11/12/2025

Carreta solidária leva auxílio a comunidades indígenas e agricultores no RS

Cinco carretas já levaram mantimentos para seis aldeias da etnia Guarani Mbya. A sexta partirá em direção ao litoral norte do estado, onde atenderá as aldeias Guarani - (crédito: ADRA Brasil/Divulgação)

Uma estimativa não oficial aponta que pelo menos 80 comunidades indígenas do estado foram atingidas pelas cheias

As ações solidárias têm se multiplicado pelo Brasil em prol de auxílio e atendimento às famílias duramente atingidas pela catástrofe climática ocorrida no Rio Grande do Sul, estado que teve 460 dos 497 municípios afetados. Uma estimativa não oficial aponta que pelo menos 80 comunidades indígenas foram atingidas pelas cheias.

Segundo o governo do estado, a necessidade de auxílio às vítimas tem mobilizado empresas, pessoas comuns e entidades, que arrecadam água, agasalhos, produtos de limpeza e higiene, colchões, alimentos não perecíveis, comida para pets, remédios e tudo que possa auxiliar a minimizar as perdas na região.

Várias empresas têm se dedicado na logística de distribuição das arrecadações, como por exemplo, os Correios e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer) — que tem ampla oferta de atendimento às populações indígenas, quilombolas, pescadores e pequenos agricultores.

O presidente da Conafer, Carlos Lopes, avalia que a reconstrução do Rio Grande do Sul, após a tragédia climática, precisará de todo apoio. “Com a solidariedade e a união de todos os brasileiros é possível superar essa adversidade e ajudar as vítimas a se reerguerem, e a Conafer permanecerá vigilante e comprometida em oferecer todo o apoio necessário para que o povo gaúcho possa se recuperar e reconstruir suas vidas.”

Carreta solidária

Para transportar as doações, a Conafer recolocou na estrada a carreta solidária, projeto iniciado no ano passado em decorrência das fortes chuvas em Santa Catarina, que desalojaram centenas de famílias indígenas da tribo Laklanõ Xokleng, localizada em José Boiteux.

Após as fortes chuvas atingirem o Rio Grande do Sul, cinco carretas já levaram mantimentos para seis aldeias da etnia Guarani Mbya. A sexta carreta partirá em direção ao litoral norte do estado, onde atenderá as aldeias Guarani localizadas nos municípios de Torres, Maquiné, Ozório, Riozinho, Caraá e Camaquã na BR-116.

Importante destacar que somente na Região Sul mais de 4 mil famílias são filiadas à Conafer. No entanto, o número de beneficiados com as ações das carretas já ultrapassa 30 mil pessoas entre filiados e não filiados. Entre o leque de programas desenvolvidos pela Conafer, alguns terão um papel de grande preponderância na recuperação da região Sul quando as águas dos rios baixarem.

Entre eles estão o programa Mais Pecuária, que visa o melhoramento genético de gado, e o projeto Replantar, que trata da recuperação de áreas degradadas para que elas voltem a ser produtivas.

Tribuna Livre, com informações da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer)

Deixe um comentário

Leia também
Câmara aprova PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro e aliados
Câmara aprova PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro e aliados
Documento usado por Toffoli que puxou Master para o STF não tem relação com venda para BRB, diz MPF
Documento usado por Toffoli que puxou Master para o STF não tem relação com venda para BRB, diz MPF
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna

Câmara dos Deputados rejeita cassação de Carla Zambelli

Parlamentar é acusada de ser a mandante de ações criminosas e, em junho, fugiu para a Itália a fim de driblar a Justiça O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou na madrugada desta quinta-feira (11/12) a cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Ela foi condenada, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a

Leia mais...

Câmara aprova suspensão de seis meses para Glauber Braga

Deputados votaram relatório para punição mais branda para o parlamentar, que era alvo de cassação. Na noite de terça-feira (9), ele foi retirado à força da cadeira da Presidência da Casa A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (10/12), a suspensão de seis meses do mandato do deputado Glauber

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.