10/01/2026

Aviação busca em lixo solução para combustível sustentável

Leandro Costa Criscuolo

A crescente demanda por viagens aéreas, que pode quase dobrar até 2040, impõe desafios significativos para a redução das emissões de carbono, já que a aviação é responsável por 2,5% das emissões globais. A busca por alternativas ao querosene tradicional tornou-se uma prioridade urgente para o setor.

O combustível de aviação sustentável (SAF) emerge como uma das principais soluções, mas enfrenta obstáculos como o alto custo e a baixa disponibilidade, representando atualmente menos de 1% do consumo global.

Um estudo recente aponta para uma alternativa promissora: a conversão de resíduos sólidos urbanos em matéria-prima para a produção de SAF. A pesquisa avaliou a produção de querosene a partir de lixo urbano através de gaseificação em escala industrial e síntese Fischer-Tropsch.

A análise do ciclo de vida revelou que essa abordagem tem o potencial de reduzir as emissões entre 80% e 90% em comparação com o combustível convencional. Jingran Zhang, principal autor do estudo, destaca o potencial transformador de converter o lixo diário em combustível para uma aviação mais limpa.

O estudo indica que a utilização do lixo urbano em escala global poderia gerar até 50 milhões de toneladas de combustível anualmente, reduzindo as emissões do setor em 16%. A incorporação de hidrogênio verde ao processo poderia elevar a produção para 80 milhões de toneladas, atendendo até 28% da demanda mundial.

Michael B. McElroy, coautor do estudo, enfatiza a necessidade de colaboração entre governos, produtores e companhias aéreas para expandir essa tecnologia. Apesar do potencial, a viabilidade da expansão depende de políticas robustas e incentivos que tornem o SAF economicamente competitivo em larga escala. A ampliação dos sistemas de gaseificação também se apresenta como um desafio técnico a ser superado.

Fonte: olhardigital.com.br

Leia também
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
Fosseis-com-o-GPS-biologico-scaled-1
Criatura ancestral possuía "gps biológico" há milhões de anos, revelam fósseis
mundo-moderno
Avanço tecnológico: saúde humana em risco?

Saldo da balança comercial cai 7,9% no acumulado de 2025

Apesar do avanço de 4,9% na corrente de comércio em 2025, para US$ 629,1 bilhões, superavit encolhe 7,9%, para US$ 68,4 bilhões Mais volume e recursos movimentados marcaram o comércio exterior brasileiro no ano passado, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). Tanto as

Leia mais...

Plenário da Câmara ignora CCJ e salva Zambelli de cassação

Deputada está presa na Itália desde julho e aguarda extradição A Câmara dos Deputados rejeitou na noite de quarta-feira (10) a cassação do mandato da parlamentar bolsonarista Carla Zambelli (PL), que está presa na Itália enquanto aguarda a análise de um pedido de extradição movido pelo Brasil. Seriam necessários 257

Leia mais...

Médico diz que Bolsonaro está apático e demora a responder

Brasil Caiado se pronunciou nesta terça Uma avaliação médica realizada na noite desta terça-feira (6) indica que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresenta alterações neurológicas após a queda sofrida dentro da Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília. Segundo o cardiologista clínico Brasil Caiado, Bolsonaro demonstra apatia e lentidão nas

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.