07/12/2025

Cessar-fogo em Gaza só entrará em vigor após aprovação de gabinete de Israel

Uma coluna de fumaça sobe após o bombardeio israelense na Faixa de Gaza, conforme fotografado do outro lado da fronteira, no sul de Israel, em 9 de outubro de 2025 - (crédito: AHMAD GHARABLI / AFP)

Israel e o Hamas acordaram a primeira fase de um cessar-fogo em Gaza, que inclui a troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos

O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou, nesta quinta-feira (9/10), que o acordo para garantir a libertação dos reféns só entrará em vigor após a aprovação do Executivo, que se reúne às 15h (12h em Brasília).

O presidente norte-americano Donald Trump, anunciou que Israel e o Hamas acordaram a primeira fase de um cessar-fogo em Gaza, que inclui a troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos.

“Ao contrário do informado pela imprensa árabe, a contagem regressiva de 72 horas só começará uma vez que o acordo for aprovado na reunião do gabinete, prevista para a tarde”, afirmou o gabinete de Netanyahu em um comunicado.

O governo informou que a reunião será às 15h, no horário local. “Pauta: plano para a libertação de todos os reféns israelenses”, diz o comunicado. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, já havia anunciado um reunião nesta quinta-feira para “ratificar o acordo”.

O acordo busca pôr fim a dois anos de guerra em Gaza, um conflito que eclodiu com o ataque do Hamas de 7 de outubro de 2023 em território israelense, que deixou 1.219 mortos, a maioria civis, segundo um balanço da AFP com base em dados oficiais. 251 pessoas foram sequestradas, das quais 47 continuam cativas em Gaza, entre elas, 25 estariam mortas. Em resposta, Israel lançou uma ofensiva que deixou pelo menos 67.183 mortos em Gaza.

Na rede social X, Netanyahu disse que com a aprovação da primeira fase do plano, todos os nossos reféns serão repatriados. “Este é um sucesso diplomático e uma vitória nacional e moral para o Estado de Israel”, escreveu.

“Por meio de determinação firme, ação militar poderosa e dos grandes esforços do nosso grande amigo e aliado, o presidente Trump, alcançamos esse ponto de virada crítico”, acrescentou o primeiro-ministro.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse

Leia também
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial

Homem é preso por porte de drogas e munições no Paranoá

Além de apreensão de substâncias ilícitas, foram encontrados oitos munições, um aparelho celular e duas balanças de precisão A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas e posse irregular de munições. A apreensão ocorreu na noite dessa quinta-feira (4/12), no SLMN Trecho 07,

Leia mais...

Tse conclui testes de segurança para urnas eletrônicas de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizou, nesta sexta-feira, o Teste Público de Segurança (TPS) das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições presidenciais de 2026. A iniciativa, implementada desde 2009, busca aumentar a transparência do processo eleitoral, permitindo que especialistas externos analisem e testem a segurança dos equipamentos e sistemas.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.