Abastecimento de água foi interrompido para substituição de válvulas desgastadas, mas o fornecimento volta ao normal ainda nesta terça (23)
A partir das 15h desta terça-feira (23), volta a ser normalizado o fornecimento de água para 165 mil moradores do Paranoá, Itapoã e MI do Lago Norte, interrompido às 7h para renovação de equipamentos no Reservatório Apoiado do Paranoá, que abastece a região. A previsão é da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), alertando que a água vai voltar às torneiras gradualmente e que o abastecimento estará plenamente normalizado até as 23h30.
O Reservatório Apoiado do Paranoá entrou em operação em 1988. É composto por duas câmaras de armazenamento, chamadas de “câmaras de reservação”, com capacidade para guardar 5 milhões de litros de água. Alimentado pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Lago Norte, o reservatório abastece o Paranoá, Itapoã e parte do Lago Norte. Quando necessário, pode ser acionado para reforçar o abastecimento do Paranoá Parque.
A Caesb explicou que interrompeu o fornecimento para que pudesse substituir válvulas de controle de saída de água. As válvulas funcionam como torneiras. Para fazer serviços de limpeza ou manutenção, elas são fechadas, impedindo que a água passe de um reservatório para outro. Com 36 anos de uso, os equipamentos se desgastaram e já não conseguiam conter a água, prejudicando as operações de limpeza e manutenção. Com a substituição das válvulas, o problema está resolvido e os moradores da região podem ser atendidos sem risco de perder a qualidade da água e sem interrupção no abastecimento, conforme esclareceu a Caesb.
Além de trocar as válvulas, a Caesb instalou um macromedidor no Itapoã. O aparelho possibilitará que a companhia aprimore os serviços de monitoramento e controle de perdas de água em toda a região atendida pelo reservatório do Paranoá. Mais de 15 profissionais estão desde às 7 horas da manhã de hoje atuando nessa operação, segundo a Caesb.
Tribuna Livre, com informações da Caesb