Após romper com base caiadista, Zacharias Calil vai a reunião de Wilder no PL

Após romper com base caiadista, Zacharias Calil vai a reunião de Wilder no PL
Após romper com base caiadista, Zacharias Calil vai a reunião – Reprodução

COLUNA DO DOMINGOS KETELBEY

A relação de Calil com o grupo caiadista deteriorou-se na semana passada

Deputado federal Zacharias Calil (Foto: Divulgação)

O deputado federal Zacharias Calil (UB), que na semana passada rompeu com a base do governador Ronaldo Caiado (PSD), confirmou à coluna que vai participar do Encontro do PL, programado para a manhã desta sexta-feira (20). O evento é tratado nos bastidores como a agenda que vai marcar o lançamento oficial da pré-candidatura do senador Wilder Morais ao Palácio das Esmeraldas e deverá contar também com a presença do presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto.

“Wilder me fez pessoalmente o convite e eu decidi que irei participar desse evento”, destacou Calil à coluna. O parlamentar não esconde que avalia o PL como possível destino partidário e como caminho para viabilizar sua pré-candidatura ao Senado em 2026. O movimento ganhou tração após Wilder cravar que sua candidatura ao governo está “liquidada” e que o partido terá palanque próprio em Goiás.

A relação de Calil com o grupo caiadista deteriorou-se na semana passada. Em entrevista a este colunista, o deputado afirmou que se considerou fora da base após reunião em que o governador teria dito que não contava com ele na disputa ao Senado. “Ali eu me senti fora da base”, declarou. Dias depois, perdeu cargos que mantinha na estrutura do governo estadual.

Apesar da aproximação com o PL, Calil também mantém interlocução com o ex-governador Marconi Perillo, e uma eventual filiação ao PSDB não está totalmente descartada. O cenário, no entanto, mudou com a ofensiva de Wilder dentro do PL.

A presença de Calil no encontro é vista como gesto político relevante num momento em que o partido vive disputa interna. A ala ligada ao deputado federal Gustavo Gayer defende aliança com Caiado e priorização da eleição ao Senado. Entretanto, a consolidação da candidatura própria ao governo altera esse desenho e praticamente inviabiliza a articulação.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress