22/12/2025

Casal Bolsonaro tenta reverter insucesso como cabo eleitoral

Com ex-presidentes e Tarcísio, Ricardo Nunes foi oficializado como candidato à reeleição pelo MDB em convenção na capital paulista - (crédito: Estadão Conteúdo)

Enquanto o ex-presidente troca as lives pedindo votos a aliados pelas ruas, em carreatas e comícios, Michelle se empenha em eleger candidatas mulheres da direita

Longe do Planalto e circulando o país, o casal Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro busca reverter a imagem do passado de cabo eleitoral de insucesso. Diferentemente da última eleição municipal, em 2020, quando Bolsonaro estava na Presidência da República, o ex-presidente está mais ativo nas eleições para prefeito neste ano e atuante, viajando em campanha para seus aliados. Também diverso de quatro anos atrás, o ex-chefe do Executivo trocou as lives pedindo votos para seus aliados pelas ruas, em carreatas e manifestações.

Forte exemplo dessa nova postura ocorreu ontem (3/8), durante a convenção do MDB que oficializou a candidatura do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, à reeleição. O evento, no estacionamento da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), contou com a presença de Bolsonaro, do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), do ex-presidente Michel Temer (MDB) e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Com posição de destaque no palanque da convenção, Bolsonaro defendeu Nunes como seu nome para a capital paulista e disse que o prefeito já provou suas qualidades durante o mandato. “A todos vocês de São Paulo, o momento não é para pedir, pedir vai ser daqui a alguns dias, mas confiem na gente, façam as comparações, vejam o que tem para frente para escolher, não há menor dúvida que o Ricardo Nunes é nome adequado e justo para São Paulo. Vocês com toda certeza terão uma administração aperfeiçoada e obviamente melhorada com ele à frente da prefeitura.”

O ex-presidente quer melhorar o desempenho como cabo eleitoral. Em 2020, ele fez campanha nas suas “lives eleitorais” para 58 candidatos e abriu espaço para os postulantes em transmissões de sua mesa no Alvorada, usando estrutura do governo. Ele exibia santinhos com o nome do candidato e seu número. Usava até o intérprete de libras oficial para esse fim. Cada transmissão durava entre 40 minutos a uma hora.

Era procurado por muitos simpatizantes que eram candidatos, mas dizia que não dava para fazer campanha para todos. “Não dá para citar todo mundo. Sei que tem gente brava comigo por aí. Dos 500 mil candidatos a vereadores, acredito que 10%, uns 50 mil, me apoiam. Não dá para falar de todo mundo. Tem gente que diz que não votará mais em mim. Paciência”, chegou a afirmar em uma dessas lives.

Desses 58, Bolsonaro pediu votos para 15 candidatos a prefeito e 43 vereadores. Conseguiu eleger cinco prefeitos e 10 vereadores apenas. Algumas das vezes, sequer conhecia para quem fazia campanha. Seus ministros, filhos e assessores encaminhavam seus “peixes” para ele fazer propaganda. “Esse é peixe de quem?”, perguntava Bolsonaro no meio da transmissão.

Michelle fez uma participação mais discreta que o marido, na campanha de 2020, mas teve seus preferidos, para quem fez propaganda. A então primeira-dama apoiou, ao menos, quatro candidatos a vereador naquele pleito e nenhum deles foi eleito. O mais conhecido deles foi o ex-ginasta Diego Hypolito, do PSB, candidato em São Paulo. Hoje comentarista de ginástica nas Olimpíadas de Paris, Hypolito era próximo do casal Bolsonaro e posta fotos com ambos. Na disputa, porém, obteve 3.783 votos, tendo sido o 202º mais votado.

Neste ano, Michelle assumiu outro protagonismo. Com a derrota de Bolsonaro na tentativa de sua reeleição e a condição de inelegível até 2030 do ex-presidente, a ex-primeira-dama se tornou uma liderança proeminente na direita do país. Seu nome é cotado para disputar a Presidência da República e está sempre inserida nas pesquisas de opinião.

Michelle hoje preside o PL Mulher e está empenhada em eleger o maior número de candidatas mulheres país afora. Nesse ativismo, o casal Bolsonaro apareceu nesta semana pregando em vídeos e mensagens contra proximidade e alianças do PL com o PT nas coligações eleitorais.

“O PL Mulher, na pessoa de sua presidente nacional, vem por meio desta nota reforçar a decisão adotada pelo Partido Liberal, que proíbe qualquer tipo de coligação com partidos de esquerda. As razões para essa decisão são óbvias. Para exemplificar, basta ver o que está acontecendo na Venezuela e quais partidos brasileiros estão se manifestando favoráveis àquele regime ditatorial. Não queremos que o Brasil tenha esse mesmo destino”, foi o manifesto de Michelle.

Virada de chave

Nesta eleição, o comportamento do casal é outro. Bolsonaro tem participado diretamente das articulações das chapas, apoiando e vetando nomes, gravando muitas mensagens por onde passa aos aliados e participando de atos e carreatas. Essa mobilização visa também mantê-lo em evidência, ainda que dificilmente reverta a condição de inelegível para uma “revanche” contra Luiz Inácio Lula da Silva daqui a dois anos.

A família Bolsonaro tem repetido que 2026 começa agora. Um bordão que vale, na verdade, para todos os espectros da política. Os prefeitos e vereadores que serão eleitos neste ano são futuros cabos eleitorais dos futuros postulantes ao Palácio do Planalto, aos governos dos estados e ao Congresso Nacional e Assembleias Legislativas.

