29/12/2025

‘Bairros foram varridos do mapa’: as enchentes que deixaram centenas de mortos na líbia

A tempestade Daniel atingiu o país do norte de África no domingo, levando as autoridades a declarar estado de extrema emergência

Pelo menos 200 pessoas morreram depois de uma forte tempestade causar inundações na Líbia, disse a Cruz Vermelha do país.

No entanto, o líder do governo do leste da Líbia, que não é reconhecido internacionalmente, disse que o número de mortes “ultrapassa 2.000 pessoas”.

A tempestade Daniel atingiu o país do norte de África no domingo (10/09), levando as autoridades a declarar estado de extrema emergência.

Sete militares líbios desapareceram durante os trabalhos de resgate em curso.

As autoridades no leste da Líbia impuseram um toque de recolher. Escolas e lojas foram obrigadas a fechar.

As cidades orientais de Benghazi, Sousse, Derna e Al-Marj foram afetadas pela tempestade.

Além do aumento do número de mortos, a Cruz Vermelha informou em comunicado que pelo menos 150 casas foram destruídas.

O chefe da rede humanitária do Crescente Vermelho disse que pelo menos 150 mortes foram registradas apenas em Derna, segundo a agência de notícias Reuters.

Duas barragens em Derna – onde vivem aproximadamente 100 mil pessoas – desabaram, inundando grande parte da área e afogando alguns moradores.

Horas depois de o governo ter declarado que o número de mortos era superior a 150, o primeiro-ministro do leste da Líbia, Osama Hamad, disse a um canal de televisão que o número de mortos pode ser bem maior do que o anunciado oficialmente.

“Os desaparecidos estão na casa dos milhares e o número de mortos ultrapassa os 2.000. Bairros inteiros de Derna desapareceram, juntamente com seus moradores. Eles foram varridos pela água”, disse.

Hamad não esclareceu a fonte dos seus números. Juntamente com as áreas do leste, a cidade de Misrata, no oeste, foi uma das mais atingidas pelas inundações.

Vídeos da tempestade têm circulado nas redes sociais, incluindo um que mostra a correnteza arrastando um homem. Outras imagens mostram motoristas tentando se salvar nos tetos dos carros.

Além de escolas e lojas, quatro grandes portos de embarque de petróleo fecharam devido à tempestade.

Embora a administração sediada em Benghazi tenha tratado de questões no leste do país, o governo rival e internacionalmente reconhecido da capital, Trípoli, também esteve envolvido.

O seu primeiro-ministro, Abdulhamid Dbeiba, disse no domingo que tinha ordenado a todas as agências estatais que “lidassem imediatamente” com os danos e as inundações.

Já a representação da ONU na Líbia afirmou que estava acompanhando a tempestade de perto e que iria “fornecer assistência urgente”.

A Líbia está dividida entre duas administrações rivais desde 2014, após o assassinato do ditador Muammar Gaddafi, em 2011.

Ambos os governos declararam três dias de luto após a chegada da tempestade Daniel.

Na semana passada, ela atingiu a Grécia, a Turquia e a Bulgária, matando mais de uma dúzia de pessoas.

No domingo, o Egito estava se preparando para enfrentar a tempestade Daniel e, à noite, a organização meteorológica do país disse que as nuvens de chuva se dissiparam na costa noroeste do país.

– (crédito: Reuters) BBC Geral

Motoristas em estrada danificada pela chuva na cidade de Shahhat, na Lìbia

Deixe um comentário

Leia também
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
2-23-1200x675-1
Softbank vende participação na nvidia e mira alto em inteligência artificial
iphone-air-perfil-scaled-1
Iphone air: aparelho ultrafino não atinge expectativas de venda
SamAltman-1200x675-1
Altman e os acordos da openai: um risco calculado ou aposta audaciosa?
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Joe Biden;  Estados Unidos
Os Estados Unidos reconhecem as Ilhas Cook e Niue como nações independentes
ESP
As imagens falsas de crianças nuas geradas por Inteligência Artificial que chocaram cidade da Espanha
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos

Desfecho em 2025 pode marcar fim de Maduro na Venezuela

Caso ocorra a intervenção, será a primeira vez que os Estados Unidos atacam um país da América do Sul Sob o comando da Venezuela desde 1999, a ideologia do chavismo, atualmente liderada por Nicolás Maduro, pode chegar ao fim em breve. Sob as ordens de Donald Trump, os Estados Unidos

Leia mais...

Corrida de bebês vira fenômeno de audiência e viraliza; veja

Disputa realizada nos intervalos de jogos da NBA e da WNBA coloca bebês engatinhando pela quadra de basquete; a atração virou tradição desde 2024 e já conta com vencedores oficiais A chamada “corrida de bebês” da NBA virou um momento esperado do universo do esporte norte-americano. Organizada como atração de

Leia mais...

Varejo cresce 2,6% no Natal com foco em itens essenciais

Compras on-line avançam 10,2%, enquanto setores tradicionais de presentes recuam, segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado O varejo brasileiro registrou crescimento nominal de 2,6% no Natal de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024. Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) e consideram

Leia mais...

Marcão do Povo age contra Ludmilla após vídeo

Apresentador registrou notícia-crime e pediu retirada de publicação em que cantora afirma que ele foi condenado por racismo Marcão do Povo acionou a Polícia Civil em Barueri, na Grande São Paulo, para registrar uma notícia-crime contra a cantora Ludmilla. O apresentador do SBT busca a retirada de um vídeo publicado

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.