10/11/2025

Caiado diz que se vencer eleições concederá anistia a Bolsonaro

Caiado: "Hoje eu sou do maior partido do país, tenho experiência de cinco mandatos de deputado federal e sou consagrado por ser o governador mais bem avaliado no país nos últimos três anos" - (crédito: Alícia Bernardes/CB/DA.Press)

Declaração do governador de Goiás, que recentemente lançou sua pré-candidatura à Presidência da República no mês passado, tem o objetivo de conquistar o eleitorado da direita

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou nesta quarta-feira (14/5) que pretende, caso vença as eleições presidenciais de 2026, conceder anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e demais acusados. A declaração faz parte do movimento político de Caiado, que lançou sua pré-candidatura no mês passado, para atrair a simpatia dos eleitores bolsonaristas.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ainda é, no entanto, o principal nome cotado dentro do campo da direita para concorrer ao Palácio do Planalto, embora não tenha oficializado sua pré-candidatura. “Caiado vai chegando na Presidência da República e, no meu momento, vou resolver esse assunto, anistiar essa situação toda. E vamos discutir o problema de crescimento e de pacificação do país”, afirmou o governador goiano, durante entrevista à GloboNews.

Falando em terceira pessoa, Caiado sinalizou claramente sua disposição de liderar um projeto de reconciliação nacional, centrado na superação da polarização política e na retomada de pautas econômicas. “Ronaldo Caiado, presidente da República, vou anistiar e começar uma nova história no Brasil”, declarou.

O governador destacou ainda sua experiência política, iniciada em 1989, o que o capacitaria para concorrer nas próximas eleições. “Hoje eu sou do maior partido do país, tenho experiência de cinco mandatos de deputado federal e sou consagrado por ser o governador mais bem avaliado no país nos últimos três anos. Mais do que nunca, me sinto credenciado a ir para o debate, com toda a humildade. No primeiro turno, vamos disputar, debater. Vou mostrar o que eu fiz”, afirmou.

A proposta de anistia é uma bandeira defendida por Jair Bolsonaro e pelo Partido Liberal (PL), que atuam para livrar apoiadores condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, bem como réus que respondem a ações no Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento em tentativa de golpe após as eleições de 2022.

O ex-presidente está inelegível desde junho de 2023 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o condenou por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha presidencial. A pena de inelegibilidade se estende até 2030, o que impede sua candidatura nas próximas eleições gerais.

Tribuna Livre, com informações do Governador Ronaldo caiado em entrevista a GloboNews.

Leia também
f1280x720-69873_201548_5050
Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica
f1280x720-162264_293939_5050
Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
Cláudio Castro toma café com Tarcísio para discutir o crime organizado
11)
Hugo Motta pauta discussão do PL Antifacção para terça-feira (11/11)
eduardo-tagliaferro-alexandre-de-moraes
Primeira turma do stf aceita denúncia contra ex-assessor de moraes
belem-do-para-
Belém e paris selam acordo para projetos verdes antes da cop30
design-sem-nome-2025-09-09t185120
Bolsonaro é condenado e flávio reage: ‘uma farsa’
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"
Izalci defende reajuste para forças de segurança: "É questão de equilíbrio e eficiência"
Congresso fará homenagem às viúvas de policiais mortos em megaoperação no Rio
Congresso fará homenagem às viúvas de policiais mortos em megaoperação no Rio
Análise de projeto que dobra taxação das bets é adiada no Senado
Análise de projeto que dobra taxação das bets é adiada no Senado
Governo envia ao Congresso projeto de reajuste para policiais do DF
Governo envia ao Congresso projeto de reajuste para policiais do DF
Indicações de Lula ao STF e à PGR testam força do Planalto no Senado
Indicações de Lula ao STF e à PGR testam força do Planalto no Senado

Petrobras decide manter participação acionária na braskem

A Petrobras anunciou sua decisão de manter sua participação na Braskem, a maior petroquímica da América Latina. A estatal brasileira detém atualmente 36% do capital total da empresa e 47% das ações com direito a voto. A decisão encerra um período de especulações sobre a possível venda da participação da

Leia mais...

Bolsonaro é condenado e flávio reage: ‘uma farsa’

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que rejeitou, por unanimidade, o recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida mantém a condenação de 27 anos e 3 meses imposta ao ex-presidente. Para o senador, a decisão é uma “farsa”.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.