Estruturas começaram a ser construídas no final do mês passado pela Administração Regional e vão beneficiar cerca de 20 mil moradores
A Administração Regional de São Sebastião está construindo três bacias de contenção no bairro Zumbi dos Palmares. Localizadas ao lado do Beco Coronel, as estruturas serão utilizadas para reduzir a velocidade da água da chuva e evitar alagamentos e enxurradas na área, levando mais segurança para cerca de 20 mil pessoas. Uma bacia já foi escavada e outras duas serão iniciadas em breve.
O serviço é executado desde o final do mês passado de modo direto, sem destinação de recursos públicos, e conta com apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Uma das lagoas terá uma passagem com manilha subterrânea para transportar a água para o Córrego Santo Antônio da Papuda.
O administrador regional de São Sebastião, Roberto Medeiros, salienta que as bacias vão auxiliar no controle do escoamento da água da chuva, atendendo pedidos antigos da população. “Essas estruturas vão servir para quebrar a velocidade da água, evitar que acumule no meio da estrada, sem abrir valas no caminho”, pontua.
Medeiros alega que os moradores terão mais facilidade em transitar pela via mesmo em dias de chuva. O acúmulo do volume pluvial nas vias causa buracos e erosões, gerando transtorno para os cidadãos. “Com a estrada funcionando normalmente, o pessoal não vai precisar dar a volta, já que esse é o principal caminho usado por eles. Vai ficar tudo tranquilo”, completa.
A obra atende a uma demanda antiga da comunidade. “Vai favorecer muito o pessoal do bairro e quem mora aqui no Crixá. Vai engrandecer o nosso setor, é uma coisa que estávamos precisando, e vai ser beneficente a todos os moradores de forma geral”, comenta o comerciante Erildo Carlos Azevedo, 67 anos, morador do bairro desde 2023.
A aposentada Vânia Conceição Xavier, 57, mudou para o Zumbi dos Palmares há um ano, mas desde sempre acompanha os prejuízos causados pelas chuvas. “Já passei por aqui com água quase na cintura, mas agora creio que deve melhorar”, afirma.
Além dos pedestres, a construção das bacias beneficiará os motoristas. O entregador Warley Ryan da Silva, 18, acredita que a obra vai aumentar a segurança e a trafegabilidade no bairro. “Quando chove, os carros têm dificuldade para passar, os ônibus escolares também, fica um congestionamento por causa da lama. Quando terminar a obra, vai dar uma ajuda boa, vai ficar bem melhor”, avalia.
Tribuna Livre, com informações da Administração Regional de São Sebastião