maleta por 1 ano

Após pacto, idosa de 80 anos guarda cadáver de amiga em maleta por 1 ano - (crédito: BBC Geral)

Amigas ‘religiosas’ teriam concordado em se isolar do mundo — e haviam prometido cuidar uma da outra mesmo após a morte, segundo o Ministério Público.

Uma mala abandonada na esquina de uma rua em Santiago do Chile revelou um caso inusitado.

Um catador de lixo que passava pela comuna de Ñuñoa, na zona leste da cidade, encontrou a mala, e decidiu levá-la para casa por achar que teria algum valor.

Mas, ao sentir um “cheiro ruim” e se dar conta do seu conteúdo, abandonou-a em um local próximo, onde a polícia finalmente a encontrou.

A mala continha os restos mortais de uma mulher que morreu há um ano.

Conforme revelam imagens das câmeras de segurança da região, a mala foi deixada na rua por uma senhora de 80 anos — e os restos mortais pertenciam à sua amiga, 21 anos mais nova, com quem supostamente compartilhava uma forte devoção religiosa.

De acordo com a imprensa local, as duas mulheres haviam se conhecido em uma paróquia e decidiram se tornar leigas consagradas e usar hábitos azuis.

No entanto, a Igreja Católica afirmou, por meio de um comunicado divulgado pela Arquidiocese, não ter registro de que a vítima tenha sido religiosa, tampouco a idosa que deixou a mala.

Ela havia guardado o corpo da amiga nos últimos meses devido a um “pacto” de amizade, informou o Ministério Público.

O pacto

“Elas fazem este tipo de pacto para se isolarem do mundo, tinham aspiração de serem como freiras em clausura, de não terem mais contato com o (mundo) exterior (…) fazem esta espécie de pacto, em caso de morte de uma ou da outra, de não comunicar às autoridades e cuidar de tudo até o último momento”, explicou o procurador Francisco Lanas, responsável pelo caso, a jornalistas na quarta-feira (10/4).

Ambas viviam reclusas — e a mais jovem, cujos restos mortais foram encontrados dentro da mala, estava com câncer. Ela morreu em abril de 2023, aos 58 anos.

A amiga decidiu, no entanto, não notificar as autoridades em virtude do pacto que ambas haviam feito.

A senhora de 80 anos guardou o corpo da amiga por 12 meses até que finalmente decidiu se desfazer dele.

De acordo com a polícia, ela pode ter feito isso após ter sido convencida pela filha, que saberia da situação, ou motivada por suas próprias reflexões.

“Entendemos que (a idosa) deve ter tido algum episódio, uma espécie de transtorno de consciência em algum momento. Ela percebe que a amiga está em uma mala e quer dar a ela uma sepultura”, afirmou Juan Fonseca, chefe da Divisão Metropolitana de Homicídios, citado pelo jornal chileno La Tercera.

“Este é o motivo que ela indicou, que deixou (a mala) em uma esquina para darem uma sepultura a ela”, acrescentou.

O caso está sendo investigado. A mulher de 80 anos foi indiciada por ocultação de cadáver, enquanto a filha dela foi chamada para depor como testemunha.

“Estamos falando de uma idosa com pouco risco de fuga, mas ela foi acusada de ocultação de cadáver”, informou o procurador.

Tribuna Livre, com informações da BBC News Mundo

Deixe um comentário

Leia também
pix_2
5 anos de pix: como o sistema transformou as finanças no brasil
relogio-destaque-1
Galaxy watch7: o smartwatch para atletas com preço especial
negocios-wearable-destaque-3out18-istock-1030x438-1
Apple condenada a pagar us$ 634 milhões em caso de patente do apple watch
homem_mil_baterias
Homem alimenta casa por oito anos com baterias de notebook recicladas
Tamanho-site-Tech-2-1200x675-1
Startup de ia transforma fundadores em bilionários após rodada de us$ 2,3 bilhões
rover_perseverance
Rover perseverance encontra rocha intrigante em marte: possível meteorito
metr-sp-scaled-1
Metrô de sp prioriza gentileza com todos os assentos preferenciais
Design-sem-nome-20-1-scaled-1
Limite o uso: 7 dicas para passar menos tempo no instagram
imagem_2025-10-31_153355635
Jogos assustadores: oito títulos de terror chegando em 2026
Tamanho-site-Tech-1-1200x675-1
Ios 26.1 ou 18.7.2: qual a melhor atualização para seu iphone?
cometa-asteroide-2-scaled-1
Em 2032, chuva de meteoros rara pode iluminar os céus terrestres
Magalu-20201104-Imagem-Cerebro-da-Lu-03-1-1200x675-1
Avanço do magalu: lu agora vende direto pelo whatsapp com inteligência artificial

5 anos de pix: como o sistema transformou as finanças no brasil

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, completou cinco anos, marcando uma transformação significativa no cenário financeiro brasileiro. Lançado em 16 de novembro de 2020, o sistema rapidamente ganhou popularidade, simplificando transações e alterando a forma como os brasileiros lidam com o dinheiro. Desde seu lançamento, o

Leia mais...

Galaxy watch7: o smartwatch para atletas com preço especial

À medida que a Black Friday se aproxima, as ofertas começam a surgir, com destaque para os smartwatches, especialmente aqueles equipados com sensores para monitoramento de atividades físicas. O Samsung Galaxy Watch7, modelo de 40 mm, surge como uma opção para quem busca um aliado nos treinos de corrida, caminhada

Leia mais...

Vítima de explosão em sp é identificada após análise do iml

A identificação da vítima da explosão que destruiu um depósito clandestino de fogos de artifício em São Paulo foi confirmada pelo Instituto Médico Legal (IML). A confirmação encerra a principal incógnita da investigação, que se baseou na forma como os restos mortais foram encontrados dentro do imóvel completamente destruído. A

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.