10/12/2025

Bando de “novo Marcola” já disputa território com PCC em 8 cidades

Reprodução

Mesmo com principal líder preso, quadrilha conhecida como Bando do Magrelo, originada em Rio Claro (SP), aumenta área de ação criminosa

A quadrilha conhecida como Bando do Magrelo, com ações que se originaram em Rio Claro, no interior paulista, protagoniza guerra com o Primeiro Comando da Capital (PCC) pela disputa do controle de áreas nas quais fatura milhões de reais com a venda de drogas.

Levantamento do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público de São Paulo (MPSP), mostra que a quadrilha rioclarense já expandiu a área de atuação para, ao menos, mais sete cidades do interior paulista. São elas: Jundiaí, Sumaré, São Carlos, Pirassununga, Americana, Leme e Louveira.

Foi apurado que há indícios de que os rivais da maior facção criminosa do Brasil também tenham os mesmos planos: dominar ainda mais a atuação no narcotráfico paulista, estado no qual existem rotas estratégicas para escoar drogas, principal fonte de renda do Bando do Magrelo e do PCC.

A principal liderança da quadrilha que rivaliza com o PCC é Anderson Ricardo de Menezes, o Magrelo, que já se intitulou como “o novo Marcola”. Mesmo com ele preso desde maio de 2023, o bando segue agindo e promovendo violência na região. Magrelo foi denunciado pelo Gaeco por lavagem de dinheiro, e a Justiça atribui ao traficante ao menos 30 mortes na região.

Rastro de sangue

A disputa entre os dois grupos criminosos deixa um rastro de sangue no interior de São Paulo. Até o momento, segundo apurado pela reportagem, ocorreram 27 assassinatos neste ano, somente em Rio Claro.

Com aproximadamente 200 mil habitantes, Rio Claro já soma quase 30 vítimas de homicídios, o que representa 13,5 mortes violentas por 100 mil habitantes. O estado de São Paulo, por sua vez, conta com taxa de 5,98, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Cenas fortes de chacina

Os confrontos entre o Bando do Magrelo e o PCC contribuem para os altos índices de violência local. Como mostrado pela imprensa, em cerca de 12 horas, foram registradas, em Rio Claro, quatro execuções no fim de semana passado: 3 eram de membros do PCC e uma era do Bando do Magrelo.

Em menos de uma semana, desde então, o número de baixas da guerra do crime aumentou para cinco, com a morte de um quarto membro do PCC, que seguia hospitalizado desde o ataque do fim de semana passado.

A onda de violência repercutiu negativamente e atingiu o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite. Ele iria ser homenageado pela Câmara de Vereadores de Rio Claro, por sua gestão no combate à violência. A cerimônia, porém, foi cancelada em decorrência dos recentes acontecimentos.

O 1º morto

O primeiro a morrer na última semana foi Daniel de Paula Sobrinho, de 29 anos, executado no salão de cabeleireiro de que era dono, no bairro Jardim Palmeiras. Uma câmera de monitoramento (assista abaixo) registrou a chegada de dois pistoleiros, em um Volkswagen Gol branco, às 8h27. A dupla estaciona em frente ao salão e entra correndo no estabelecimento, onde havia clientes.

Daniel era ligado ao Bando do Magrelo, foi alvo de ao menos 30 tiros e morreu no local. Toda a ação, incluindo a fuga, durou pouco mais de 20 segundos.

Chacina como vingança

Cerca de 12 horas depois da morte de Daniel, o Bando do Magrelo vingou a morte do integrante.

De acordo com registros policiais, a quadrilha local matou a tiros José Cláudio Martins Nunes, de 50 anos, Gabriel Lima Cardoso, de 26, e Marcelo Henrique Ferreira, de 27, todos membros do PCC.

Marcelo foi morto com um tiro na cabeça e outro na nuca, no meio da rua, no Jardim Rio Claro. A cerca de 10 metros de distância, havia um Fiat Mobi, com o motor ainda ligado. O carro foi usado pelos assassinos — que também abandonaram no local um carregador prolongado de pistola e munições intactas calibre 9 milímetros.

Na sexta-feira (29/11), Israel Henrique Francisco, de 35, que estava junto com o trio executado, morreu após permanecer seis dias hospitalizado.

Tribuna Livre, com informações do do Ministério Público de São Paulo (MPSP)

Deixe um comentário

Leia também
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna
logoMPDFT-1
Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb
f1280x720-162955_294630_4933
Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

Tse conclui testes de segurança para urnas eletrônicas de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizou, nesta sexta-feira, o Teste Público de Segurança (TPS) das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições presidenciais de 2026. A iniciativa, implementada desde 2009, busca aumentar a transparência do processo eleitoral, permitindo que especialistas externos analisem e testem a segurança dos equipamentos e sistemas.

Leia mais...

Homem mata companheira em Caldas Novas

O crime foi motivado por discussão envolvendo drogas. Um homem de 53 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (4), em Caldas Novas, suspeito de matar a companheira, de 48 anos, com golpes de barra de ferro durante a madrugada. Conforme a Polícia Militar, ele confessou o crime no momento

Leia mais...

GDF leva pavimentação com bloquetes a ruas da Estrutural

Trabalho envolve recuperação de vias antigas e obras em áreas que nunca receberam infraestrutura A Estrutural vive uma nova fase de urbanização com a chegada da pavimentação de ruas que ainda estão em solo exposto e com a recuperação de trechos desgastados pelo tempo. A ação inclui também a pintura

Leia mais...

Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas

O consumo de energia por data centers está previsto para um aumento exponencial na próxima década, impulsionado principalmente pela expansão da inteligência artificial. Um relatório recente aponta que a demanda energética dessas instalações deverá atingir 106 gigawatts até 2035, um salto considerável em relação aos 40 gigawatts atuais. A expansão

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.