23/12/2025

Bolsonaro entrega documento à PF e não presta depoimento

Jair Bolsonaro, ex-presidente, entregou um documento por escrito à Polícia Federal ontem como parte do inquérito que o investiga por troca de mensagens com o empresário Meyer Negri, envolvendo insinuações de um golpe de Estado/Foto
Após sair, rodeado por jornalistas, o ex-presidente critica o relatório da CPMI, evita responder sobre o depoimento de Mauro Cid e declara que conversou com militares sobre a GLO, deixando claro que não tinha a intenção de promover um golpe.

Após deixar o local, cercado por jornalistas, ele criticou a aprovação do relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) na CPMI de 8 de janeiro e admitiu ter discutido com membros do exército a possível decretação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) – mas enfatizou que não havia intenções golpistas envolvidas.

Em relação ao inquérito que investiga Meyer Negri, Bolsonaro reconheceu a troca de mensagens com o empresário. Ele declarou: “A maioria das mensagens que enviei era proveniente da própria imprensa. A opção dos advogados foi apresentar a defesa por escrito e continuar enfatizando a falta de competência do Supremo Tribunal Federal neste caso, uma vez que, de acordo com os advogados, deve ser tratado na primeira instância. Estamos sempre dispostos a colaborar”, afirmou.

Quando questionado pelos repórteres, o ex-presidente alegou desconhecer o conteúdo da delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, e evitou discutir uma suposta conspiração de golpe de Estado. Ele disse: “Não sabemos se é uma delação ou colaboração. Vocês têm me acusado de tentar um golpe desde janeiro de 2019, quando assumi a Presidência, e antes disso. Tanto é que o relatório da CPMI menciona eventos do século passado como supostamente golpistas”.

De acordo com o ex-presidente, havia a possibilidade de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) durante as eleições, em caso de distúrbios. Ele afirmou: “Sou responsável por tudo o que assinei”. Quando questionado se havia discutido com militares sobre um golpe em relação à posse de Lula, ele desafiou: “Você viu algum movimento de soldados por aí?”.

Na entrevista, Fabio Wajngarten, advogado do ex-presidente, reiterou várias vezes que as eleições são um “assunto encerrado” e tentou fazer Bolsonaro se retirar, mas acabou sendo repreendido por isso.

Novas ações Na próxima semana, o Tribunal Superior Eleitoral começará a julgar ações de investigação eleitoral que visam Bolsonaro e as lives realizadas em 7 de setembro do ano passado. Na terça-feira, o TSE rejeitou outras três ações que acusavam o ex-presidente e o vice na chapa de reeleição, Walter Braga Netto, de abuso de poder.

Duas dessas ações foram arquivadas nesta semana e foram apresentadas pelo PDT, enquanto a terceira foi apresentada pela coligação do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Bolsonaro foi acusado de utilizar a estrutura do Palácio do Planalto para realizar lives no YouTube com fins políticos e em benefício próprio. Outra acusação alegou abuso de poder por utilizar a estrutura do Palácio da Alvorada para se reunir com cantores sertanejos na véspera das eleições.

De acordo com a ação apresentada no TSE, a reunião com os artistas tinha como objetivo principal a campanha eleitoral e foi transmitida pela internet. As acusações foram avaliadas por meio de ação de investigação judicial eleitoral (Aije). O relator, ministro Benedito Gonçalves, considerou que não havia provas suficientes de irregularidades.

As três ações que estão na pauta foram propostas pela coligação do então candidato Lula, pela ex-candidata à Presidência Soraya Thronicke (União Brasil) e pelo PDT. O tema está na agenda da sessão do dia 24.

