13/09/2025

Bons índices de segurança reforçam título de Brasília como capital da qualidade de vida

Na avaliação do fator Segurança Pessoal, Brasília ficou atrás apenas de São Paulo (SP) e Florianópolis (SC) | Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

A queda das taxas criminais violentas foi um dos fatores que colocaram o Distrito Federal na primeira posição entre as unidades da Federação do país como o local que oferece a melhor condição de vida para a população, segundo o Índice de Progresso Social Brasil 2024

A segurança é um dos fatores essenciais para medir as condições de vida e de bem-estar de uma população. No caso do Distrito Federal, as quedas das taxas criminais nos últimos anos ajudaram a posicionar a unidade da federação à frente dos 26 estados brasileiros e em segundo lugar entre os 5.570 municípios no ranking de locais com a melhor qualidade de vida, segundo o Índice de Progresso Social Brasil 2024 (IPS Brasil). A pesquisa avaliou três eixos, entre eles Necessidades Humanas Básicas, que inclui Segurança Pessoal, no qual Brasília foi avaliada como a terceira melhor capital, ficando atrás apenas de São Paulo (SP) e Florianópolis (SC).

“Isso é muito importante para todos nós. Morar na capital da República e saber que temos um nível de educação, saneamento, saúde e segurança pública, porque estamos fazendo grandes investimentos e trabalhando muito para melhorar a vida da população do Distrito Federal”, afirma o governador Ibaneis Rocha.

A classificação do IPS Brasil reforça outros dados recentes relativos à segurança pública do DF. Brasília foi classificada como a segunda capital mais segura, de acordo com o Atlas da Violência 2024, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e a terceira menos violenta segundo com o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que soma homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes por intervenção de agentes policiais.

“Reformulamos nossas ações e projetos sob a perspectiva da integralidade, ampliando a participação da sociedade no debate e nas decisões de segurança pública”

Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública

“Nos últimos anos, o Distrito Federal tem consistentemente reduzido os índices criminais, especialmente os homicídios, graças a uma gestão de segurança pública consolidada e em constante aprimoramento, com o apoio do governador Ibaneis Rocha”, destaca o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “Reformulamos nossas ações e projetos sob a perspectiva da integralidade, ampliando a participação da sociedade no debate e nas decisões de segurança pública. Isso vem impactando, em conjunto a outras áreas de governo, na segurança e na qualidade de vida da população”, completa.

Um dos pilares da segurança do DF é a atuação conjunta das forças – polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros Militar – e o envolvimento com a sociedade civil, organizações e conselhos comunitários de Segurança (Consegs). “É uma característica da capital da República integrar e aproximar as forças da sociedade. E toda vez que temos uma aproximação melhoramos o serviço prestado”, afirma o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar responsável pela Asa Sul, tenente-coronel Zairo.

Atuação conjunta

Um dos exemplos de integralidade é o programa Rede Vizinhos Protegidos, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), em que a polícia, os Consegs e os moradores atuam de forma conjunta para prevenir a criminalidade e aumentar a celeridade do atendimento às ocorrências, por meio da participação de palestras e do monitoramento e do acompanhamento com auxílio tecnológico.

“A própria definição de segurança pública diz que é um dever do estado, mas responsabilidade de todos. Com o programa geramos esse senso de responsabilização e conseguimos ter essa diferenciação no sentido de identificar alguns distúrbios mais comuns de cada localidade por meio da central de videomonitoramento e de aplicativos de conversa. É um encurtamento do atendimento e uma melhor capilarização da atuação”, revela o tenente-coronel do 1º BPM.

A prefeita da SQS 102, Patrícia Carvalho, diz que o programa tem dado resultado garantindo a segurança na Asa Sul. “É algo que vem funcionando na Asa Sul, porque ao estreitar os laços entre as forças de segurança e a comunidade, o programa ajuda na elucidação e na prevenção de crimes. Permite que os moradores trabalhem com as autoridades, criando uma rede de vigilância mútua”, comenta.

