03/12/2025

Após pacto, idosa de 80 anos guarda cadáver de amiga em maleta por 1 ano

Após pacto, idosa de 80 anos guarda cadáver de amiga em maleta por 1 ano - (crédito: BBC Geral)

Amigas ‘religiosas’ teriam concordado em se isolar do mundo — e haviam prometido cuidar uma da outra mesmo após a morte, segundo o Ministério Público.

Uma mala abandonada na esquina de uma rua em Santiago do Chile revelou um caso inusitado.

Um catador de lixo que passava pela comuna de Ñuñoa, na zona leste da cidade, encontrou a mala, e decidiu levá-la para casa por achar que teria algum valor.

Mas, ao sentir um “cheiro ruim” e se dar conta do seu conteúdo, abandonou-a em um local próximo, onde a polícia finalmente a encontrou.

A mala continha os restos mortais de uma mulher que morreu há um ano.

Conforme revelam imagens das câmeras de segurança da região, a mala foi deixada na rua por uma senhora de 80 anos — e os restos mortais pertenciam à sua amiga, 21 anos mais nova, com quem supostamente compartilhava uma forte devoção religiosa.

De acordo com a imprensa local, as duas mulheres haviam se conhecido em uma paróquia e decidiram se tornar leigas consagradas e usar hábitos azuis.

No entanto, a Igreja Católica afirmou, por meio de um comunicado divulgado pela Arquidiocese, não ter registro de que a vítima tenha sido religiosa, tampouco a idosa que deixou a mala.

Ela havia guardado o corpo da amiga nos últimos meses devido a um “pacto” de amizade, informou o Ministério Público.

O pacto

“Elas fazem este tipo de pacto para se isolarem do mundo, tinham aspiração de serem como freiras em clausura, de não terem mais contato com o (mundo) exterior (…) fazem esta espécie de pacto, em caso de morte de uma ou da outra, de não comunicar às autoridades e cuidar de tudo até o último momento”, explicou o procurador Francisco Lanas, responsável pelo caso, a jornalistas na quarta-feira (10/4).

Ambas viviam reclusas — e a mais jovem, cujos restos mortais foram encontrados dentro da mala, estava com câncer. Ela morreu em abril de 2023, aos 58 anos.

A amiga decidiu, no entanto, não notificar as autoridades em virtude do pacto que ambas haviam feito.

A senhora de 80 anos guardou o corpo da amiga por 12 meses até que finalmente decidiu se desfazer dele.

De acordo com a polícia, ela pode ter feito isso após ter sido convencida pela filha, que saberia da situação, ou motivada por suas próprias reflexões.

“Entendemos que (a idosa) deve ter tido algum episódio, uma espécie de transtorno de consciência em algum momento. Ela percebe que a amiga está em uma mala e quer dar a ela uma sepultura”, afirmou Juan Fonseca, chefe da Divisão Metropolitana de Homicídios, citado pelo jornal chileno La Tercera.

“Este é o motivo que ela indicou, que deixou (a mala) em uma esquina para darem uma sepultura a ela”, acrescentou.

O caso está sendo investigado. A mulher de 80 anos foi indiciada por ocultação de cadáver, enquanto a filha dela foi chamada para depor como testemunha.

“Estamos falando de uma idosa com pouco risco de fuga, mas ela foi acusada de ocultação de cadáver”, informou o procurador.

Tribuna Livre, com informações da BBC News Mundo

Deixe um comentário

Leia também
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial
gripe-4-scaled-1
Oito doenças sob controle graças à vacinação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Os 10 mais vistos: séries e programas que dominam os streamings
regulacao_ia
Regulamentação da ia gera conflito entre governo federal e estados nos eua
Planepoints-1200x675-1
Novo app para iphone promete revolucionar o planejamento de viagens aéreas
Fosseis-com-o-GPS-biologico-scaled-1
Criatura ancestral possuía "gps biológico" há milhões de anos, revelam fósseis
google-cursos-1200x675-1
Google oferece plataforma gratuita para impulsionar habilidades em ia e tecnologia

Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou recurso contra a decisão que concedeu habeas corpus a Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, e outros acusados. A medida judicial busca reverter a soltura dos investigados, ocorrida após deliberação de uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A decisão da

Leia mais...

Presos por incêndio da clínica no Paranoá são postos em liberdade

Acusados de homicídio da Comunidade Terapêutica Liberte-se foram soltos após atuação da defesa, que afirmou ao Correio que tentará desclassificar a denúncia por homicídio aos cinco envolvidos: “Atribuição está equivocada” Após os resultados da perícia realizada pela Polícia Civil (PCDF) sobre o incêndio na Comunidade Terapêutica Liberte-se, os indiciados foram

Leia mais...

Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia

A gigante do comércio eletrônico, Amazon, deu início a um projeto piloto ambicioso com o objetivo de revolucionar a experiência de compra online. O novo serviço de entregas ultrarrápidas, denominado Amazon Now, promete levar uma variedade de produtos essenciais diretamente aos clientes em um tempo surpreendente de 30 minutos ou

Leia mais...

As novas regras do imposto do mei a partir do ano que vem

Microempreendedores Individuais (MEI) podem vislumbrar mudanças significativas no regime tributário a partir do próximo ano. As exigências para se manter como pessoa jurídica perante a Receita Federal permanecem inalteradas, mas o teto de faturamento anual passará por um reajuste, impactando diretamente o Imposto de Renda (IR). A principal alteração reside

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.