Tribuna Livre, com informações da Agência do Estado

Deixe um comentário

Leia também
Dosimetria pode retirar da cadeia maioria dos presos do 8 de janeiro, diz Associação
Dosimetria pode retirar da cadeia maioria dos presos do 8 de janeiro, diz Associação
Dino suspende manobra do Congresso para ressuscitar emendas canceladas
Dino suspende manobra do Congresso para ressuscitar emendas canceladas
Eduardo Bolsonaro pode ser candidato em 2026, mesmo vivendo nos EUA
Eduardo Bolsonaro pode ser candidato em 2026, mesmo vivendo nos EUA
‘Surra’ na direita pode ser mais difícil do que Lula prometeu, dizem especialistas
Surra’ na direita pode ser mais difícil do que Lula prometeu, dizem especialistas
Pesquisa eleitoral mostra Flávio Bolsonaro ‘encostando’ em Lula no segundo turno
Pesquisa eleitoral mostra Flávio Bolsonaro ‘encostando’ em Lula no segundo turno
PF aponta ex-publicitária do PT como elo internacional em fraudes do INSS
PF aponta ex-publicitária do PT como elo internacional em fraudes do INSS
Diretora do INSS teve ao menos 15 reuniões com número dois da Previdência investigado pela PF
Diretora do INSS teve ao menos 15 reuniões com número dois da Previdência investigado pela PF
Apesar da indicação de novo ministro, Motta não garante apoio a Lula na PB
Apesar da indicação de novo ministro, Motta não garante apoio a Lula na PB.
Deputado protocola projeto que cria Código de Conduta para ministros do STF
Deputado protocola projeto que cria Código de Conduta para ministros do STF
Jaques Wagner provoca crise na cúpula do PT ao articular PL da dosimetria
Jaques Wagner provoca crise na cúpula do PT ao articular PL da dosimetria
Vice-líder do governo alvo da PF; nº 2 da Previdência é preso
Vice-líder do governo alvo da PF; nº 2 da Previdência é preso
Líder do PL diz que vai recorrer contra cassação de Eduardo e Ramagem
Líder do PL diz que vai recorrer contra cassação de Eduardo e Ramagem

Equatorial Goiás: o que abre e fecha no feriado de Natal 

Clientes podem contar com os canais de atendimento digitais que estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana  Devido ao feriado de Natal, as agências e postos de atendimento presenciais da Equatorial Goiás estarão fechados em todo o estado na próxima quarta-feira (24), a partir das 12h,

Leia mais...

Entenda como a Receita Federal cruza dados do Pix

Não é mágica, é inteligência artificial: entenda como os sistemas do Fisco analisam bilhões de transações para encontrar sonegação e erros na declaração A fiscalização do Imposto de Renda pela Receita Federal ganhou um poderoso aliado: o Pix. Por trás da agilidade do sistema de pagamentos instantâneo, existe uma complexa

Leia mais...

Suspeito de invadir casa com comparsa é atropelado na fuga

Dupla estava furtando residência quando foram flagrados pela Polícia Militar. Um dos homens também foi baleado Dois suspeitos foram flagrados, por volta das 13h14 deste domingo (21/12), furtando uma residência na QSC 26, próximo ao lar dos velhinhos da região. Ao perceberem que foram pegos, iniciaram a fuga.  https://www.dailymotion.com/embed/video/x9w61b8?autoplay=1 Durante

Leia mais...

Brasilienses lotam feiras no último domingo antes do Natal

Expectativa dos feirantes é que a forte movimentação registrada neste domingo se mantenha até a véspera do Natal (24/12). A três dias do Natal, este domingo (21/12) foi marcado por intensa correria nas feiras populares do Distrito Federal. Desde cedo, consumidores lotaram a Feira dos Goianos, em Taguatinga, e a

Leia mais...

Cruzeiro tenta a contratação de Gerson, ex-Flamengo

Meio-campista trabalhou com o técnico Tite no clube rubro-negro e na seleção brasileira De volta ao futebol brasileiro após mais de um ano, o técnico Tite quer voltar a trabalhar com um velho conhecido: o volante Gerson, que fez parte do seu plantel no Flamengo, em 2023. Para isso, o

Leia mais...

Palmeiras encaminha venda de argentino ao River Plate

Jogador chegou ao Verdão em 2024 O Palmeiras já se movimenta para mudar o elenco na próxima temporada. O Verdão encaminhou a venda do volante agentino Aníbal Moreno ao River Plate, da Argentina. Segundo informações do “ge”, o River tentou um empréstimo, mas o Verdão só aceitava vender o jogador.

Leia mais...

Jogadores de clube paulista anunciam greve por atraso de salário

Com problemas financeiros, Ponte Preta enfrenta dificuldades financeiras, e atletas realizam paralisação até que valores sejam acertados Jogadores de clube paulista anunciam greve por atraso de salário A Ponte Preta vem se preparando para a temporada de 2026, mas passa por um momento delicado. Com problemas financeiros desde o meio

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.