11/01/2026

BID anuncia nomes de três novos vice-presidentes do banco

Candidatos indicados pelo presidente do BID, Ilan Golffajn, são confirmados pela diretoria-executiva e devem assumir cargos entre junho e setembro. Lista inclui duas mulheres e um homem

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) fez o anúncio de três novos vice-presidentes. Jordan Schwartz será vice-presidente-executivo, Ana María Ibañez ocupará a posição de vice-presidente de Setores e Conhecimento, e Anabel González atuará como vice-presidente de Países. Os candidatos, que foram indicados pelo presidente do BID, o economista brasileiro Ilan Goldfajn, e confirmados pela diretoria-executiva, devem tomar posse entre junho e setembro deste ano.

Jordan Schwartz, cidadão norte-americano, é Chefe de Operações (COO) do Banco e assumirá o novo cargo para supervisionar o controle de qualidade e a gestão de risco de todas as operações. O vice-presidente-executivo preside os comitês de Administração responsáveis pelas atividades operacionais da instituição e oferece supervisão e direcionamento para os vice-presidentes e todos os funcionários em cargos gerenciais. A posse ocorrerá em 1º de junho.

Ana María Ibáñez, cidadã colombiana, é assessora principal em Economia na vice-presidência de Setores e Conhecimento. Anteriormente, atuou como decana da Faculdade de Economia na Universidad de los Andesserá, responsável pela geração de conhecimento sobre os desafios de desenvolvimento nos vários setores para apoiar os países membros na formulação e execução de seus programas, projetos e iniciativas de integração regional e comércio, entre outras funções.

No próximo cargo, Anabel González será responsável por liderar as relações do BID com seus países membros mutuários para o Grupo BID, incluindo a formulação de estratégias regionais e de país, a supervisão das operações de setor público do Banco e ajuda para o desenvolvimento do programa de garantias não-soberanas. A posse também ocorrerá em 1º de junho.

Anabel González, de dupla cidadania costa-riquenha e norte-americana, é diretora-geral adjunta da Organização Mundial de Comércio (OMC). Especialista mundial em comércio, investimento e desenvolvimento econômico, atuou anteriormente como ministra do Comércio Exterior da Costa Rica e diretora sênior de Práticas Mundiais de Comércio e Competitividade no Banco Mundial. Ela assumirá a posição em 1º de setembro.

Goldfajn agradeceu à vice-presidente-executiva, Reina Irene Mejía, ao vice-presidente de Países, Richard Martínez, e ao vice-presidente de Setores e Conhecimento, Benigno López, por seus serviços e pediu seu apoio durante a transição.

Redação

(crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Deixe um comentário

Leia também
afp-jim-watson-mostra-o-presidente-dos-eua-donald-trump-e-em-washington-dc-em-9-de-julho-de-2025-e-o-presidente-venezuelano-nicolas-maduro-d-em-caracas-em-31-de-julho-de-2024
Trump confirma telefonema com maduro em meio a tensões
Liberta-10
Evangélico de esquerda relata agressão em ato pró-bolsonaro e viraliza
flavio-bolsonaro-2-640x370
Bolsonaro burla monitoramento eletrônico enquanto filho convoca apoiadores
japonesa-casamento-ia
Casamentos digitais: solitários buscam companhia em inteligência artificial
26out2025-donald-trump-e-lula-deram-aperto-de-mao-1761471246610_v2_900x506
Lula suspende tarifas de trump sobre produtos brasileiros
Ramagem-e1746027118404-770x433-1
Chip internacional de ramagem levanta suspeitas sobre votação do pl antifacção
pessoatomandocafefotomarcossantos015
Café diário associado à menor incidência de arritmias cardíacas
AFP__20251027__827N9NR__v3__HighRes__TopshotBrazilUnClimateCop30-620x620-1-e1763291997919
Lobistas de combustíveis fósseis dominam a cop30 com número recorde de participantes
alckmin-apex_mcamgo_abr_170520231818-4
Alckmin saúda corte em tarifas, mas aponta imposto do café como barreira
f1280x720-154594_286269_5050
Alívio na economia: brasil conquista r$ 51 bilhões após acordo tarifário com os eua
54879511412_c116fd07d7_o-1
Trump altera tarifas de importação, mas mantém taxação sobre brasil
Novo título: crédito de carbono em xeque e tensões em santa catarina na revista liberta

Plenário da Câmara ignora CCJ e salva Zambelli de cassação

Deputada está presa na Itália desde julho e aguarda extradição A Câmara dos Deputados rejeitou na noite de quarta-feira (10) a cassação do mandato da parlamentar bolsonarista Carla Zambelli (PL), que está presa na Itália enquanto aguarda a análise de um pedido de extradição movido pelo Brasil. Seriam necessários 257

Leia mais...

Médico diz que Bolsonaro está apático e demora a responder

Brasil Caiado se pronunciou nesta terça Uma avaliação médica realizada na noite desta terça-feira (6) indica que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresenta alterações neurológicas após a queda sofrida dentro da Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília. Segundo o cardiologista clínico Brasil Caiado, Bolsonaro demonstra apatia e lentidão nas

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.