12/11/2025

Após voto de Fux, advogados de Heleno e Braga Netto reforçam teses de nulidade

O advogado Matheus Milanez, que representa o General Heleno, destacou a dificuldade enfrentada pela defesa no acesso às provas do processo - (crédito: Rosinei Coutinho/STF)

Defesas de militares apontam para cerceamento de defesa e questionam competência do STF no julgamento

Na chegada ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta quarta-feira (10/9), o advogado Matheus Milanez, que representa o General Heleno, afirmou que a defesa ainda aguarda os desdobramentos do julgamento antes de projetar cenários futuros. “A gente ainda tem muito campo para ocorrer, muita terra para percorrer. Depois, se houver um três a dois, por exemplo, e o Supremo entender pela nulidade de algum ponto, o julgamento pode retornar. Então, estamos fazendo previsões que às vezes não precisam ser feitas agora. Vamos aguardar”, disse.

Milanez avaliou o voto do ministro Flávio Dino, que rejeitou a tese principal da absolvição, mas acolheu parcialmente a argumentação subsidiária apresentada pela defesa. “O que a gente queria era a absolvição, isso é fato. Mas ele reconheceu a tese de participação de menor importância, que foi trazida por nós. Quero ver como ele vai justificar essa virada, de absolvição para condenação com essa participação reduzida. No nosso entendimento, o general não teve relevância causal para o resultado. Por isso, ele é inocente”, sustentou.

O advogado também destacou a dificuldade enfrentada pela defesa no acesso às provas do processo. “Foram juntados documentos em quantidade enorme, e não tivemos tempo hábil para analisar. Então, acolher a nulidade é fundamental. Não se trata de certo ou errado, mas de garantir que a defesa tenha condições de trabalhar”, disse. Sobre a discussão da competência, Milanez lembrou a mudança de entendimento do STF neste ano. “Antes, o término do mandato encerrava a competência. Agora, o Supremo firmou que não. No voto do ministro Fux, pela literalidade da Constituição, terminado o mandato, a competência desce para o primeiro grau. Vamos ver como os demais ministros se posicionam.”

Já o advogado José Luís Oliveira, que representa o general Braga Netto, reforçou as teses levantadas no início do voto de Fux. “Há uma questão fundamental, que é a incompetência do STF ou da Primeira Turma para julgar este processo. Isso macula o voto. E a segunda questão é o cerceamento de defesa. Eu disse isso da tribuna: não tivemos acesso integral aos autos. Recebemos cópia em junho e depois em julho, o que torna impossível garantir plenamente o direito de defesa”, afirmou.

Oliveira avaliou que Fux foi assertivo, mas ainda é cedo para projetar os impactos sobre o resultado final. “É um voto importante, assim como o do relator, mas precisamos aguardar até o fim. Um voto isolado tem impacto reduzido, pode mexer na questão da pena, mas não define o quadro. Isso aqui não é uma prova de 100 metros, é uma maratona.

Tribuna Livre, com informações da defesa dos réus

Leia também
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações
imagem-jvp-27
Pgr pede condenação de deputados do pl por corrupção e organização criminosa
tn220250926047
Derrite propõe mudanças em lei antifacção e pf manifesta preocupação
f1280x720-69873_201548_5050
Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica
f1280x720-162264_293939_5050
Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
11)
Hugo Motta pauta discussão do PL Antifacção para terça-feira (11/11)
eduardo-tagliaferro-alexandre-de-moraes
Primeira turma do stf aceita denúncia contra ex-assessor de moraes
belem-do-para-
Belém e paris selam acordo para projetos verdes antes da cop30
design-sem-nome-2025-09-09t185120
Bolsonaro é condenado e flávio reage: ‘uma farsa’
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"

Eua suspendem lançamentos de foguetes diurnos devido à paralisação

A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos implementou uma suspensão emergencial de lançamentos de foguetes durante o dia. A medida drástica surge em meio à prolongada paralisação do governo, que resultou no afastamento de um número significativo de trabalhadores e está gerando interrupções nas operações aeroportuárias em todo

Leia mais...

Os jogos com edições de colecionador mais caras da história

As edições de colecionador se consolidaram como um símbolo de prestígio entre os aficionados por videogames. Mais do que simples cópias físicas ou digitais, estas versões especiais incluem estátuas detalhadas, itens exclusivos, experiências diferenciadas e, em alguns casos, prêmios surpreendentes. A produção limitada eleva esses pacotes à categoria de relíquias,

Leia mais...

Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) acolheu uma comitiva de seis membros da magistratura e do Ministério Público de Moçambique na quinta-feira, 6 de novembro. A visita oficial foi liderada pelo procurador da República, Carlos Vinícius Soares Cabeleira, e acompanhada pela Secretária Judiciária (SEJU), Danielle

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.