02/08/2025

Casamento Comunitário reúne 100 casais neste domingo na Concha Acústica em clima de festa junina

Cada casal poderá levar até 25 convidados, e todos vão desfrutar de uma festa com o clima das tradicionais celebrações juninas | Fotos: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Iniciativa promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania deve reunir mais de 3 mil pessoas, entre noivos, convidados e autoridades, em um dos espaços mais icônicos da capital, com direito a atrações e pratos típicos das celebrações desta época do ano

A operadora de loja Victória Bezerra, de 25 anos, moradora do Pôr do Sol, está vivendo dias de expectativa. Após uma união de 10 anos, ela finalmente vai realizar o sonho de oficializar seu relacionamento com Ernesto Henrique Bezerra, de 27 anos, em uma cerimônia inesquecível. O momento será ainda mais especial para a família por um motivo a mais: o evento também será temático, com comidas, atrações e brincadeiras que remetem as festas juninas.

“Vai ser o meu sonho. Estamos muito ansiosos por este grande dia. Nossa filha, Radassa Victória Bezerra, de 5 anos, também está muito empolgada — e agora mais ainda com as brincadeiras, atrações e comidinhas. Além de tudo, vamos oficializar nossa união diante de Deus e da lei”, conta Victória, emocionada.

No total, 100 casais vão dizer o tão esperado “sim” no próximo domingo (29), às 17h, na segunda edição do Casamento Comunitário 2025, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF). Pela primeira vez, a cerimônia será realizada na Concha Acústica de Brasília, às margens do Lago Paranoá — espaço histórico de Brasília conhecido por sua vista deslumbrante e por receber grandes espetáculos culturais desde a década de 1960.

A expectativa é de um público de mais de 3 mil pessoas, entre noivos, familiares, convidados e autoridades. Cada casal poderá levar até 25 convidados, e todos vão desfrutar de uma festa com o clima das tradicionais celebrações juninas. Barracas temáticas, comidas típicas, atrações culturais e brincadeiras vão fazer parte da programação para transformar a cerimônia em uma verdadeira festa do amor.

Celebração pensada nos detalhes

Mesmo com a mudança do local — anteriormente realizada em espaço fechado no Pontão do Lago —, a organização da cerimônia manteve o cuidado em cada detalhe para proporcionar uma experiência única aos noivos. Todos chegarão em carros de luxo (Uber Black), percorrerão uma passarela exclusiva até o altar e contarão com palco para a celebração, para os convidados e um espaço especial para fotos, brinde e corte do bolo.

Na última semana, os casais viveram mais um momento emocionante: a prova dos trajes. Os vestidos e ternos foram escolhidos por cada um dos noivos, com peças cedidas por ateliês parceiros da Sejus, o que fez aumentar ainda mais a expectativa.

“Mais do que uma cerimônia de casamento, esta é uma ação que resgata sonhos. Muitos casais jamais teriam condições financeiras de realizar uma celebração como essa. E agora, além de oficializarem o amor, vão viver uma noite mágica com suas famílias”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani. “É um direito, é um momento de reconhecimento e de valorização dos laços que eles já construíram.”

Garantia de direitos

Mais do que um ato simbólico, o Casamento Comunitário também assegura diversos direitos e benefícios legais aos casais, como segurança jurídica, acesso a pensões, inclusão em programas sociais e direitos sucessórios. Ao garantir a oficialização gratuita da união civil, a Sejus reafirma o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) em promover dignidade e cidadania a todos, independentemente da renda.

Instituído pelo Decreto nº 41.971/2021, o Programa Casamento Comunitário teve sua primeira edição em 2020. Desde então, 541 casais já foram beneficiados com a oficialização gratuita da união.

Em 2025, a primeira edição ocorreu em 23 de março e agora, com a celebração de domingo (29), o programa completa sua segunda etapa do ano. Outras duas edições estão previstas até dezembro: em 31 de agosto e 7 de dezembro, cada uma com 100 casais.

Além da isenção das taxas cartoriais, os casais recebem apoio completo para o grande dia: transporte, trajes, maquiagem, produção de cabelo e registro fotográfico profissional, tudo viabilizado por meio de parcerias privadas e voluntárias.