Bolsonaro tem a missão de manter a direita com representatividade e, no campo eleitoral, eleger mais prefeitos significa, por exemplo, ter uma bancada forte no Senado em 2026, um objetivo declarado desse grupo, hoje minoria naquela Casa.

Desde o início do ano, Bolsonaro já visitou cerca de 20 cidades, entre os principais colégios eleitorais do país. Esteve em São Paulo, Rio e Belo Horizonte. A estimativa do PL de conquista de prefeituras depende do interlocutor. O presidente da legenda, Valdemar da Costa Neto, já falou em 1,5 mil prefeitos eleitos pela legenda. Bolsonaro, mais comedido, estima entre 500 e 1 mil.

Tribuna Livre, com informações do Estadão

Deixe um comentário

Leia também
Dosimetria pode retirar da cadeia maioria dos presos do 8 de janeiro, diz Associação
Dosimetria pode retirar da cadeia maioria dos presos do 8 de janeiro, diz Associação
Dino suspende manobra do Congresso para ressuscitar emendas canceladas
Dino suspende manobra do Congresso para ressuscitar emendas canceladas
Eduardo Bolsonaro pode ser candidato em 2026, mesmo vivendo nos EUA
Eduardo Bolsonaro pode ser candidato em 2026, mesmo vivendo nos EUA
‘Surra’ na direita pode ser mais difícil do que Lula prometeu, dizem especialistas
Surra’ na direita pode ser mais difícil do que Lula prometeu, dizem especialistas
Pesquisa eleitoral mostra Flávio Bolsonaro ‘encostando’ em Lula no segundo turno
Pesquisa eleitoral mostra Flávio Bolsonaro ‘encostando’ em Lula no segundo turno
PF aponta ex-publicitária do PT como elo internacional em fraudes do INSS
PF aponta ex-publicitária do PT como elo internacional em fraudes do INSS
Diretora do INSS teve ao menos 15 reuniões com número dois da Previdência investigado pela PF
Diretora do INSS teve ao menos 15 reuniões com número dois da Previdência investigado pela PF
Apesar da indicação de novo ministro, Motta não garante apoio a Lula na PB
Apesar da indicação de novo ministro, Motta não garante apoio a Lula na PB.
Deputado protocola projeto que cria Código de Conduta para ministros do STF
Deputado protocola projeto que cria Código de Conduta para ministros do STF
Jaques Wagner provoca crise na cúpula do PT ao articular PL da dosimetria
Jaques Wagner provoca crise na cúpula do PT ao articular PL da dosimetria
Vice-líder do governo alvo da PF; nº 2 da Previdência é preso
Vice-líder do governo alvo da PF; nº 2 da Previdência é preso
Líder do PL diz que vai recorrer contra cassação de Eduardo e Ramagem
Líder do PL diz que vai recorrer contra cassação de Eduardo e Ramagem

Equatorial Goiás: o que abre e fecha no feriado de Natal 

Clientes podem contar com os canais de atendimento digitais que estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana  Devido ao feriado de Natal, as agências e postos de atendimento presenciais da Equatorial Goiás estarão fechados em todo o estado na próxima quarta-feira (24), a partir das 12h,

Leia mais...

Entenda como a Receita Federal cruza dados do Pix

Não é mágica, é inteligência artificial: entenda como os sistemas do Fisco analisam bilhões de transações para encontrar sonegação e erros na declaração A fiscalização do Imposto de Renda pela Receita Federal ganhou um poderoso aliado: o Pix. Por trás da agilidade do sistema de pagamentos instantâneo, existe uma complexa

Leia mais...

Suspeito de invadir casa com comparsa é atropelado na fuga

Dupla estava furtando residência quando foram flagrados pela Polícia Militar. Um dos homens também foi baleado Dois suspeitos foram flagrados, por volta das 13h14 deste domingo (21/12), furtando uma residência na QSC 26, próximo ao lar dos velhinhos da região. Ao perceberem que foram pegos, iniciaram a fuga.  https://www.dailymotion.com/embed/video/x9w61b8?autoplay=1 Durante

Leia mais...

Brasilienses lotam feiras no último domingo antes do Natal

Expectativa dos feirantes é que a forte movimentação registrada neste domingo se mantenha até a véspera do Natal (24/12). A três dias do Natal, este domingo (21/12) foi marcado por intensa correria nas feiras populares do Distrito Federal. Desde cedo, consumidores lotaram a Feira dos Goianos, em Taguatinga, e a

Leia mais...

Cruzeiro tenta a contratação de Gerson, ex-Flamengo

Meio-campista trabalhou com o técnico Tite no clube rubro-negro e na seleção brasileira De volta ao futebol brasileiro após mais de um ano, o técnico Tite quer voltar a trabalhar com um velho conhecido: o volante Gerson, que fez parte do seu plantel no Flamengo, em 2023. Para isso, o

Leia mais...

Palmeiras encaminha venda de argentino ao River Plate

Jogador chegou ao Verdão em 2024 O Palmeiras já se movimenta para mudar o elenco na próxima temporada. O Verdão encaminhou a venda do volante agentino Aníbal Moreno ao River Plate, da Argentina. Segundo informações do “ge”, o River tentou um empréstimo, mas o Verdão só aceitava vender o jogador.

Leia mais...

Jogadores de clube paulista anunciam greve por atraso de salário

Com problemas financeiros, Ponte Preta enfrenta dificuldades financeiras, e atletas realizam paralisação até que valores sejam acertados Jogadores de clube paulista anunciam greve por atraso de salário A Ponte Preta vem se preparando para a temporada de 2026, mas passa por um momento delicado. Com problemas financeiros desde o meio

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.