15/12/2025

Bélgica apenas empata com Ucrânia e pega França nas oitavas da Eurocopa

Partida entre Bélgica e Ucrânia. Foto: Divulgação - Twitter Eurocopa

Com os resultados, a Bélgica ficou na segunda colocação, com 4 pontos, já a Romênia passou em primeiro, também com 4 pontos

Nesta quarta-feira (26), em jogo na Stuttgart Arena, Ucrânia e Bélgica disputavam um lugar nas oitavas de final da Eurocopa 2024, em que quem vencesse, garantia o seu bilhete para o mata-mata. A partida terminou empatada em 0 a 0, mas só os belgas vão adiante na competição.

Em partida com poucas emoções e chances de gol, o duelo entre ucranianos e belgas terminou empatado em 0 a 0.

A classificação final também dependia do confronto que acontecia em Frankfurt, entre Eslováquia e Romênia, partida que teve empate por 1 a 1, com gols de Duda (SLK) e Marin (ROM) e alterou as posições do grupo.

Com a combinação de resultados, a classificação do Grupo E teve a Romênia garantida na liderança, com 4 pontos, ganhando da Bélgica, vice-líder, por conta do número de gols marcados no grupo (4 contra 3), já que tinham saldo de gols igual. Ambos tiveram saldo superior a Eslováquia, que também somou 4 pontos.

A Ucrânia acabou eliminada, mesmo com 4 pontos, como as outras três seleções do seu grupo, porque tinha um saldo de gols pior (-2) em relação a romenos e belgas (+1) e aos eslovacos (0).
Nas oitavas de final, a Bélgica, como segunda colocada do Grupo E, vai enfrentar a França, que foi vice-líder do Grupo D. A partida será na próxima segunda-feira (1º), às 13h (horário de Brasília), em Dusseldorf.

COMO FOI O JOGO

Nos primeiros minutos de jogo, o time belga, comandado pelo técnico Domenico Tedesco, tomou mais a iniciativa frente aos ucranianos, que em dado momento, tinham dificuldade de sair do seu campo de defesa. Faltavam jogadas em velocidade, especialmente pela ausência do atacante Mudryk. O jogador do Chelsea foi o grande desfalque do time, lesionado. A tendência do primeiro tempo era um jogo de pouca inspiração, e muita afobação, com diversos erros de passes, especialmente do time comandado por Sergiy Rebrov.

Com dificuldades no estilo de toques curtos e com a posse, que era dominada pela seleção da Bélgica, a Ucrânia passou a tentar mais lançamentos e bolas longas, que em algumas vezes, geraram perigo. Mas embora os belgas tivessem a bola, por outro lado, não ameaçavam o gol adversário.

Na segunda etapa, a tendência da partida mudou pouco. A Bélgica tinha mais a bola, mas pouca efetividade na construção de ações, enquanto a Ucrânia não aproveitava quando tinha oportunidades, com um jogo em que as marcações seguiam eficientes e concedendo pouco, a ponto da partida ter poucos chutes a gol nos primeiros minutos da etapa complementar.

O empate bastava aos belgas para a classificação, mas não para os ucranianos, que na reta final da partida, ao saber do resultado do jogo em Frankfurt, partia para o ataque, mas com certo nervosismo para tentar o gol da salvação, o que impedia que o time ucraniano empilhasse chances. Com mais posse de bola, a Bélgica abdicou de atacar para defender o empate e a classificação, conseguida após o apito final.

GOLS E DESTAQUES

Lukaku arrisca primeiro: Aos 6 minutos, De Bruyne achou ótimo passe para Lukaku dentro da área, mas o camisa 9 chutou mal, e Trubin fez uma defesa tranquila.

Dovbyk conclui de longe: Aos 21, foi a vez do centroavante ucraniano tentar, com uma jogada que começou com Yaremchuk aproveitando erro de passe de Faes, e que tocou logo em seguida para Dovbyk tentar de fora da área, mas a bola foi longe do gol de Casteels.

De Bruyne tenta enganar o goleiro: Aos 32, De Bruyne, em cobrança de falta, viu o goleiro Trubin mal posicionado e tentou cobrar direto uma falta no lado direito, mas a bola foi na rede pelo lado de fora.

Sudakov faz o goleiro trabalhar: Aos 34, após bola longa lançada na direção de Mykolenko, o lateral rolou a bola pra trás e viu a chegada de Sudakov, que chutou, mas Casteels fez defesa tranquila.

Lukaku tem primeira chance do 2º tempo: Aos 19, Lukaku recebeu a bola ao seu estilo no lado esquerdo, partiu pra cima do defensor ucraniano dentro da área e chutou de chapa, mas Trubin defendeu com tranquilidade.

Carrasco tem sua chance: Aos 28, Carrasco trocou passes pelo lado direito com Lukaku, recebeu o passe final do atacante e chutou, mas Trubin faz uma grande defesa.

