Baratas, sujeira e superlotação: o que a polícia viu em lar para idosos de Goiânia

Baratas, sujeira e superlotação: o que a polícia encontrou em lar para idosos de Goiânia (Foto: Polícia Civil)

Vistoria encontrou quartos superlotados e idosos acamados sem a assistência de que precisam. Donos foram levados à delegacia

A Polícia Civil e a Vigilância Sanitária de Goiânia visitaram, nesta quarta-feira (5), um lar de idosos chamado “Metamorfose” e encontraram os pacientes submetidos a um ambiente que viola a dignidade humana. O relato inclui sujeira, baratas, focos propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue), quartos superlotados, ausência de ventilação, de acessibilidade e de equipe técnica para atender os pacientes acamados.

Também fazem parte do rol de irregularidades a documentação incompleta referente ao funcionamento e gestão institucional; inadequações estruturais e falta de medidas de segurança e engenharia, como barras de apoio, sinalização, acessibilidade.

Os responsáveis pelo lar de idosos foram conduzidos à Delegacia do Idoso, onde prestaram declarações e foram avisados de que as investigações vão continuar, e que medidas administrativas e criminais serão tomadas se as adequações não forem implementadas.

Eles poderão responder por maus-tratos, risco à saúde, violação da dignidade e eventual situação de cárcere privado.

Tribuna Livre, com informações da Polícia Civil e da Vigilância Sanitária de Goiânia

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress