17/12/2025

Argentina: Milei quer reduzir maioridade penal para 13 anos

Javier Milei enviará ao Congresso uma proposta de lei que reduz a maioridade penal de 16 para 13 anos de idade - (crédito: Anna Moneymaker / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

O projeto oficial estipula que menores de 13 a 18 anos cumprirão suas penas em “estabelecimentos especiais ou seções separadas de estabelecimentos penitenciários

Depois de obter sua primeira vitória legislativa com a aprovação da Lei de Bases o presidente da Argentina, Javier Milei, enviará ao Congresso uma proposta de lei que reduz a maioridade penal de 16 para 13 anos de idade, informaram os ministérios da Justiça e da Segurança nesta sexta-feira (28/6).

“Essa nova lei combaterá o persistente crescimento da criminalidade juvenil, um dos maiores desafios para a prosperidade da nossa nação”, disse o Ministério da Justiça em comunicado. “É de conhecimento público que o crime organizado se aproveita de crianças e adolescentes para cometerem delitos sem restrições, evitando assim a responsabilidade penal”.

O projeto oficial estipula que menores de 13 a 18 anos cumprirão suas penas em “estabelecimentos especiais ou seções separadas de estabelecimentos penitenciários, sob a direção de pessoal qualificado”. A pena máxima não deve ultrapassar os 20 anos e a partir de dois terços da pena cumprida, o tribunal poderá determinar que “se prosseguirá com algumas das medidas alternativas”, que não foram especificadas pelo governo.

No caso de penas de três a seis anos, se não houver morte de vítima, violência física ou psíquica grave sobre as pessoas, lesões gravíssimas e o menor não seja reincidente, a pena pode ser substituída por medidas como, por exemplo, advertência, proibição de dirigir veículos, proibição de sair do país, prestação de serviços comunitários e monitoramento eletrônico.

Sob o conceito de “Critério de Oportunidade”, o promotor poderá dispensar “total ou parcialmente da ação penal” se a pena for inferior a seis anos e não houver outras circunstâncias, como a morte da vítima, lesões gravíssimas e existência de outros processos.

“A lei (penal juvenil) vigente atualmente é da década de 1980. A juventude de hoje não é comparável à de mais de quatro décadas atrás”, argumentou o Ministério da Justiça.

Um dos pontos mais controversos da iniciativa refere-se aos menores de 13 anos. “Nos casos de menores não imputáveis (aqueles que têm menos de 13 anos), o juiz ainda investigará a existência e as circunstâncias de um ato ilícito e a suposta intervenção de terceiros. Nestes casos, o juiz realizará uma avaliação psicológica, um relatório ambiental, dará intervenção a outros organismos. Diante do risco de o menor incorrer em novos delitos, também poderá ordenar sua internação para sua readaptação social”, diz o documento.

Além de a insegurança estar entre os temas que mais preocupam os argentinos junto com a inflação e o desemprego, o projeto para estabelecer uma nova lei penal juvenil promete um intenso debate no Congresso, especialmente pela resistência de partidos da oposição de esquerda. O governo possivelmente buscar consensos na oposição centrista, assim como aconteceu com as reformas econômicas que levaram seis meses para sua sanção.

Tribuna Livre, com informações da AFP

Deixe um comentário

Leia também
Como a diplomacia em Brasília vê a ideia de Trump para Lula abrigar Maduro
Como a diplomacia em Brasília vê a ideia de Trump para Lula abrigar Maduro.
María Corina Machado fratura vértebra ao fugir da Venezuela em barco de pesca, dizem aliados
María Corina Machado fratura vértebra ao fugir da Venezuela em barco de pesca, dizem aliados
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026

Marinho aponta “erro grosseiro” no Orçamento e aciona o TCU

Líder da Oposição no Senado afirma que Fazenda subestimou despesas obrigatórias e alerta comissão mista que vota a Lei Orçamentária Anual nesta semana. O senador Rogério Marinho (PL-RN) acionou o TCU (Tribunal de Contas da União) para apurar o que classifica como “erro grosseiro” nas estimativas de despesas obrigatórias do

Leia mais...

Motta é “um procrastinador de problemas”, diz Sóstenes.

Líder do PL critica presidente da Câmara e afirma que poderia disputar o comando da Casa. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou nesta 2ª feira (15.dez.2025), em reunião com jornalistas, que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), “procrastina problemas”. Ele também disse que tem interesse

Leia mais...

Governo Lula prestigia entidade investigada na CPMI do roubo aos aposentados

Contag é acusada de haver tirado R$3,4 bilhões em “descontos associativos” sem autorização A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) foi reconduzida pelo governo federal ao Conselho de Participação Social por mais dois anos, mantendo assim sua presença em um dos principais fóruns de articulação entre

Leia mais...

Flávio Bolsonaro vai para cima de Lulinha

Filho de Jair Bolsonaro apresentou representação contra o filho de Lula por possível envolvimento nos crimes apurados no escândalo do INSS Pré-candidato ao Planalto, Flávio Bolsonaro decidiu ir para cima de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula, que teve seu nome citado recentemente em fatos

Leia mais...

Confira onde Equatorial Goiás vai precisar interromper temporariamente fornecimento de energia para realizar manutenções esta semana

Ações envolvem trocas de postes, transformadores e cabos para acelerar reconstrução da rede elétrica A Equatorial Goiás realiza, ao longo desta semana, serviços programados de manutenção e reconstrução da rede elétrica em diversas regiões do estado. As ações são necessárias para garantir mais segurança, estabilidade e qualidade no fornecimento de

Leia mais...

Caso 113 sul: Justiça autoriza acesso da defesa a provas

Polícia deverá apresentar lista organizada de depoimentos sobre o caso e, a partir disso, produzir relatórios Nesta segunda-feira (15/12), a Justiça do Distrito Federal autorizou que a defesa de Adriana Villela tenha acesso completo a provas anexadas ao processo por homicídio qualificado que tramita no Tribunal do Júri de Brasília.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.