06/09/2025

Cerca de 65% dos municípios goianos estão com contas no vermelho

Há, entretanto, previsão de melhora para o segundo semestre de 2023.

Estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que 96 cidades goianas estão com as contas no vermelho em 2023. Esse número representa 65% do total de municípios do Estado. Segundo os dados contábeis enviados pelas prefeituras para a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), 51% das cidades no país estão atualmente com as contas no vermelho.

Há, entretanto, previsão de melhora para o segundo semestre de 2023.

Em Goiás, os dados mostram que as receitas cresceram 8% entre 2022 e 2023. Enquanto as despesas cresceram 22%, gerando uma variação negativa de 148% no resultado primário dos municípios goianos entre um ano e outro. A média dessa variação em âmbito nacional é de -78%, ou seja, o estado apresenta resultados piores do que a média.

O estudo mostra as recentes quedas em receitas relevantes, como no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e no Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) — este motivado pela redução da alíquota sobre combustíveis implementada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com apoio do Congresso, em busca de melhoria da popularidade às vésperas das eleições —, além dos atrasos em emendas parlamentares federais; e do aumento das despesas de pessoal, custeio e investimentos.

Durante encontro municipalista em Brasília, em meados de agosto, as organizações ligadas aos municípios decidiram articular em favor de projeto de lei, que tramita na Câmara dos Deputados, para aumento de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios para o pagamento do piso da enfermagem.

Segundo semestre

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, o cenário observado no primeiro semestre pode ter alguma melhora na segunda metade de 2023. Principalmente devido ao pagamento de emendas impositivas na área de saúde. Também se dá pela elevação da cota-parte de ICMS nos estados. Além disso, o governo federal já começou a compensar os entes federativos pelas perdas ocorridas pela redução da arrecadação oriunda da redução do ICMS dos combustíveis.

A média dessa variação em âmbito nacional é de -78%, ou seja, o estado apresenta resultados piores do que a média.

Deixe um comentário

Leia também
Dupla de estelionatários é presa com mais de 100 cheques falsos na Vila Brasília, em Aparecida 
Dupla de estelionatários é presa com mais de 100 cheques falsos na Vila Brasília, em Aparecida 
Equatorial nega falta de energia em reservatório que deixou bairros sem água em Goiânia e Aparecida
Equatorial nega falta de energia em reservatório que deixou bairros sem água em Goiânia e Aparecida
Empresa de Goiânia é condenada após funcionária denunciar que era assediada e recebia tapas na bunda
Empresa de Goiânia é condenada após funcionária denunciar que era assediada e recebia tapas na bunda
Goiânia: homem é preso após ser flagrado com 80 porções de cocaína em veículo
Goiânia: homem é preso após ser flagrado com 80 porções de cocaína em veículo
G1
Motorista de carreta morre em acidente de trânsito na BR-050, em Catalão
GOE3
Detran multou mais de 1 milhão de motoristas em Goiânia durante 2023
GOE2
Confronto deixa 2 PMs baleados e 3 suspeitos de homicídio mortos em Corumbaíba
GOE1
Preços do hortifruti variam até 759% em Goiânia, aponta Procon
GO1
Paciente internado à força morre a caminho de clínica de reabilitação, em Caldas Novas
GO 3
TSE decide a favor do PRTB e vereadores Bruno Diniz e Santana Gomes devem voltar à Câmara de Goiânia
GO 2
Polícia prende cuidadora que maltratava idosa e filha com necessidades especiais
GO 1
Vilmar Rocha estimula candidatura de Ademir Menezes pelo PSD em Aparecida: “Nome natural”

CPMI do INSS: Stefanutto ignorou alertas da CGU sobre descontos irregulares

Ex-presidente do INSS manteve acordos de cooperação até a operação da PF, deflagrada apenas em abril deste ano O ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, resistiu a seguir recomendações da Controladoria-Geral da União (CGU) para suspender descontos automáticos nas aposentadorias, segundo depoimento da auditora Eliane Viegas Mota, prestado nesta quinta-feira (4/9)

Leia mais...

Advogado do general Paulo Sérgio implica Bolsonaro em julgamento

Segundo disse o advogado, o general Paulo Sérgio Nogueira atuou para “demover” Bolsonaro de uma ofensiva antidemocrática Na contramão do que sustentou a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, o advogado Andrew Farias, representante do general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa e também réu no STF, implicou o ex-chefe do

Leia mais...

Sindicato de irmão de Lula terá que prestar contas na CPMI do INSS

Sindnapi, sindicato que tem Frei Chico como vice-presidente, terá contas e procurações investigadas pela CPMI do INSS A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou, nesta quinta-feira (4/9), requerimentos que colocam sob investigação o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi). A entidade tem

Leia mais...

Anvisa proíbe anel que promete medir glicose sem agulha

Os produtos prometem, sem base científica, medir os níveis de glicose, de oxigênio e atividade cardíaca sem retirar o sangue por picadas de agulhas A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição de alguns medidores de glicose. Os produtos prometem, sem nenhuma base científica, medir os níveis de

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.