Na tarde desta quinta-feira (8), as doses foram entregues à Rede de Frio da capital. A imunização será iniciada nesta sexta-feira (9) para jovens de 10 a 14 anos em 37 pontos.
A primeira remessa de doses da vacina contra a dengue chegou ao Distrito Federal na tarde desta quinta-feira (8), proveniente de São Paulo, e foi recebida na Rede de Frio do DF. Essas doses serão distribuídas entre 37 unidades básicas de saúde (UBSs), que servirão como pontos de vacinação para o público-alvo, não sendo necessário agendamento prévio. A imunização dos jovens de 10 a 14 anos terá início na sexta-feira (9).
No total, chegaram 71.708 doses das 194 mil destinadas à capital federal, quantidade correspondente à população nessa faixa etária. O DF foi uma das primeiras unidades da Federação a receber as vacinas do Ministério da Saúde, juntamente com a Bahia e Goiás.
“Ainda não recebemos todas as doses previstas, mas continuaremos seguindo a orientação do Ministério da Saúde de imunizar os jovens de 10 a 14 anos”, declarou a vice-governadora Celina Leão. “A vacina é apenas uma das ferramentas para combater esse surto. É fundamental focar na prevenção”, acrescentou.
As doses da vacina estão sendo entregues de forma gradual, sendo que nesta primeira etapa serão aplicadas apenas as doses iniciais. O esquema de vacinação inclui duas aplicações, sendo a segunda prevista para maio.
Para receber a vacina, os jovens devem comparecer acompanhados pelos pais ou responsáveis, portando documento de identidade ou certidão de nascimento. As unidades básicas de saúde abrirão às 7h, com início da vacinação programado para as 8h.
“A vacina será uma contribuição importante no enfrentamento à dengue, embora seja uma resposta de médio a longo prazo. No curto prazo, as medidas tomadas pelo governo, como a gestão de resíduos sólidos e o cuidado com a limpeza residencial, são cruciais”, destacou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.
A vacina, chamada Qdenga e produzida pelo laboratório Takeda, é a primeira do mundo a ser oferecida pelo sistema público de saúde. Ela foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec). Serão distribuídas no total 6 milhões de doses por todo o país, destinadas a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo que apresenta alta taxa de hospitalização por dengue, após os idosos, para os quais a vacina ainda não foi aprovada pela Anvisa.
Tribuna Livre, com informações da Agência Brasília