22/12/2025

Aumenta participação de candidatos indígenas nas eleições

Das 2.479 candidaturas indígenas, 1.966 divulgaram suas etnias, totalizando 176 etnias diferentes - (crédito: Acervo Kariri Xocó)

Em 2024, os candidatos puderam declarar, de forma opcional, seu pertencimento étnico. Embora a maior parte dos declarantes seja de pessoas brancas, o aumento no número de indígenas chama atenção, crescendo 14,13% em relação ao pleito anterior

Com mais de 461,7 mil candidatos registrados para disputar cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.569 municípios, as eleições municipais de 2024 estão se destacando como as maiores da história. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que a diversidade racial entre os candidatos reflete a diversidade étnico-racial do país, com um crescimento na participação indígena, que atinge níveis inéditos este ano.

Um estudo realizado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), em parceria com o coletivo Common Data, analisou o perfil das candidaturas e revelou que dos mais de 461 mil candidatos, 207.467 (45,64%) se declararam brancos, 187.903 (41,34%) pardos, 51.782 (11,39%) pretos, 2.479 (0,55%) indígenas e 1.756 (0,39%) amarelos. Além disso, 3.141 candidatos (0,69%) não informaram sua cor ou raça.

Embora a maior parte dos candidatos ainda seja de pessoas brancas, o aumento no número de candidatos indígenas chama atenção, crescendo 14,13% em relação às eleições anteriores.

Em 2020, eram 2.172 registros de candidatos indígenas, número que subiu para 2.479 este ano. Pela primeira vez, os candidatos puderam declarar, de forma opcional, seu pertencimento étnico. Das 2.479 candidaturas indígenas, 1.966 divulgaram suas etnias, totalizando 176 etnias diferentes. Os povos Kaingang, Tikúna e Makuxí representam as três maiores etnias em número de candidatos, com 168, 150 e 107 representantes, respectivamente.

Roraima, tradicionalmente o estado com maior concentração de indígenas, continua liderando proporcionalmente, com 7,10% de candidaturas de pessoas indígenas. Em 2020, esse percentual era de 7,95%. O Inesc atribui o aumento geral à crescente organização e mobilização política dessas populações.

Apesar do crescimento na quantidade de candidaturas indígenas, o Inesc aponta que a presença desse grupo em cargos do Executivo ainda é limitada. Este ano, apenas 46 candidatos indígenas concorrem ao cargo de prefeito, sendo 40 homens e seis mulheres. Para o cargo de vice-prefeito, 63 indígenas se apresentam, dos quais 37 são homens e 26, mulheres.

Nas 26 capitais brasileiras que disputam as eleições municipais, há apenas um candidato indígena concorrendo ao cargo de prefeito: Lucínio Castelo de Assunção, da etnia Guarani, pelo Partido Liberal (PL), em Vitória, no Espírito Santo. Para o cargo de vice-prefeito, Amanda Brandão Paes Armelau, também do PL, disputa no Rio de Janeiro, mas sua etnia não foi informada.

Outro aspecto é o alinhamento político dos candidatos indígenas. Cerca de 41,87% estão afiliados a partidos de direita, enquanto 40,42% estão ligados à esquerda. Os 17,71% restantes estão filiados a partidos de centro.

A eleição municipal deste ano também bateu recorde de eleitores, com mais de 155,91 milhões de brasileiros aptos a votar. Desses, 140,03 milhões não informaram sua cor ou raça no cadastro eleitoral. Entre os que forneceram essa informação, 8,5 milhões (5,45%) se declararam pardos, 5,29 milhões (3,39%) brancos, 1,8 milhão (1,16%) pretos, 155,6 mil (0,10%) indígenas e 114,38 mil (0,07%) amarelos.

Com o primeiro turno marcado para 6 de outubro e o segundo para 27 de outubro, em cidades com mais de 200 mil eleitores, o Brasil se prepara para definir seus próximos líderes municipais. Com uma população indígena de quase 1,7 milhão de pessoas, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e representando 0,83% da população brasileira, as comunidades indígenas estão chegando mais atentas e dispostas a ocupar espaços na política.

