Nesta quarta-feira, 11 de outubro, está programado um voo para pousar no Aeroporto de Brasília, com brasileiros previstos para desembarcar na capital. Contudo, a presença dos brasilienses a bordo permanece incerta.
Conforme informações iniciais provenientes do Palácio do Buriti, há aproximadamente 15 brasilienses no Oriente Médio em busca de repatriação. Um voo programado tem a previsão de chegar ao Aeroporto de Brasília nesta quarta-feira, 11 de outubro, quando cidadãos brasileiros devem desembarcar na capital. No entanto, a quantidade de brasilienses a bordo permanece desconhecida.
A Secretaria de Relações Internacionais, por meio de um comunicado, esclareceu que, até o momento, não há informações oficiais sobre o número de residentes do Distrito Federal em espera para retornar à região.
No caminho para Brasília, a primeira aeronave KC-30 (Airbus A330 200) da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Telaviv, Israel, às 14h12 (horário de Brasília), transportando os primeiros 211 brasileiros resgatados após os recentes conflitos.
De acordo com Paco Brito, Secretário de Relações Internacionais do Governo do Distrito Federal, é provável que alguns brasilienses já estejam entre os repatriados que chegam a Brasília por volta das 4h. No entanto, ele não forneceu informações sobre a quantidade de cidadãos nascidos na capital, pois esses dados são considerados extraoficiais.
O voo, com uma duração prevista de 14 horas, tem seu desembarque programado em Brasília para as primeiras horas da quarta-feira, 11 de outubro. Ainda aguardam o resgate governamental cerca de 1.500 brasileiros que foram surpreendidos pelo conflito que teve início no último sábado. Estão planejados mais quatro voos para esta semana, embora as expectativas indiquem que apenas a metade dos brasileiros que solicitaram assistência no Oriente Médio poderá ser atendida.
Tribuna Livre, com informações do Palácio do Buriti