19/12/2025

Caetano Veloso entrega carta ao Papa Francisco pedindo ajuda contra a violência na Bahia

Em sua turnê pela Europa, Caetano Veloso aborda a violência na Bahia com o Papa Francisco, além de discutir o trágico assassinato de crianças no Rio de Janeiro e a religiosidade de sua mãe, Dona Canô.

Nesta quinta-feira, 28, o Papa Francisco recebeu em audiência o cantor Caetano Veloso, que está em turnê pela Europa com o espetáculo “Meu Coco”. Acompanhado por sua esposa, Paula Lavigne, Caetano Veloso visitou o Vaticano em busca da bênção do Pontífice. Durante a visita, o renomado artista brasileiro entregou uma carta ao Papa, na qual expressou sua profunda preocupação com o aumento da violência no Estado da Bahia e compartilhou reflexões sobre a religiosidade de sua mãe, Dona Canô, que faleceu em 2012.

Na quarta-feira anterior, 28, Caetano Veloso realizou uma apresentação única na Itália, com seu show ocorrendo no “Parco della Musica” em Roma. Vale destacar que Caetano é um consagrado artista, vencedor de 13 prêmios Latin Grammy e dois prêmios Grammy na categoria de Melhor Álbum de World Music

Veja a íntegra da carta de Caetano ao papa

Vossa Santidade, papa Francisco

É com alegria especial que chego aqui, na Santa Sé, para este encontro. Sou da cidade de Santo Amaro da Purificação. E desde menino acompanhava encantado a minha mãe, Dona Canô, com seus gestos de simplicidade, afeto e sabedoria.
Ela lutava em defesa da despoluição do Rio Subaé e fazia campanhas pela restauração da igreja de Nossa Senhora da Purificação, da qual sempre foi ardorosa devota.
Em 2007, na festa do centenário dela, a família, amigos e a cidade de Santo Amaro promoveram durante o ano uma série de homenagens à dona Canô. E o que nela provocou maior emoção foi a Igreja da Purificação receber a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida.
É com esses ensinamentos de paz que chego aqui, diante de Vossa Santidade.
Nesses 10 anos de pontificado do primeiro Papa da América Latina, jesuíta e de nome Francisco, tenho acompanhado suas posições denunciando injustiças, alertando para a situação dos migrantes e sendo o autor da primeira encíclica ambiental: Laudato si – Sobre o cuidado da casa comum. O texto é uma advertência necessária sobre as responsabilidades humanas nas alterações climáticas.
Santo Padre, onde moro, na cidade do Rio de Janeiro, a violência atingiu índices iguais aos das grandes guerras pelo mundo. E o pior: vitimando cada vez mais crianças. A lista de meninos e meninas mortos por armas de fogo na Região Metropolitana do Rio assombra. Só este ano, 10 crianças morreram dessa forma.
Recentemente, entrou nesta estatística a menina Eloah da Silva dos Santos, de 5 anos, atingida por um tiro quando estava em casa, no Morro do Dendê, comunidade da Ilha do Governador, Zona Norte do Rio.
As vítimas têm em comum o fato de terem tido uma morte repentina enquanto viviam seus cotidianos. Com idades entre 9 e 13 anos. A chamada “guerra às drogas” até hoje não reduziu o comércio ou o uso delas. Mas o número de jovens, em sua maioria negros, mortos a bala não para de crescer.
Esse destino trágico também vitimou: Juan Davi de Souza Faria, 11 anos; Rafaelly da Rocha Vieira, 10 anos; Maria Eduarda Carvalho Martins, 9 anos; Ester de Assis Oliveira, 9 anos; Jhenyfer Luz Silva de Souza, 12 anos; Lohan Samuel Nunes Dutra, 11 anos; Yan Gabriel Marques, 12 anos; Dijalma de Azevedo, 11 anos; Thiago Menezes Flausino, 13 anos.
A violência também tomou conta da Bahia, estado em que nasci há 81 anos. Estou assustado ao constatar que – apenas nestes primeiros 24 dias de setembro – já foram registradas pelo menos 46 mortes em confrontos policiais em todo o estado. A proporção é de quase duas mortes por dia neste mês. Essas mortes aconteceram principalmente em bairros periféricos de Salvador, como Alto das Pombas, Calabar, Valéria e Águas Claras.
Diante dessa situação de agravamento da violência no Brasil peço que Vossa Santidade volte o seu olhar e suas orações para o nosso país. Tenho certeza de que sua mensagem de paz será ouvida no país que tem como padroeira Nossa Senhora Aparecida.

 

Tribuna Livre Brasil 

Deixe um comentário

Leia também
Trump tem 'personalidade de alcoólatra', diz chefe da Casa Branca em entrevista
Trump tem 'personalidade de alcoólatra', diz chefe da Casa Branca em entrevista
Após ação e bloqueio de Trump, Venezuela começa a ficar sem espaço para armazenar petróleo, diz agência
Após ação e bloqueio de Trump, Venezuela começa a ficar sem espaço para armazenar petróleo, diz agência
Ataques dos EUA no Pacífico contra três embarcações deixam oito mortos
Ataques dos EUA no Pacífico contra três embarcações deixam oito mortos
Adolescentes se tornam 'escravos' do narcotráfico na França
Adolescentes se tornam 'escravos' do narcotráfico na França
Como a diplomacia em Brasília vê a ideia de Trump para Lula abrigar Maduro
Como a diplomacia em Brasília vê a ideia de Trump para Lula abrigar Maduro.
María Corina Machado fratura vértebra ao fugir da Venezuela em barco de pesca, dizem aliados
María Corina Machado fratura vértebra ao fugir da Venezuela em barco de pesca, dizem aliados
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos

Vazamento antecipou divulgação da Genial/Quaest

Lula (PT) é desaprovado por 49% de aprovado por 48% dos eleitores. Os números representam empate técnico. A pesquisa Genial/Quaest divulgada em sua totalidade ontem no início da tarde estava programada para sair em duas partes — a primeira hoje, com a avaliação do governo Lula, e a segunda amanhã,

Leia mais...

Estudantes universitários que atuaram na COP 30 denunciam calote

Grupo de 40 alunos esperam receber pagamento a cargo de um instituto, quase um mês depois de realização do evento internacional em Belém Um grupo de 40 estudantes universitários cobra o Instituto Cultural Arto pelo pagamento de serviços prestados na Freezone, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.