18/12/2025

Casamento Comunitário reúne 100 casais neste domingo na Concha Acústica em clima de festa junina

Cada casal poderá levar até 25 convidados, e todos vão desfrutar de uma festa com o clima das tradicionais celebrações juninas | Fotos: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Iniciativa promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania deve reunir mais de 3 mil pessoas, entre noivos, convidados e autoridades, em um dos espaços mais icônicos da capital, com direito a atrações e pratos típicos das celebrações desta época do ano

A operadora de loja Victória Bezerra, de 25 anos, moradora do Pôr do Sol, está vivendo dias de expectativa. Após uma união de 10 anos, ela finalmente vai realizar o sonho de oficializar seu relacionamento com Ernesto Henrique Bezerra, de 27 anos, em uma cerimônia inesquecível. O momento será ainda mais especial para a família por um motivo a mais: o evento também será temático, com comidas, atrações e brincadeiras que remetem as festas juninas.

“Vai ser o meu sonho. Estamos muito ansiosos por este grande dia. Nossa filha, Radassa Victória Bezerra, de 5 anos, também está muito empolgada — e agora mais ainda com as brincadeiras, atrações e comidinhas. Além de tudo, vamos oficializar nossa união diante de Deus e da lei”, conta Victória, emocionada.

No total, 100 casais vão dizer o tão esperado “sim” no próximo domingo (29), às 17h, na segunda edição do Casamento Comunitário 2025, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF). Pela primeira vez, a cerimônia será realizada na Concha Acústica de Brasília, às margens do Lago Paranoá — espaço histórico de Brasília conhecido por sua vista deslumbrante e por receber grandes espetáculos culturais desde a década de 1960.

A expectativa é de um público de mais de 3 mil pessoas, entre noivos, familiares, convidados e autoridades. Cada casal poderá levar até 25 convidados, e todos vão desfrutar de uma festa com o clima das tradicionais celebrações juninas. Barracas temáticas, comidas típicas, atrações culturais e brincadeiras vão fazer parte da programação para transformar a cerimônia em uma verdadeira festa do amor.

Celebração pensada nos detalhes

Mesmo com a mudança do local — anteriormente realizada em espaço fechado no Pontão do Lago —, a organização da cerimônia manteve o cuidado em cada detalhe para proporcionar uma experiência única aos noivos. Todos chegarão em carros de luxo (Uber Black), percorrerão uma passarela exclusiva até o altar e contarão com palco para a celebração, para os convidados e um espaço especial para fotos, brinde e corte do bolo.

Na última semana, os casais viveram mais um momento emocionante: a prova dos trajes. Os vestidos e ternos foram escolhidos por cada um dos noivos, com peças cedidas por ateliês parceiros da Sejus, o que fez aumentar ainda mais a expectativa.

“Mais do que uma cerimônia de casamento, esta é uma ação que resgata sonhos. Muitos casais jamais teriam condições financeiras de realizar uma celebração como essa. E agora, além de oficializarem o amor, vão viver uma noite mágica com suas famílias”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani. “É um direito, é um momento de reconhecimento e de valorização dos laços que eles já construíram.”

Garantia de direitos

Mais do que um ato simbólico, o Casamento Comunitário também assegura diversos direitos e benefícios legais aos casais, como segurança jurídica, acesso a pensões, inclusão em programas sociais e direitos sucessórios. Ao garantir a oficialização gratuita da união civil, a Sejus reafirma o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) em promover dignidade e cidadania a todos, independentemente da renda.

Instituído pelo Decreto nº 41.971/2021, o Programa Casamento Comunitário teve sua primeira edição em 2020. Desde então, 541 casais já foram beneficiados com a oficialização gratuita da união.

Em 2025, a primeira edição ocorreu em 23 de março e agora, com a celebração de domingo (29), o programa completa sua segunda etapa do ano. Outras duas edições estão previstas até dezembro: em 31 de agosto e 7 de dezembro, cada uma com 100 casais.

Além da isenção das taxas cartoriais, os casais recebem apoio completo para o grande dia: transporte, trajes, maquiagem, produção de cabelo e registro fotográfico profissional, tudo viabilizado por meio de parcerias privadas e voluntárias.

Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF)

Leia também
Estudantes universitários que atuaram na COP 30 denunciam calote
Estudantes universitários que atuaram na COP 30 denunciam calote
Detran-DF implementa novas medidas para obtenção da CNH
Detran-DF implementa novas medidas para obtenção da CNH
Idosa é atropelada por moto e levada inconsciente ao hospital
Idosa é atropelada por moto e levada inconsciente ao hospital
Criança de 9 anos é atropelada em Ceilândia
Criança de 9 anos é atropelada em Ceilândia
Suspeita de invasão de propriedade é investigada no Paranoá
Suspeita de invasão de propriedade é investigada no Paranoá
Tribunal de Contas do DF impõe regras rígidas para emendas parlamentares
Tribunal de Contas do DF impõe regras rígidas para emendas parlamentares
Assassino de revisor do Correio é sentenciado a 15 anos de prisão
Assassino de revisor do Correio é sentenciado a 15 anos de prisão
Caso 113 sul: Justiça autoriza acesso da defesa a provas
Caso 113 sul: Justiça autoriza acesso da defesa a provas
José Roberto Arruda se filia ao PSD e sinaliza corrida pelo Buriti
José Roberto Arruda se filia ao PSD e sinaliza corrida pelo Buriti
Cadastro da DICOM (CLDF) é alvo de questionamentos após erros em veículos Alternativos
Cadastro da DICOM (CLDF) é alvo de questionamentos após erros em registros de veículos Alternativos.
Multidão toma a rua do conjunto “J” de Santa Maria em encontro marcado na residência do líder comunitário Edson Cordeiro, com Renata d’Aguiar
Multidão toma a rua do conjunto “J” de Santa Maria em encontro marcado na residência do líder comunitário Edson Cordeiro, com Renata d’Aguiar.
Clube do Gato reabre loja virtual para manutenção dos resgates de animais
Clube do Gato reabre loja virtual para manutenção dos resgates de animais

Vazamento antecipou divulgação da Genial/Quaest

Lula (PT) é desaprovado por 49% de aprovado por 48% dos eleitores. Os números representam empate técnico. A pesquisa Genial/Quaest divulgada em sua totalidade ontem no início da tarde estava programada para sair em duas partes — a primeira hoje, com a avaliação do governo Lula, e a segunda amanhã,

Leia mais...

Estudantes universitários que atuaram na COP 30 denunciam calote

Grupo de 40 alunos esperam receber pagamento a cargo de um instituto, quase um mês depois de realização do evento internacional em Belém Um grupo de 40 estudantes universitários cobra o Instituto Cultural Arto pelo pagamento de serviços prestados na Freezone, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.