18/11/2025

Cartórios não podem exigir validade de procuração

Cartórios não podem exigir validade de procuração - Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Uma decisão recente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) muda a forma como cartórios de todo o país devem lidar com procurações.

O caso começou em Minas Gerais, quando um cartório se recusou a realizar um registro por considerar que a procuração apresentada, com mais de 30 dias de emissão, estava “vencida”.

A exigência gerou questionamentos, resultando em uma análise do CNJ sobre a legalidade dessa prática, especialmente quando direcionada a documentos emitidos por advogados.

Cartórios não podem exigir validade de procuração

O julgamento, realizado em sessão virtual do CNJ, partiu de um Procedimento de Controle Administrativo apresentado contra o Cartório de Registro de Imóveis de Várzea da Palma (MG). O cartório havia exigido uma procuração emitida no máximo 30 dias antes do ato.

Para o relator do processo, conselheiro Marcello Terto, essa exigência não tem amparo legal e contraria o que estabelece o Código Civil, salvo em casos específicos previstos em lei ou quando há cláusula expressa de validade no próprio documento.

A decisão deixa claro que nenhuma serventia extrajudicial pode impor, de forma genérica, prazos de validade para procurações, a não ser que exista base legal específica ou justificativa fundamentada.

No entendimento do CNJ, condicionar atos cartorários à apresentação de procurações “recentes” viola o princípio da legalidade e cria um obstáculo indevido ao exercício de direitos, principalmente no caso de advogados que atuam com documentos outorgados por seus clientes.

Cartórios se baseavam em normas locais para exigir procuração atualizada

Até então, em algumas comarcas de Minas Gerais, cartórios se baseavam em normas locais para justificar esse tipo de exigência. Um provimento conjunto do Tribunal de Justiça do Estado e da Corregedoria-Geral previa a verificação da “atualidade” dos poderes conferidos.

No entanto, o CNJ entendeu que essas normas locais não podem se sobrepor às diretrizes nacionais, especialmente ao artigo 150 do Código Nacional de Normas do Foro Extrajudicial, que proíbe exigências não previstas em lei.

A partir de agora, a prática cartorária deve seguir a decisão do CNJ: nenhuma procuração poderá ser rejeitada por suposta “validade expirada” sem respaldo legal.

A medida vale para todo o território nacional e deve ser comunicada aos tribunais de justiça dos estados, garantindo uniformidade nos serviços notariais e de registro. Na prática, isso elimina uma barreira burocrática que frequentemente dificultava o andamento de atos jurídicos.

Tribuna Livre, com informações do Conselho nacional de Justiça

Leia também
logoMPDFT-7
Prodema obtém decisão favorável para implementação de políticas climáticas no df
f1280x720-162877_294552_5050
Governo lança programa para subsidiar gás de cozinha a famílias de baixa renda
image-400-b76939dcd101636cb685c06fa20af5ab
Dia da justiça celebrado com webinar sobre filosofia clássica no tjdft
f1280x720-162870_294545_5050
Professora relata noite ao relento após ser barrada em terminal rodoviário
f1280x720-162790_294465_5050
Trecho de quadra desaba e mata adolescente em área recém-inaugurada
Apreensão de pistolas em ônibus no interior da Bahia foi o estopim para investigação da PF sobre infiltração do CV na política fluminense
Apreensão de pistolas em ônibus no interior da Bahia foi o estopim para investigação da PF sobre infiltração do CV na política fluminense
f1280x720-162787_294462_5050
Lurian lula da silva internada no rio após queixas de dores torácicas
Facções impedem a ação de agentes do Estado e interrupção de serviços ilegais em pelo menos quatro estados
Facções impedem a ação de agentes do Estado e interrupção de serviços ilegais em pelo menos quatro estados
Governadores brasileiros exigem participação ativa na COP30 e enviam carta ao presidente da cúpula
Governadores brasileiros exigem participação ativa na COP30 e enviam carta ao presidente da cúpula
f1280x720-162761_294436_5050
Radar avançado e velocidade supersônica: caça gripen chega para a força aérea
f1280x720-162768_294443_5050
Vítima de explosão em sp é identificada após análise do iml
Caso que pode "derrubar" Lula chega nas mãos de André Mendonça
Caso que pode "derrubar" Lula chega nas mãos de André Mendonça

Galaxy watch7: o smartwatch para atletas com preço especial

À medida que a Black Friday se aproxima, as ofertas começam a surgir, com destaque para os smartwatches, especialmente aqueles equipados com sensores para monitoramento de atividades físicas. O Samsung Galaxy Watch7, modelo de 40 mm, surge como uma opção para quem busca um aliado nos treinos de corrida, caminhada

Leia mais...

Vítima de explosão em sp é identificada após análise do iml

A identificação da vítima da explosão que destruiu um depósito clandestino de fogos de artifício em São Paulo foi confirmada pelo Instituto Médico Legal (IML). A confirmação encerra a principal incógnita da investigação, que se baseou na forma como os restos mortais foram encontrados dentro do imóvel completamente destruído. A

Leia mais...

Operação combate comércio ilegal no centro de Ceilândia

Ação conjunta entre DF Legal, PM e administração regionalreforça segurança e contribui para a organização de uma área onde circulam cerca de 120 mil pessoas diariamente Equipes da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e da Administração Regional de

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.