10/11/2025

Câmara dos Deputados recebe evento sobre o combate ao câncer ginecológico

O evento vai ocorrer no Salão Nobre, na Câmara dos Deputados - (crédito: Foto: Luiz Marques/Portal Câmara dos Deputados)

A campanha “Setembro em Flor”, uma iniciativa do Grupo EVA, iluminará o Congresso Nacional com o objetivo de conscientizar sobre o câncer ginecológico e apoiar mulheres que enfrentam a doença

A Câmara dos Deputados será sede, nesta terça-feira (16/9), do 3º Fórum de Conscientização do Câncer Ginecológico, promovido pelo Grupo EVA. O evento reúne parlamentares, autoridades médicas e representantes da sociedade civil para debater políticas públicas de prevenção, diagnóstico e tratamento de tumores ginecológicos, com destaque para o câncer do colo do útero, que ainda mata mais de 8 mil mulheres por ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O fórum, com o tema “Câncer Ginecológico em Debate: Caminhos para a Transformação da Saúde Pública, será aberto pela oncologista Andréa Paiva Gadêlha Guimarães, presidente do Grupo EVA, ao lado das deputadas Silvia Cristina, Laura Carneiro e Flávia Morais. Durante a abertura, Guimarães ressaltou a necessidade de políticas nacionais eficientes: “É inadmissível que oito mil mulheres brasileiras morram anualmente por uma doença que pode ser evitada com vacina e exames de rastreio”, afirmou.

No centro do debate estarão a vacinação contra o HPV, o rastreamento do câncer por meio do exame de DNA-HPV e a ampliação do acesso a tratamentos e novas tecnologias na oncologia ginecológica, previstas para os próximos anos. Representantes do Ministério da Saúde, do Inca e de organizações médicas e da sociedade civil vão compartilhar experiências e propor estratégias para melhorar a prevenção e reduzir a mortalidade entre mulheres em todo o país.

O lançamento da campanha nacional Setembro em Flor ocorrerá no evento, com o objetivo de dar visibilidade às mulheres que enfrentam o câncer ginecológico e de promover ações educativas em todo o Brasil. Para reforçar a mobilização e a importância da conscientização e prevenção da doença, o Congresso Nacional será iluminado.

Uma pesquisa inédita do Grupo EVA em parceria com o Instituto Locomotiva revelou que 57% das brasileiras desconhecem a relação entre o HPV e o câncer de colo do útero. O levantamento aponta ainda que 42% das mulheres não tomaram ou não se lembram de ter tomado a vacina, 29% desconhecem a função do exame Papanicolaou e 49% não sabem para que serve o exame de DNA-HPV. Para Guimarães, o dado evidencia a importância da informação de qualidade: “As fake news têm impacto enorme na vida das mulheres. Precisamos de campanhas claras e conjuntas para mudar esse cenário e salvar vidas”.

O fórum não só abordará a prevenção, mas também explorará as inovações na oncologia ginecológica, como a implementação de novos métodos de diagnóstico e tratamentos mais eficazes no Sistema Único de Saúde (SUS). O propósito é enfatizar a importância da colaboração entre governo, profissionais de saúde e sociedade civil, visando assegurar que mais mulheres tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade e que os casos de câncer sejam identificados e tratados precocemente.

Programação

O 3º Fórum de Conscientização do Câncer Ginecológico do Grupo EVA será realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, em 16 de setembro, das 14h às 19h. Para inscrições e mais informações acesse o link abaixo:

www.eva.org.br

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara

Leia também
f1280x720-162214_293889_5050-1
Cúpula dos povos: vozes da sociedade civil ecoarão na cop30
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Governadores criticam Lula em evento da Confederação Israelita
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista
Vagão em chamas: trem em movimento é incendiado na Baixada Santista. 
f1280x720-162260_293935_5050
Enem 2024 aborda o etarismo e incita discussão necessária, apontam educadores
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
logoMPDFT
Encontro reúne prourb e movimentos sociais para fiscalização de políticas no df
image-400-1ea258510b3383a52f9feda8eeddddef
Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique
f1280x720-162245_293920_5050
Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo
eletricos
Elétricos mais acessíveis: queda de preços promete revolução automotiva
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Mariana: Dez anos após tragédia, Justiça ainda não condenou responsáveis
Polícia interdita 49 postos por suspeita de lavagem de dinheiro para o PCC
Polícia interdita 49 postos por suspeita de lavagem de dinheiro para o PCC
Governo decreta ponto facultativo em Belém nos dias 6 e 7 de novembro
Governo decreta ponto facultativo em Belém nos dias 6 e 7 de novembro

Tribunal do df recebe delegação de magistrados de moçambique

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) acolheu uma comitiva de seis membros da magistratura e do Ministério Público de Moçambique na quinta-feira, 6 de novembro. A visita oficial foi liderada pelo procurador da República, Carlos Vinícius Soares Cabeleira, e acompanhada pela Secretária Judiciária (SEJU), Danielle

Leia mais...

Queda de braço migratória em santa catarina ganha novo capítulo

Santa Catarina implementa medidas para controlar o fluxo migratório interno, gerando debates e reações em diferentes esferas políticas. A iniciativa partiu da prefeitura de Florianópolis, com o prefeito Topázio Neto instituindo um controle migratório na capital. A medida visa monitorar e, potencialmente, restringir a entrada de novos moradores na cidade.

Leia mais...

Belém e paris selam acordo para projetos verdes antes da cop30

Belém e Paris estreitaram laços com a assinatura de um acordo de cooperação técnica, visando o intercâmbio de projetos focados em sustentabilidade e urbanismo. O ato formal ocorreu na sede da prefeitura de Belém, durante os preparativos para a Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP30, que será sediada

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.