10/11/2025

Câmara dos Deputados recebe evento sobre o combate ao câncer ginecológico

O evento vai ocorrer no Salão Nobre, na Câmara dos Deputados - (crédito: Foto: Luiz Marques/Portal Câmara dos Deputados)

A campanha “Setembro em Flor”, uma iniciativa do Grupo EVA, iluminará o Congresso Nacional com o objetivo de conscientizar sobre o câncer ginecológico e apoiar mulheres que enfrentam a doença

A Câmara dos Deputados será sede, nesta terça-feira (16/9), do 3º Fórum de Conscientização do Câncer Ginecológico, promovido pelo Grupo EVA. O evento reúne parlamentares, autoridades médicas e representantes da sociedade civil para debater políticas públicas de prevenção, diagnóstico e tratamento de tumores ginecológicos, com destaque para o câncer do colo do útero, que ainda mata mais de 8 mil mulheres por ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O fórum, com o tema “Câncer Ginecológico em Debate: Caminhos para a Transformação da Saúde Pública, será aberto pela oncologista Andréa Paiva Gadêlha Guimarães, presidente do Grupo EVA, ao lado das deputadas Silvia Cristina, Laura Carneiro e Flávia Morais. Durante a abertura, Guimarães ressaltou a necessidade de políticas nacionais eficientes: “É inadmissível que oito mil mulheres brasileiras morram anualmente por uma doença que pode ser evitada com vacina e exames de rastreio”, afirmou.

No centro do debate estarão a vacinação contra o HPV, o rastreamento do câncer por meio do exame de DNA-HPV e a ampliação do acesso a tratamentos e novas tecnologias na oncologia ginecológica, previstas para os próximos anos. Representantes do Ministério da Saúde, do Inca e de organizações médicas e da sociedade civil vão compartilhar experiências e propor estratégias para melhorar a prevenção e reduzir a mortalidade entre mulheres em todo o país.

O lançamento da campanha nacional Setembro em Flor ocorrerá no evento, com o objetivo de dar visibilidade às mulheres que enfrentam o câncer ginecológico e de promover ações educativas em todo o Brasil. Para reforçar a mobilização e a importância da conscientização e prevenção da doença, o Congresso Nacional será iluminado.

Uma pesquisa inédita do Grupo EVA em parceria com o Instituto Locomotiva revelou que 57% das brasileiras desconhecem a relação entre o HPV e o câncer de colo do útero. O levantamento aponta ainda que 42% das mulheres não tomaram ou não se lembram de ter tomado a vacina, 29% desconhecem a função do exame Papanicolaou e 49% não sabem para que serve o exame de DNA-HPV. Para Guimarães, o dado evidencia a importância da informação de qualidade: “As fake news têm impacto enorme na vida das mulheres. Precisamos de campanhas claras e conjuntas para mudar esse cenário e salvar vidas”.

O fórum não só abordará a prevenção, mas também explorará as inovações na oncologia ginecológica, como a implementação de novos métodos de diagnóstico e tratamentos mais eficazes no Sistema Único de Saúde (SUS). O propósito é enfatizar a importância da colaboração entre governo, profissionais de saúde e sociedade civil, visando assegurar que mais mulheres tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade e que os casos de câncer sejam identificados e tratados precocemente.

Programação

O 3º Fórum de Conscientização do Câncer Ginecológico do Grupo EVA será realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, em 16 de setembro, das 14h às 19h. Para inscrições e mais informações acesse o link abaixo:

www.eva.org.br

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara

Leia também
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
image-400-1ea258510b3383a52f9feda8eeddddef
Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique
f1280x720-162245_293920_5050
Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo
eletricos
Elétricos mais acessíveis: queda de preços promete revolução automotiva
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Polícia interdita 49 postos por suspeita de lavagem de dinheiro para o PCC
Polícia interdita 49 postos por suspeita de lavagem de dinheiro para o PCC
Governo decreta ponto facultativo em Belém nos dias 6 e 7 de novembro
Governo decreta ponto facultativo em Belém nos dias 6 e 7 de novembro

Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita

Lula vive momento tenso com parcela expressiva da comunidade judaica brasileira, após acusar Israel de fazer um genocídio em Gaza Governadores da direita se reuniram na noite de sábado (9/11) em um evento promovido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib). Os presentes teceram críticas ao governo Lula (PT) e elogios

Leia mais...

Novidades da hbo max: veja os lançamentos da semana

A HBO Max enriquece seu catálogo com uma variedade de lançamentos cinematográficos e televisivos entre os dias 10 e 16 de novembro. A plataforma de streaming adiciona novas produções que abrangem desde títulos recentes até conteúdos já populares entre o público. Entre os destaques da semana, a plataforma apresenta a

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.