O novo ciclo de treinamentos está alinhado às diretrizes da auditoria governamental e às recomendações técnicas do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). As ações reforçam a gestão de riscos, os controles internos e a integridade pública, apoiando gestores na implementação de programas de integridade e na adequação à Lei nº 14.133/2021, a nova Lei de Licitações.
“Quando o risco é bem-gerenciado, a sociedade ganha com serviços públicos mais consistentes”, afirma o controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima.
A gestão de riscos é reconhecida como um dos pilares para a melhoria dos resultados na administração pública, contribuindo para a mitigação de falhas operacionais e estratégicas, além de favorecer decisões mais seguras, eficientes e transparentes. “Quando mapeamos riscos nos processos de trabalho, identificamos fragilidades antes que se tornem problemas reais; em vez de apagar incêndios, passamos a preveni-los, e isso poupa tempo, recursos e energia de toda a máquina pública”, destaca Artur Dornas, participante do curso de 2025 e coordenador do Subcomitê de Gestão de Riscos da Secretaria de Governo (Segov-DF).
A programação para 2026 inclui o curso “Gestão de riscos e programas de integridade na administração pública”, em formato de oficinas práticas, com 20 horas; o curso “Gerenciamento de riscos utilizando o sistema SaeWeb”, prático em ambiente de laboratório, com 8 horas; e palestras de quatro horas sobre “Aplicação da gestão de riscos na perspectiva da Lei nº 14.133/2021” e “Gestão de riscos como ferramenta de apoio à estratégia e à tomada de decisão”.
As inscrições serão abertas em breve e poderão ser feitas pelo site da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov).
Com informações da Controladoria-Geral do DF