Tribuna Livre, com informações do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc),

Deixe um comentário

Leia também
Dosimetria pode retirar da cadeia maioria dos presos do 8 de janeiro, diz Associação
Dosimetria pode retirar da cadeia maioria dos presos do 8 de janeiro, diz Associação
Dino suspende manobra do Congresso para ressuscitar emendas canceladas
Dino suspende manobra do Congresso para ressuscitar emendas canceladas
Eduardo Bolsonaro pode ser candidato em 2026, mesmo vivendo nos EUA
Eduardo Bolsonaro pode ser candidato em 2026, mesmo vivendo nos EUA
‘Surra’ na direita pode ser mais difícil do que Lula prometeu, dizem especialistas
Surra’ na direita pode ser mais difícil do que Lula prometeu, dizem especialistas
Pesquisa eleitoral mostra Flávio Bolsonaro ‘encostando’ em Lula no segundo turno
Pesquisa eleitoral mostra Flávio Bolsonaro ‘encostando’ em Lula no segundo turno
PF aponta ex-publicitária do PT como elo internacional em fraudes do INSS
PF aponta ex-publicitária do PT como elo internacional em fraudes do INSS
Diretora do INSS teve ao menos 15 reuniões com número dois da Previdência investigado pela PF
Diretora do INSS teve ao menos 15 reuniões com número dois da Previdência investigado pela PF
Apesar da indicação de novo ministro, Motta não garante apoio a Lula na PB
Apesar da indicação de novo ministro, Motta não garante apoio a Lula na PB.
Deputado protocola projeto que cria Código de Conduta para ministros do STF
Deputado protocola projeto que cria Código de Conduta para ministros do STF
Jaques Wagner provoca crise na cúpula do PT ao articular PL da dosimetria
Jaques Wagner provoca crise na cúpula do PT ao articular PL da dosimetria
Vice-líder do governo alvo da PF; nº 2 da Previdência é preso
Vice-líder do governo alvo da PF; nº 2 da Previdência é preso
Líder do PL diz que vai recorrer contra cassação de Eduardo e Ramagem
Líder do PL diz que vai recorrer contra cassação de Eduardo e Ramagem

Marcinho: Uma Liderança que Faz História na Política de Santa Maria

Com experiência, articulação e visão estratégica, Marcinho segue sendo peça-chave em vitórias eleitorais e na construção de novos nomes para a Câmara Legislativa do Distrito Federal Márcio Gonçalves Ferreira, popularmente conhecido como Marcinho, é uma liderança que nasceu com a política na veia. Desde muito cedo, demonstrou habilidade, sensibilidade e

Leia mais...

Uma Família em Cristo no Coração

Irmão Daniel, irmão kiela e filhos. Somente o amor verdadeiro une, fortalece a fé e transforma vidas Quando uma família em Cristo mora de verdade em nosso coração, aprendemos que o amor vai muito além dos laços de sangue. Passamos a enxergar o outro como irmão, alguém que caminha conosco

Leia mais...

CMN amplia socorro a produtores afetados pelo clima

Órgão reajustou os preços mínimos para agricultura familiar O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (18) um pacote de medidas que amplia o apoio financeiro a produtores rurais impactados por eventos climáticos adversos e promove ajustes nas regras do crédito rural. As decisões, propostas pelo Ministério da Fazenda, buscam

Leia mais...

BC reforça regra de segurança cibernética de instituições financeiras

O Banco Central fortaleceu as regras sobre segurança cibernética das instituições financeiras O Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) fortaleceram, nesta quinta-feira (18/12), as medidas de segurança cibernética de contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados e computação em nuvem de instituições financeiras. Segundo a

Leia mais...

Suspeito de tiroteio em universidade dos EUA é encontrado morto

Tiroteio na Universidade Brown deixou dois mortos. Suspeito é um ex-aluno nascido em Portugal O homem suspeito de executar um tiroteio que deixou dois mortos e nove feridos na Universidade Brown, nos Estados Unidos, no último sábado (13/12), foi encontrado morto. A informação foi confirmada pelo chefe de polícia de

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.