09/01/2026

Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa

REUTERS/Kira Duarte

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) obteve autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realizar pesquisas com a planta cannabis. A decisão representa um marco significativo e pode impulsionar o Brasil, reconhecida potência agrícola, em direção à autorização do cultivo da planta.

A pesquisadora da Embrapa, Daniela Bittencourt, expressou satisfação com a permissão concedida pela Anvisa, que viabiliza a construção do primeiro banco de germoplasma de cannabis da Embrapa e o desenvolvimento de projetos voltados ao aprimoramento genético da planta para diversas aplicações.

Além do foco em aplicações medicinais, a Embrapa também conduzirá estudos com o cânhamo, variedade da cannabis utilizada na produção de fibras.

De acordo com Bittencourt, a pesquisa terá duração inicial de 12 anos, mas poderá ser estendida indefinidamente, a exemplo do que ocorre com as pesquisas em soja e milho. Esforços de pesquisa da Embrapa desde a década de 1970 permitiram a expansão do cultivo de soja em larga escala no Brasil, transformando o país em um dos maiores produtores e exportadores mundiais da oleaginosa.

A Embrapa solicitou a autorização para pesquisa com cannabis à Anvisa em setembro de 2024. A expectativa é que o trabalho atraia o interesse de empresas de cannabis, que há tempos vislumbram o potencial do Brasil no desenvolvimento e comercialização de produtos medicinais e industriais derivados da planta.

Um montante inicial de R$ 13 milhões em recursos públicos será destinado ao financiamento da pesquisa. A Embrapa demonstra interesse em estabelecer parcerias com o setor privado para a realização dos estudos.

Daniela Bittencourt manifestou confiança de que a Anvisa concluirá a regulamentação para o cultivo de cannabis no Brasil até março de 2026, em cumprimento a uma decisão judicial de novembro de 2024.

Em 2019, a Anvisa aprovou regras para a comercialização de produtos de cannabis medicinal no país, mas rejeitou a proposta de permitir o cultivo doméstico de maconha medicinal. Na decisão que autorizou a pesquisa da Embrapa, a Anvisa declarou que está elaborando uma regulamentação para o cultivo de cannabis “para fins medicinais e científicos”.

Atualmente, o plantio e a venda de maconha para fins recreativos permanecem proibidos no Brasil, embora a compra e a posse de até 40 gramas para uso pessoal não sejam mais consideradas crime.

Fonte: forbes.com.br

Leia também
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Greve dos roteiristas
Sindicato negocia ‘acordo final’ pelo fim da greve dos roteiristas em Hollywood
BRASILEIRO
A tecnologia de detecção de calor que ajudou a capturar brasileiro foragido
CANTOR
Cantor é preso no Irã por música contra uso obrigatório do véu islâmico
RUSSIA
Além de Prigozhin: 3 desafetos de Putin que morreram misteriosamente
MUNDO
Brasileira presa na Indonésia escapa de pena de morte
Filho de Cabo Daciolo, Bernardo faz parte de time sub-17 do Bragantino

Motoristas já podem pagar pedágio com PIX na BR-060

Concessionária Triunfo Concebra implementa novo meio de pagamento nas praças de Goianápolis e Alexânia Motoristas que trafegam pela BR-060 têm uma novidade positiva. As praças de pedágio de Goianápolis e Alexânia, administradas pela concessionária Triunfo Concebra, passaram a aceitar pagamentos via PIX. A iniciativa é a mais recente medida adotada

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.