19/11/2025

Bolsonaro volta a se dizer perseguido: “Querem me destruir por completo”

Querem silenciar quem se opõe. E se não podem calar com censura, tentam com ameaças, inquéritos, prisão ou até com a morte", escreveu o ex-presidente - (crédito: Gustavo Moreno/STF)

Declarações foram feitas no mesmo dia em que a PGR deve apresentar alegações finais no inquérito do plano de golpe; ex-presidente não cita diretamente o STF ou o Ministério Público

No dia em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) deve apresentar as alegações finais na ação penal do chamado “núcleo do golpe” no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou em rede social que há uma tentativa de destruí-lo por completo. O caso apura o envolvimento de aliados e do próprio ex-chefe do Executivo na elaboração de um plano para anular as eleições de 2022 e impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O sistema nunca quis apenas me tirar do caminho. A verdade é mais dura: querem me destruir por completo — eliminar fisicamente, como já tentaram — para que possam, enfim, alcançar você. O cidadão comum. A sua liberdade. A sua fé. A sua família. A sua forma de pensar”, escreveu Bolsonaro nesta segunda-feira (17/4). A postagem foi publicada nas redes sociais horas antes da manifestação da PGR ser enviada ao STF.

Ao longo do texto, Bolsonaro evita citar diretamente o STF ou o Ministério Público, mas reforça o discurso de perseguição. “Querem silenciar quem se opõe. E se não podem calar com censura, tentam com ameaças, inquéritos, prisão ou até com a morte. Não se enganem: se hoje fazem isso comigo, amanhã será com você”, afirma.

O ex-presidente também voltou a associar o Judiciário e a imprensa a um suposto projeto autoritário. “Luto porque não aceito ver o país escravizado por um sistema podre, sustentado por uma imprensa comprada, por poucos juízes militantes e por políticos que sabem que é sua última chance de implementar seu sonho ideológico nefasto neste país maravilhoso”, escreveu.

A manifestação da PGR representa a última etapa da fase de acusação antes da eventual abertura do julgamento. O inquérito, autorizado pelo STF, investiga se Bolsonaro e aliados tentaram promover um golpe de Estado, com base em articulações que envolvem a minuta de um decreto de estado de sítio e reuniões com militares para anular o resultado das eleições.

O processo é um desdobramento da delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência. A defesa de Bolsonaro nega qualquer tentativa de golpe e classifica as acusações como “narrativas políticas”. Nas redes sociais, o ex-presidente conclui: “Enquanto Deus me der vida, estarei aqui. Em pé. Falando a verdade. E lembrando que o Brasil não pertence ao sistema — pertence ao povo brasileiro”.

Tribuna Livre, com informações do ex-presidente Jair Bolsonaro em redes sociais

Leia também
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada

Exxon mobil mira exploração de petróleo na foz do amazonas

A Exxon Mobil demonstra forte interesse na exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, aguardando o desenvolvimento da infraestrutura necessária pela Petrobras e a subsequente licitação de áreas. A informação foi divulgada por um alto executivo da SBM Offshore, empresa que atua como parceira de grandes companhias petrolíferas.

Leia mais...

Confira onde Equatorial Goiás vai precisar interromper temporariamente fornecimento de energia para realizar manutenções esta semana

Ações acontecem em cidades como Águas Lindas de Goiás, Jataí, Luziânia, Goiânia e Aparecida de Goiânia, com trocas de postes, transformadores e cabos para acelerar reconstrução da rede elétrica A Equatorial Goiás realiza, ao longo desta semana, serviços programados de manutenção e reconstrução da rede elétrica em diversas regiões do

Leia mais...

Parceria garante atendimento educacional a custodiados do DF

Serviço inédito no país vai acompanhar pessoas em cumprimento de pena no sistema prisional nas escolas da Secretaria de Educação do DF A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF) firmaram uma parceria inédita para ampliar o acesso à educação de

Leia mais...

Jeff bezos entra no mundo da ia com startup de us$ 6,2 bilhões

Jeff Bezos, fundador da Amazon, está se preparando para um retorno formal ao mundo dos negócios como codiretor executivo de uma nova startup focada em inteligência artificial. A empresa, denominada Project Prometheus, mira no desenvolvimento de IA para engenharia e fabricação em setores como computação, indústria automotiva e aeroespacial. O

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.