Dovbyk recebe e chuta: Aos 33, o centroavante ucraniano recebeu a bola dentro da área, girou pra cima do zagueiro belga e chutou, mas a bola foi na rede pelo lado de fora.

Malinovskyi quase consegue gol olímpico: Aos 37, Malinovskyi, que tinha acabado de entrar, viu Casteels desatento, e tentou um gol olímpico pelo lado direito, mas o goleiro conseguiu defender em cima da linha.

Contra-ataque belga gera perigo: Aos 42, De Bruyne arrancou do meio-campo, invadiu a meia-lua, viu Bakayoko passar no lado esquerdo e tocou, mas Bakayoko chutou por cima do gol.

Sudakov tenta última chance: Aos 45, o meia Sudakov fez uma jogada de qualidade, driblou três marcadores belgas, invadiu a área e chutou forte, mas Casteels defendeu com segurança.

Estádio: Stuttgart Arena, em Stuttgart (Alemanha)
Árbitro: Anthony Taylor (ING)
Assistentes: Gary Beswick (ING) e Adam Nunn (ING)
VAR: Stuart Attwell (ING)
Amarelos: Faes, Dovbyk

UCRÂNIA
Trubin; Tymchyk, Zabarnyi, Svatok (Yarmolenko), Matvienko, Mykolenko (Zinchenko); Shaparenko (Vanat), Brazhko (Stepanenko), Sudakov; Yaremchuk (Malinovskyi), Dovbyk. T.: Sergiy Rebrov

BÉLGICA
Casteels; Castagne, Faes, Theate, Castagne; Tielemans (Mangala), Onana, De Bruyne; Doku (Bakayoko), Lukaku (Openda), Trossard (Carrasco). T.: Domenico Tedesco

Tribuna Livre, com informações do  UOL/FOLHAPRESS

Deixe um comentário

Leia também
Lance do 1º jogo entre Cruzeiro e Corinthians segue gerando polêmica; fotógrafo fica sem credencial
Lance do 1º jogo entre Cruzeiro e Corinthians segue gerando polêmica; fotógrafo fica sem credencial
Corinthians e Vasco decidem a Copa do Brasil
Corinthians e Vasco decidem a Copa do Brasil
f1280x720-162975_294650_5050
Haiti e curaçao garantem vaga histórica na copa do mundo de 2026
joao-fonseca
João fonseca define estreia na temporada de 2026 em adelaide
afp__20250906__73lx4qb__v1__midres__autoprixf1itaqualifying-1024x683-1
Red bull revelará carro de 2026 com ford em evento marcante
f1280x720-147156_278831_5050
Brasil adota tecnologia avançada para impedimentos no futebol
f7a4cf115a363888791a9700cd75f0373c202a2e
Sabalenka encerra 2025 no topo do ranking mundial da wta
Lando-Norris-da-McLaren-alcancou-seu-primeiro-podio-em-2020-no-Grande-Premio-da-Austria-1030x438-1
Norris consolida favoritismo ao título da f1 após triunfo em são paulo
design-sem-nome-3-4
Lenda do basquete, lenny wilkens falece aos 88 anos
age20251109066
Grande prêmio de são paulo bate recorde de público em interlagos
afp__20251108__83gw7kp__v1__highres__autoprixf1braqualifying
Lando norris garante pole position no gp de interlagos; bortoleto larga em último
McLaren-1200x675-1
Exclusivo: por que a mastercard escolheu a mclaren para voltar à f1

PL da Dosimetria entra em momento decisivo

Governistas trabalham para travar o avanço do texto no Senado e esperam contar com a pressão das manifestações populares para atrasá-lo. Já o bolsonarismo aposta as fichas no projeto de lei para não desidratar eleitoralmente O PL da Dosimetria chega à semana decisiva, pois começará a ser analisado na Comissão

Leia mais...

Zambelli renuncia ao mandato e Hugo Motta convoca suplente

Presidente da Câmara confirma saída da deputada após decisão do STF e chama Adilson Barroso (PL-SP) para assumir a vaga O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou neste domingo (14/12) que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) renunciou ao mandato parlamentar. A comunicação foi feita após decisão do

Leia mais...

Comissão da Câmara vota PEC da Segurança Pública nesta terça

Relatório reformula proposta do governo, cria sistemas integrados e define novas fontes de financiamento A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública deve votar o texto nesta terça-feira (16/12), em reunião marcada para as 9h. Caso seja aprovado no

Leia mais...

Corinthians e Vasco decidem a Copa do Brasil

O jogo de ida da final será nesta quarta-feira (17/12), na Neo Química Arena; a decisão acontece no Maracanã no próximo domingo (21/12) Corinthians e Vasco decidem o título da Copa do Brasil de 2025 em uma final marcada pelo equilíbrio e pela força das duas campanhas. O Timão garantiu

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.