11/11/2025

Brasil institui Dia Nacional do Brega no aniversário de Reginaldo Rossi

A data será comemorada em 14 de fevereiro- data do nascimento do cantor e compositor pernambucano Reginaldo Rossi (1943 – 2013), conhecido como o Rei do Brega - (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

A data será celebrada em 14 de fevereiro — dia em que o músico pernambucano nasceu

O Brasil ganhou, por lei, um Dia Nacional do Brega. Em publicação no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (22/5), o presidente Lula sancionou sem vetos a lei aprovada pelo Congresso Nacional que institui a data.

A lei surgiu a partir de um projeto de autoria do deputado federal Pedro Campos (PSB-PE), que destacou a importância econômica do estilo musical, que movimenta uma cadeia produtiva fundamental para as periferias urbanas e rurais, principalmente nos estados das regiões Norte e Nordeste.

A data será comemorada em 14 de fevereiro — data do nascimento do cantor e compositor pernambucano Reginaldo Rossi (1943 – 2013), conhecido como o Rei do Brega. “Rossi, que saiu de origens humildes para se tornar uma figura emblemática do brega, é um exemplo inspirador de como a música pode transformar vidas e transcender barreiras sociais”, diz o projeto de lei.

Para Igor Silveira, produtor da banda brasiliense Brega & Rosas, a iniciativa ajuda a amenizar o preconceito contra o gênero musical, que muitas vezes é depreciado. “Quando o termo brega é usado de forma pejorativa é o preconceito falando mais alto do que o conhecimento pela música”, afirma Igor.

Ele destaca o poder de alcance da música brega e afirma ter convicção de que o brega está presente em todas as regiões do país, contestando a percepção de que o brega é um estilo ouvido majoritariamente no Norte e Nordeste do Brasil. “O brega é pop. Os sucessos são tantos quando toca as pessoas cantam, não tem jeito, está incrustado na nossa na nossa memória afetiva.”

Igor conta que Reginaldo Rossi é um artista cuja obra não pode faltar no repertório da banda desde sua formação, há 15 anos. “Reginaldo Rocha é um dos principais nomes do gênero. É um cantor que a gente aprecia demais a obra dele e até hoje ele é cantor que não pode faltar no repertório da banda”.

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara.

Leia também
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
image-400-1ea258510b3383a52f9feda8eeddddef
Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique
f1280x720-162245_293920_5050
Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo
eletricos
Elétricos mais acessíveis: queda de preços promete revolução automotiva
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Polícia interdita 49 postos por suspeita de lavagem de dinheiro para o PCC
Polícia interdita 49 postos por suspeita de lavagem de dinheiro para o PCC
Governo decreta ponto facultativo em Belém nos dias 6 e 7 de novembro
Governo decreta ponto facultativo em Belém nos dias 6 e 7 de novembro

Petrobras decide manter participação acionária na braskem

A Petrobras anunciou sua decisão de manter sua participação na Braskem, a maior petroquímica da América Latina. A estatal brasileira detém atualmente 36% do capital total da empresa e 47% das ações com direito a voto. A decisão encerra um período de especulações sobre a possível venda da participação da

Leia mais...

Bolsonaro é condenado e flávio reage: ‘uma farsa’

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que rejeitou, por unanimidade, o recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida mantém a condenação de 27 anos e 3 meses imposta ao ex-presidente. Para o senador, a decisão é uma “farsa”.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.