Tribuna Livre, com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF)

Leia também
Hospital de Base é escolhido pela Anvisa para avaliação de estratégias contra bactérias multirresistentes
Hospital de Base é escolhido pela Anvisa para avaliação de estratégias contra bactérias multirresistentes
Fiscalização flagra uso irregular de vagas especiais em Águas Claras
Fiscalização flagra uso irregular de vagas especiais em Águas Claras
Fonte da Praça do Buriti passará por manutenção periódica
Fonte da Praça do Buriti passará por manutenção periódica
Cras e Creas Núcleo Bandeirante são renovados para aperfeiçoar atendimento às famílias da região
Cras e Creas Núcleo Bandeirante são renovados para aperfeiçoar atendimento às famílias da região
GDF atende demanda histórica da Quituart por nova sede
GDF atende demanda histórica da Quituart por nova sede
Portaria regulamenta compartilhamento de dados na segurança pública
Portaria regulamenta compartilhamento de dados na segurança pública
Estrutural terá primeiro Centro de Ensino Médio, com capacidade para 1
Estrutural terá primeiro Centro de Ensino Médio, com capacidade para 1.200 estudantes
Equipes do GDF reformam e ampliam estacionamentos de escolas em Sobradinho
Equipes do GDF reformam e ampliam estacionamentos de escolas em Sobradinho
Pit Stop Educativo leva conscientização no trânsito para motociclistas no centro de Brasília
Pit Stop Educativo leva conscientização no trânsito para motociclistas no centro de Brasília
Festival Trilha da Inclusão ocupa Espaço Renato Russo com arte, cultura e acessibilidade
Festival Trilha da Inclusão ocupa Espaço Renato Russo com arte, cultura e acessibilidade
Concluída a primeira etapa da marginal da BR-040
Concluída a primeira etapa da marginal da BR-040
Nota Legal: Procura-se um ganhador de R$ 200 mil
Nota Legal: Procura-se um ganhador de R$ 200 mil

Concluída a primeira etapa da marginal da BR-040

É mais uma benfeitoria com o carimbo da deputada distrital, Jaqueline Silva Por Vital Furtado Uma das marcas do mandato da Deputada Distrital Jaqueline Silva é a escuta ativa da população. Atuando com responsabilidade e compromisso, a parlamentar tem como prioridade atender às demandas apresentadas pelos moradores do Distrito Federal,

Leia mais...

Operação do MP prende 14 PMs suspeitos de proteger e facilitar tráfico

Militares são investigados por receber propina para permitir a atuação de facções criminosas em determinadas áreas da capital cearense Uma operação do Ministério Público do Ceará (MPCE) realizada nesta terça-feira (29/7) prendeu 14 policiais militares suspeitos de integrar uma organização criminosa voltada à prática de corrupção, extorsão e facilitação do

Leia mais...

Influencer é detida ao tentar entrar em prisão com drogas

Influenciadora foi ao presídio para visitar um detento. Ao passar pela revista, Nayra foi flagrada com entorpecentes A influencer Nayra Gabrielly Oliveira Feitosa foi presa novamente nesse domingo (27/7) ao tentar passar drogas para um detento durante uma visita em um presídio de Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza (CE). A

Leia mais...

ONU alerta que fome em Gaza atinge fase mais grave e eleva mortes

Relatório da ONU aponta catástrofe humanitária com desnutrição severa em Gaza, com escassez O relatório divulgado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), nesta terça-feira (29/7), afirma que a fome na Faixa de Gaza alcançou a fase 5, o nível mais alto da Classificação Integrada de Fases

Leia mais...

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália

Carla Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão e à perda do mandato parlamentar por ter invadido o sistema do CNJ A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29/7) em Roma, na Itália. A informação foi anunciada pelo deputado italiano Angelo Bonelli e confirmada

Leia mais...

Hugo Motta defende reação firme a barreiras comerciais contra o Brasil

Durante conferência internacional em Genebra, o presidente da Câmara citou a aprovação da Lei de Reciprocidade Econômica e criticou p protecionismo contra produtos brasileiros O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o parlamento brasileiro está preparado para reagir a práticas comerciais consideradas discriminatórias contra o Brasil.

Leia mais...

Reunião de Alckmin com governadores sobre tarifaço é cancelada

Vice-presidente tinha encontro com gestores estaduais prevista para esta quarta-feira para discutir o tarifaço de Donald Trump A reunião do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) com governadores, prevista para esta quarta-feira (30/7), foi cancelada. O encontro seria para discutir o tarifaço de 50% a produtos brasileiros, imposto pelo presidente dos Estados

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.