“Ainda é uma cidade que temos conforto de poder andar tranquilamente e, para manter essa qualidade de vida, é importante todo mundo trabalhar em conjunto fortalecendo a confiança nas forças de segurança”

Patrícia Carvalho, prefeita da SQS 102

Para ela, são políticas públicas como essa que fortalecem a sensação de segurança aos moradores de Brasília. “Acho que ainda temos essa percepção de segurança. Ainda é uma cidade que temos conforto de poder andar tranquilamente e, para manter essa qualidade de vida, é importante todo mundo trabalhar em conjunto fortalecendo a confiança nas forças de segurança”, defende Patrícia.

À frente do Conselho de Segurança do Varjão desde 2019, o presidente Vânio Ramos Scarabelot também acredita que o Distrito Federal é um local que passa segurança aos moradores, principalmente, em relação a outros estados. “Você poder acordar de manhã e sair de casa sabendo que fará isso em segurança é algo muito importante. Imagina sair preocupado se vai voltar ou chegar no local de destino ou se vai ser assaltado? Ter essa confiança traz para o cidadão uma tranquilidade psicológica, que é o que vai gerar qualidade de vida”, afirma.

Scarabelot avalia que a manutenção de bons índices de segurança são resultado das mudanças nos protocolos das forças. “As próprias estratégias de segurança foram mudando, para que os policiais pudessem trabalhar mais motivados e em melhores condições para serem mais efetivos. Sem contar o trabalho que os Consegs fazem em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública, porque somos o elo entre a comunidade e o Poder Público”, define.

Na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a grande diferença nos últimos anos foi a melhor distribuição do efetivo nas ruas, com apoio de mais viaturas dando mais mobilidade e agilidade aos atendimentos de ocorrências.

A volta do funcionamento 24 horas das delegacias de polícia foi outro fator de impacto no combate à criminalidade, do ponto de vista da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) que também reformou e construiu diversas unidades. Somente em 2023, foram investidos aproximadamente R$ 20 milhões nas obras da 35ª DP em Sobradinho II e das 9ª e 10ª DPs do Lago Norte.

Tribuna Livre, com informações do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Deixe um comentário

Leia também
No País de Gales, intercambistas do Pontes para o Mundo estabelecem rotina de estudos para o PAS
No País de Gales, intercambistas do Pontes para o Mundo estabelecem rotina de estudos para o PAS
Jogos da Juventude: DF conquista medalha de ouro na marcha atlética e de prata na natação
Jogos da Juventude: DF conquista medalha de ouro na marcha atlética e de prata na natação
Exposição apresenta materiais usados para alfabetização de estudantes cegos e com baixa visão em escola de Planaltina
Exposição apresenta materiais usados para alfabetização de estudantes cegos e com baixa visão em escola de Planaltina
DF terá mais de 50 locais de vacinação neste sábado
DF terá mais de 50 locais de vacinação neste sábado
Para eventos, trânsito no DF terá intervenções a partir deste domingo (14)
Para eventos, trânsito no DF terá intervenções a partir deste domingo (14)
GDF aprova regimento interno da Câmara Setorial da Fruticultura
GDF aprova regimento interno da Câmara Setorial da Fruticultura
QualificaDF Móvel oferece 1
QualificaDF Móvel oferece 1.012 vagas para diversos cursos de qualificação profissional
Projeto Na Sua Hora continua atendimentos noturnos em shopping da Asa Norte nesta quinta-feira (11)
Projeto Na Sua Hora continua atendimentos noturnos em shopping da Asa Norte nesta quinta-feira (11)
Abertura oficial dos Jogos da Juventude emociona jovens talentos de todo o Brasil
Abertura oficial dos Jogos da Juventude emociona jovens talentos de todo o Brasil
Mais de 100 km de calçadas foram construídos no DF no primeiro semestre de 2025
Mais de 100 km de calçadas foram construídos no DF no primeiro semestre de 2025
Palhaços levam acolhimento e humanização à UBS 1 da Estrutural
Palhaços levam acolhimento e humanização à UBS 1 da Estrutural
Ceilândia recebe ações de manutenção urbana
Ceilândia recebe ações de manutenção urbana

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.