07/12/2025

Bancos mexem na fatura e alteram vencimento do cartão de crédito

A mudança diminui o número de dias entre o fechamento e o pagamento da conta

Uma mudança no dia do vencimento da fatura do cartão de crédito e que não foi comunicada aos clientes poderá levar o consumidor ao endividamento.

Alguns bancos do país estão alterando a data de fechamento da fatura. Na prática, a mudança diminui o número de dias entre o fechamento e o pagamento da conta.

Com isso, há alteração do chamado “melhor dia de compra”, que é quando o consumidor pode comprar um produto e, em vez de pagar naquela fatura, paga na seguinte, ganhando prazo de até 40 dias para quitar a dívida.

O tema veio à tona depois que clientes reclamaram nas redes sociais sobre essas mudanças. Uma das instituições é o Itaú, que reduziu o prazo entre o fechamento e o vencimento da sua fatura de dez para oito dias. Outros bancos, como Santander e Inter, também adotaram estratégia semelhante.

O Itaú confirmou que fez uma alteração no período de fechamento da fatura de seus cartões, que passou a acontecer oito dias antes do vencimento.

Vantagem para os bancos

Ao encurtar esse prazo, as instituições emissoras do cartão conseguem aumentar o ganho com o chamado “float” — rendimento que obtêm ao aplicar o dinheiro no intervalo entre receber o pagamento do cliente e repassar ao estabelecimento onde foi feita a compra. Com a taxa de juros a 13,75%, essa prática passou a ser mais interessante para as instituições financeiras.

Ganhar dois ou três dias a mais pode parecer pouca coisa, mas para grandes bancos, com carteiras de centenas de bilhões de reais, o impacto é bastante relevante.

O que diz o Banco Central?

O Banco Central (BC) informou que não há regras determinadas pela autoridade monetária ou pelo Conselho Monetário Nacional no que diz respeito aos prazos mínimos entre o vencimento da fatura do cartão de crédito e a cobrança efetiva.

A medida não é ilegal, no entanto, fazer a alteração sem comunicar ao cliente violaria o que determina o Código de Defesa do Consumidor, de acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

O tema veio à tona depois que clientes reclamaram nas redes sociais sobre essas mudanças

| Foto: Foto: Reprodução/Pixabay

Deixe um comentário

Leia também
afp-jim-watson-mostra-o-presidente-dos-eua-donald-trump-e-em-washington-dc-em-9-de-julho-de-2025-e-o-presidente-venezuelano-nicolas-maduro-d-em-caracas-em-31-de-julho-de-2024
Trump confirma telefonema com maduro em meio a tensões
Liberta-10
Evangélico de esquerda relata agressão em ato pró-bolsonaro e viraliza
flavio-bolsonaro-2-640x370
Bolsonaro burla monitoramento eletrônico enquanto filho convoca apoiadores
japonesa-casamento-ia
Casamentos digitais: solitários buscam companhia em inteligência artificial
f1280x720-163128_294803_5050
Ex-de aécio neves comercializa produtos para longevidade sem aval da anvisa
26out2025-donald-trump-e-lula-deram-aperto-de-mao-1761471246610_v2_900x506
Lula suspende tarifas de trump sobre produtos brasileiros
Ramagem-e1746027118404-770x433-1
Chip internacional de ramagem levanta suspeitas sobre votação do pl antifacção
iStock-491668694-1068x887-1-1024x850-1
Justiça não se posterga: consciência negra exige julgamentos transformadores
pessoatomandocafefotomarcossantos015
Café diário associado à menor incidência de arritmias cardíacas
AFP__20251027__827N9NR__v3__HighRes__TopshotBrazilUnClimateCop30-620x620-1-e1763291997919
Lobistas de combustíveis fósseis dominam a cop30 com número recorde de participantes
f1280x720-154594_286269_5050
Alívio na economia: brasil conquista r$ 51 bilhões após acordo tarifário com os eua
54879511412_c116fd07d7_o-1
Trump altera tarifas de importação, mas mantém taxação sobre brasil

Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou recurso contra a decisão que concedeu habeas corpus a Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, e outros acusados. A medida judicial busca reverter a soltura dos investigados, ocorrida após deliberação de uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A decisão da

Leia mais...

Presos por incêndio da clínica no Paranoá são postos em liberdade

Acusados de homicídio da Comunidade Terapêutica Liberte-se foram soltos após atuação da defesa, que afirmou ao Correio que tentará desclassificar a denúncia por homicídio aos cinco envolvidos: “Atribuição está equivocada” Após os resultados da perícia realizada pela Polícia Civil (PCDF) sobre o incêndio na Comunidade Terapêutica Liberte-se, os indiciados foram

Leia mais...

Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia

A gigante do comércio eletrônico, Amazon, deu início a um projeto piloto ambicioso com o objetivo de revolucionar a experiência de compra online. O novo serviço de entregas ultrarrápidas, denominado Amazon Now, promete levar uma variedade de produtos essenciais diretamente aos clientes em um tempo surpreendente de 30 minutos ou

Leia mais...

As novas regras do imposto do mei a partir do ano que vem

Microempreendedores Individuais (MEI) podem vislumbrar mudanças significativas no regime tributário a partir do próximo ano. As exigências para se manter como pessoa jurídica perante a Receita Federal permanecem inalteradas, mas o teto de faturamento anual passará por um reajuste, impactando diretamente o Imposto de Renda (IR). A principal alteração reside

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.