25/11/2025

Célia Xakriabá é impedida de sentar à mesa de conciliação do marco temporal no STF

Célia Xakriabá diz que esteve presente em 80% das sessões da Comissão de Conciliação do Marco Temporal no STF - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)

A situação ocorreu porque a cadeira havia sido reservada para a bolsonarista Silvia Waiãpi, que nunca compareceu a sessões do colegiado

A deputada federal Célia Xakriabá (PSol-MG) foi impedida, nesta segunda-feira (17/2), de sentar à mesa de conciliação durante o debate sobre o marco temporal das terras indígenas, no Supremo Tribunal Federal (STF). O impedimento ocorreu porque o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), indicou a bolsonarista Silvia Waiãpi (PL-AP) — que nunca compareceu a nenhuma sessão do colegiado desde sua instalação, em agosto do ano passado — para a vaga de titular no grupo.

Por meio das redes sociais, Xakriabá classificou a situação como um “absurdo” e um “ato colonial”. A parlamentar afirmou que esteve presente em 80% das sessões da Comissão de Conciliação do Marco Temporal no STF e, mesmo assim, foi impedida de se sentar. 

“Hoje, começam as votações das propostas e, surpreendentemente, a mesa contará com representantes do Congresso Nacional que não estiveram presentes na maioria das sessões e que são abertamente inimigos dos povos indígenas”, disse. “Isso é um absurdo e um ato colonial”, completou.

O STF iniciou, nesta manhã, um debate sobre a minuta que será proposta ao Congresso para alterar a Lei do Marco Temporal — que trata da demarcação de terras indígenas. O projeto foi apresentado pelo ministro Gilmar Mendes, na semana passada, com base nas discussões feitas nas audiências d

O texto é composto por 94 artigos e servirá de base para a análise pelos integrantes da Comissão Especial de Conciliação. Eles poderão fazer modificações e aprimoramentos até que o material seja entregue ao Legislativo. Segundo o STF, a proposta busca racionalizar os trabalhos de deliberação, compatibilizando as diferentes posições e preocupações externas durante as reuniões promovidas nos últimos seis meses.

Célia Xakriabá é suplente do colegiado e havia solicitado a titularidade com base em sua assiduidade e participação ativa nos trabalhos do grupo. Ela compareceu a 12 das 16 reuniões realizadas. Por outro lado, outros titulares indicados anteriormente tiveram participação pouco significativa, como Lúcio Mosquini (MDB-MT), que esteve presente em apenas duas reuniões; e Pedro Lupion (PP-PR) e Bia Kicis (PL-DF), que participaram de apenas uma reunião cada.

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara.

Leia também
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas

Pátio de Transbordo do Gama passa por recuperação asfáltica

Serviço beneficia cerca de 134 mil pessoas, entre moradores da cidade e de regiões próximas A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) finalizou a recuperação asfáltica do Pátio de Transbordo do Gama. A intervenção foi motivada por uma necessidade de adequação ambiental. Durante a operação, iniciada em 10

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.