15/11/2025

Base de Lula rompe com “blocão” de Motta após derrota na CPMI do INSS

Para reduzir o desgaste, os aliados de Lula conseguiram indicar o deputado Duarte Jr. (PSD-MA) para a vice-presidência do colegiado - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Petistas e aliados deixam o bloco de Hugo Motta depois de manobra da oposição garantir maioria no colegiado.

A derrota do governo na disputa pelo comando da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS abriu uma nova crise na base aliada. Após a oposição conquistar a presidência da comissão, retirando o senador Omar Aziz (PSD-AM) da disputa e emplacando o senador Carlos Viana (Podemos-MG), o PT, o PCdoB e o PV decidiram deixar formalmente o “blocão” liderado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O gesto foi oficializado em publicação no Diário Oficial da Câmara e simboliza uma resposta direta à ausência de articulação governista no momento decisivo da votação, que permitiu à oposição substituir nomes e garantir maioria na CPMI.

Para reduzir o desgaste, os aliados de Lula conseguiram indicar o deputado Duarte Jr. (PSD-MA) para a vice-presidência do colegiado. Ainda assim, a presença dele foi considerada insuficiente para compensar a perda do comando da comissão, vista como estratégica para o Planalto. Aziz havia sido indicado pelos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta, e integrava a base do governo.

O “drible” da oposição só foi possível graças à engenharia partidária criada na eleição da Mesa Diretora da Câmara. O chamado “blocão” reunia 475 dos 513 deputados em uma única aliança, agrupando partidos de espectros opostos, como PT e PL. A configuração, que inicialmente garantia força a Motta, acabou abrindo brechas para que a oposição tivesse protagonismo na CPMI.

Parlamentares governistas avaliam que a derrota no colegiado representa mais do que a perda de espaço de influência. O episódio escancara falhas na articulação política do Planalto e sinaliza um ambiente mais difícil para a tramitação de pautas de interesse do Executivo no Congresso.

Nos bastidores, líderes petistas admitem que a saída do bloco liderado por Motta foi uma tentativa de marcar posição e reduzir o desgaste junto à militância, que viu no episódio uma derrota simbólica do governo em uma comissão que deve gerar forte repercussão política e midiática.

Tribuna Livre, com informações da Base do Governo na Câmara

Leia também
f1280x720-151780_283455_5050
Paulo pimenta exalta pf e critica bolsonaro por fraudes no inss
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações

Limite o uso: 7 dicas para passar menos tempo no instagram

A busca por um uso mais consciente do Instagram é crescente. A plataforma, conhecida por seus conteúdos personalizados, vídeos envolventes e a famosa rolagem infinita, pode facilmente consumir horas do dia sem que o usuário perceba. No entanto, existem estratégias simples e recursos nativos que possibilitam retomar o controle e

Leia mais...

Ministério público e unb avançam em diálogo sobre apoio a vítimas

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Universidade de Brasília (UnB) uniram forças em um diálogo promissor, visando aprofundar a cooperação institucional em prol da pauta vitimária. O encontro, realizado na reitoria da UnB, sinaliza um esforço conjunto para aprimorar o atendimento e fortalecer os direitos

Leia mais...

Jogos assustadores: oito títulos de terror chegando em 2026

O ano de 2026 promete ser um marco para os fãs de jogos de terror, com uma seleção diversificada de títulos que abrangem desde remakes de clássicos até novas propriedades intelectuais com potencial para redefinir o gênero. Prepare-se para uma onda de sustos, atmosferas densas e produções de alta qualidade.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.