12/11/2025

Após voto de Fux, advogados de Heleno e Braga Netto reforçam teses de nulidade

O advogado Matheus Milanez, que representa o General Heleno, destacou a dificuldade enfrentada pela defesa no acesso às provas do processo - (crédito: Rosinei Coutinho/STF)

Defesas de militares apontam para cerceamento de defesa e questionam competência do STF no julgamento

Na chegada ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta quarta-feira (10/9), o advogado Matheus Milanez, que representa o General Heleno, afirmou que a defesa ainda aguarda os desdobramentos do julgamento antes de projetar cenários futuros. “A gente ainda tem muito campo para ocorrer, muita terra para percorrer. Depois, se houver um três a dois, por exemplo, e o Supremo entender pela nulidade de algum ponto, o julgamento pode retornar. Então, estamos fazendo previsões que às vezes não precisam ser feitas agora. Vamos aguardar”, disse.

Milanez avaliou o voto do ministro Flávio Dino, que rejeitou a tese principal da absolvição, mas acolheu parcialmente a argumentação subsidiária apresentada pela defesa. “O que a gente queria era a absolvição, isso é fato. Mas ele reconheceu a tese de participação de menor importância, que foi trazida por nós. Quero ver como ele vai justificar essa virada, de absolvição para condenação com essa participação reduzida. No nosso entendimento, o general não teve relevância causal para o resultado. Por isso, ele é inocente”, sustentou.

O advogado também destacou a dificuldade enfrentada pela defesa no acesso às provas do processo. “Foram juntados documentos em quantidade enorme, e não tivemos tempo hábil para analisar. Então, acolher a nulidade é fundamental. Não se trata de certo ou errado, mas de garantir que a defesa tenha condições de trabalhar”, disse. Sobre a discussão da competência, Milanez lembrou a mudança de entendimento do STF neste ano. “Antes, o término do mandato encerrava a competência. Agora, o Supremo firmou que não. No voto do ministro Fux, pela literalidade da Constituição, terminado o mandato, a competência desce para o primeiro grau. Vamos ver como os demais ministros se posicionam.”

Já o advogado José Luís Oliveira, que representa o general Braga Netto, reforçou as teses levantadas no início do voto de Fux. “Há uma questão fundamental, que é a incompetência do STF ou da Primeira Turma para julgar este processo. Isso macula o voto. E a segunda questão é o cerceamento de defesa. Eu disse isso da tribuna: não tivemos acesso integral aos autos. Recebemos cópia em junho e depois em julho, o que torna impossível garantir plenamente o direito de defesa”, afirmou.

Oliveira avaliou que Fux foi assertivo, mas ainda é cedo para projetar os impactos sobre o resultado final. “É um voto importante, assim como o do relator, mas precisamos aguardar até o fim. Um voto isolado tem impacto reduzido, pode mexer na questão da pena, mas não define o quadro. Isso aqui não é uma prova de 100 metros, é uma maratona.

Tribuna Livre, com informações da defesa dos réus

Leia também
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações
imagem-jvp-27
Pgr pede condenação de deputados do pl por corrupção e organização criminosa
tn220250926047
Derrite propõe mudanças em lei antifacção e pf manifesta preocupação
f1280x720-69873_201548_5050
Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica
f1280x720-162264_293939_5050
Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
11)
Hugo Motta pauta discussão do PL Antifacção para terça-feira (11/11)
eduardo-tagliaferro-alexandre-de-moraes
Primeira turma do stf aceita denúncia contra ex-assessor de moraes
belem-do-para-
Belém e paris selam acordo para projetos verdes antes da cop30
design-sem-nome-2025-09-09t185120
Bolsonaro é condenado e flávio reage: ‘uma farsa’
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"

Novidades da hbo max: veja os lançamentos da semana

A HBO Max enriquece seu catálogo com uma variedade de lançamentos cinematográficos e televisivos entre os dias 10 e 16 de novembro. A plataforma de streaming adiciona novas produções que abrangem desde títulos recentes até conteúdos já populares entre o público. Entre os destaques da semana, a plataforma apresenta a

Leia mais...

Primeira turma do stf aceita denúncia contra ex-assessor de moraes

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão unânime entre três dos quatro ministros da Turma – Alexandre de Moraes, Flávio Dino e

Leia mais...

Inteligência artificial transforma dados em vantagem competitiva

A inteligência artificial (IA) está entrando em uma nova fase de implementação, marcando um ponto de virada para empresas de todos os setores. Após um período inicial de curiosidade e experimentação com modelos de linguagem amplos, as organizações estão percebendo que o verdadeiro poder da IA reside na integração desses

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.