08/12/2025

Balão arrasta carro, ergue moto e atinge rede elétrica em São Paulo

A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente, abriu uma investigação para identificar todos os envolvidos - (crédito: Reprodução/X/@fainfoesteri)

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência da queda de balão. Três viaturas foram deslocadas para o atendimento

Um balão caiu na madrugada desta segunda-feira (22/7), na Zona Leste de São Paulo. Mas antes da queda, o objeto atingiu imóveis, tombou um carro e içou uma moto até uma fiação elétrica de um poste na Avenida Pires do Rio. Após o incidente, sete bairros da região ficaram sem luz.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência da queda de balão. Três viaturas foram deslocadas para o atendimento. Não houve vítimas no incidente. A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente, abriu uma investigação para identificar todos os envolvidos.

Em nota enviada ao Correio, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que fabricar, vender, transportar e soltar balões é crime previsto no artigo 42 da Lei nº 9.605/98. A pasta também destacou que os balões podem causar incêndios em residências, indústrias e em florestas, além de colocar em risco os aviões com passageiros.

Veja a nota da Secretaria de Segurança Pública na íntegra:

A SSP esclarece que, na madrugada desta segunda-feira (22), o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência de queda de balão na rua Alto Belo, no Aricanduva, zona leste. Três viaturas foram deslocadas para o atendimento, após um balão ter caído em cima de fiação elétrica. Não houve vítimas. A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente, do DPPC, abriu uma investigação para identificar todos os envolvidos.

Fabricar, vender, transportar e soltar balões é crime previsto no artigo 42 da Lei nº 9.605/98. Os balões podem causar incêndios em residências, indústrias e em florestas, além de colocar em risco os aviões com passageiros. Aqueles flagrados nessa prática podem responder ao artigo 261 do Código Penal Brasileiro, que trata da exposição de perigo a embarcações ou aeronaves próprias ou de terceiros, bem como de qualquer ato que dificulte ou impeça a navegação marítima, fluvial ou aérea. Nesse caso, a pena de reclusão varia de dois a cinco anos. A população pode colaborar com as forças de segurança denunciando a fabricação, transporte e soltura de balões por meio do 190 ou pelo canal de denúncias da Polícia Militar: https://www.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/ambiental/denuncie.html.

Neste ano o Corpo de Bombeiros atendeu 15 ocorrências de incêndio causados por quedas de balões. Já a Polícia Militar Ambiental apreendeu 35 balões até o momento.

Tribuna Livre, com informações da Divisão de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente/ SP

Deixe um comentário

Leia também
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna
logoMPDFT-1
Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb
f1280x720-162955_294630_4933
Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

Tse conclui testes de segurança para urnas eletrônicas de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizou, nesta sexta-feira, o Teste Público de Segurança (TPS) das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições presidenciais de 2026. A iniciativa, implementada desde 2009, busca aumentar a transparência do processo eleitoral, permitindo que especialistas externos analisem e testem a segurança dos equipamentos e sistemas.

Leia mais...

Homem mata companheira em Caldas Novas

O crime foi motivado por discussão envolvendo drogas. Um homem de 53 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (4), em Caldas Novas, suspeito de matar a companheira, de 48 anos, com golpes de barra de ferro durante a madrugada. Conforme a Polícia Militar, ele confessou o crime no momento

Leia mais...

GDF leva pavimentação com bloquetes a ruas da Estrutural

Trabalho envolve recuperação de vias antigas e obras em áreas que nunca receberam infraestrutura A Estrutural vive uma nova fase de urbanização com a chegada da pavimentação de ruas que ainda estão em solo exposto e com a recuperação de trechos desgastados pelo tempo. A ação inclui também a pintura

Leia mais...

Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas

O consumo de energia por data centers está previsto para um aumento exponencial na próxima década, impulsionado principalmente pela expansão da inteligência artificial. Um relatório recente aponta que a demanda energética dessas instalações deverá atingir 106 gigawatts até 2035, um salto considerável em relação aos 40 gigawatts atuais. A expansão

Leia mais...

Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) registrou a trajetória do juiz Flavio Augusto Martins Leite, titular do 2º Juizado Especial Cível de Brasília, por meio do Programa História Oral. A entrevista, conduzida pelo desembargador Roberval Belinati, 1º vice-presidente do TJDFT, ocorreu no Memorial TJDFT –

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.