10/11/2025

Árabes e muçulmanos fazem cúpula emergencial e tentam frear Israel

Qais Shqair, embaixador da Missão da Liga dos Estados Árabes no Brasil(foto: Arquivo pessoal)

Países da Liga Árabe e da Organização para Cooperação Islâmica se reúnem em Doha para avaliar revisão de relações diplomáticas e comerciais com o Estado israelense. Manifestação é resposta ao ataque contra negociadores do Hamas no Catar

Em uma manifestação articulada sem precedentes, lideranças de países árabes e muçulmanos pediram uma revisão das relações diplomáticas e econômicas com Israel. A medida seria uma reação ao ataque israelense contra chefes do grupo fundamentalista islâmico Hamas que se reuniam em Doha, no Catar, para debater um plano norte-americano de trégua em Gaza. O momento do chamado para a reavaliação dos elos com o Estado judeu é simbólico por ocorrer no dia do quinto aniversário da assinatura dos Acordos de Abraão — destinados a normalizar as relações entre Israel e diversos países árabes.

No esboço de declaração final da cúpula emergencial de 57 países da Liga Árabe e da Organização para Cooperação Islâmica em Doha, ao qual a agência de notícias France-Presse teve acesso, as nações pediram “a todos os Estados que tomem todas as medidas legais e eficazes possíveis para evitar que Israel continue suas ações contra o povo palestino, incluindo (…) revisar as relações diplomáticas e econômicas, e iniciar processos legais contra ele”.

Entre os países participantes, estavam os Emirados Árabes Unidos (EAU), Bahrein, Egito, Jordânia e Marrocos, que reconhecem Israel. Entre os signatários dos Acordos de Abraão, os líderes de Emirados, Marrocos e Bahrein enviaram altos funcionários como emissários.

O emir do Catar, xeque Tamim bin Hamad Al Thani, acusou Israel de tentar sabotar as negociações de paz, ao atacar os negociadores do Hamas, em Doha. “Quem trabalha de forma diligente e sistemática para assassinar a parte com a qual está negociando busca desestabilizar as negociações (…) para eles, as negociações não são mais que parte da guerra.”

Chefe da Missão da Liga dos Estados Árabes no Brasil, o embaixador Qais Shqair explicou ao Correio que a cúpula “condenou conjuntamente a agressão brutal e flagrante de Israel contra o Estado irmão do Catar, um local soberano e neutro para mediação, juntamente com o Egito e os EUA, de um cessar-fogo que ponha fim aos seus crimes de genocídio, limpeza étnica, fome e cerco na Faixa de Gaza”.

“Ao reafirmar a necessidade de confrontarmos em conjunto os planos de Israel para impor nova fé consumada na região (…), junto ao reconhecimento do Estado da Palestina por muitos países na Europa, todos devem lançar luz sobre os desdobramentos positivos que enfrentam as políticas brutais e agressivas do governo israelense e encontrar a intenção de trazer paz à região”, observou Shqair.

Tribuna Livre, com informações do Embaixador Qais Shqair, chefe da Missão da Liga dos Estados Árabes no Brasil

Leia também
lanamento-starlink-scaled-1
Eua suspendem lançamentos de foguetes diurnos devido à paralisação
saints-row-iV-scaled-1
Os jogos com edições de colecionador mais caras da história
aisha-bowe-blue-origin-041425-1-4ca5597d02804a429554c51def058c6d-1200x675-1
Mulher negra rompe barreiras e inspira futuras gerações no espaço
iphone-air-perfil-scaled-1
Iphone air: aparelho ultrafino não atinge expectativas de venda
SamAltman-1200x675-1
Altman e os acordos da openai: um risco calculado ou aposta audaciosa?
tech-james-watson-dna-1200x675-1
Pai da genética: james watson, descobridor do dna, falece aos 97 anos
O narcossubmarino transportando 1,7 toneladas de cocaína que foi interceptado no Atlântico
O narcossubmarino transportando 1,7 toneladas de cocaína que foi interceptado no Atlântico
Avião de carga cai e deixa sete mortos nos EUA
Avião de carga cai e deixa sete mortos nos EUA
Trabalhador fica preso sob escombros após desabamento de torre em Roma
Trabalhador fica preso sob escombros após desabamento de torre em Roma
Shein proíbe venda de bonecas sexuais após indignação com aparência infantil dos produtos
Shein proíbe venda de bonecas sexuais após indignação com aparência infantil dos produtos
Relatório entregue a governo Trump por Castro pede sanções antiterrorismo contra Comando Vermelho
Relatório entregue a governo Trump por Castro pede sanções antiterrorismo contra Comando Vermelho
Tarifaço terá audiência decisiva na Suprema Corte nesta quarta, e Trump diz que não vai comparecer
Tarifaço terá audiência decisiva na Suprema Corte nesta quarta, e Trump diz que não vai comparecer

Mulheres aceleram no automobilismo e miram vagas na fórmula 1

O automobilismo, um esporte tradicionalmente dominado por homens, tem visto um aumento significativo no interesse e participação feminina. Apesar de representarem apenas 4% dos pilotos profissionais no Brasil, segundo dados da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o número de mulheres envolvidas no esporte, tanto nas pistas quanto fora delas, está

Leia mais...

Alain Prost Defende: Caso Mosley Deve Ser Interno à FIA

O tetracampeão mundial de Fórmula 1, Alain Prost, manifestou sua opinião sobre o caso envolvendo Max Mosley, ex-presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Prost defende que o escândalo sexual no qual Mosley se viu envolvido deve ser resolvido internamente pela FIA, sem a necessidade de um julgamento público externo.

Leia mais...

Família de Hidrolândia busca por estudante desaparecida

Ana Beatriz saiu de casa para comprar um lanche em um supermercado próximo à sua residência por volta das 9h e não retornou A família de Ana Beatriz, uma estudante de 13 anos de Hidrolândia, pede ajuda para encontrar a adolescente, que desapareceu na manhã de quarta-feira (5). Ela saiu

Leia mais...

Concurso de Desenho do GDF premia 12 crianças

Trabalhos de filhos, enteados e netos de servidores vão estampar calendário institucional de 2026 A tarde desta quinta-feira (6) foi marcada por sorrisos, cores e emoção no auditório da Escola de Governo (Egov). Doze crianças, entre 5 e 12 anos, foram premiadas na 5ª edição do Concurso de Desenho 2025,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.