Em teste, petroleira chinesa produziu o equivalente a 413 barris de petróleo bruto por dia e 68 mil metros cúbicos de gás natural
A petroleira chinesa CNOOC (China National Offshore Oil Corporation) anunciou nesta segundafeira a descoberta de um importante campo de hidrocarbonetos no leste do Mar da China Meridional, com reservas comprovadas de mais de 100 milhões de toneladas.
O campo petrolífero Huizhou 19-6 está localizado a cerca de 170km da cidade de Shenzhen, na província sulista de Cantão, informou a agência estatal Xinhua.
O diretor-executivo da gigante estatal do petróleo, Zhou Xinhuai, celebrou os “sucessivos avanços na exploração de petróleo e gás nas águas orientais do Mar da China Meridional”.
O chefe de geologia da CNOOC, Xu Changgui, destacou que a descoberta representa um “avanço enorme”: – A descoberta provou ser o maior campo de petróleo clástico (nesta área) do Mar da China Meridional em termos de reservas geológicas, rompendo os paradigmas teóricos tradicionais – declarou.
Perfurações de teste da CNOOC resultaram em uma produção diária de 413 barris de petróleo bruto e 68 mil metros cúbicos de gás natural, segundo a Xinhua.
A Agência de Informação sobre Energia dos Estados Unidos afirmou que o Mar da China Meridional permanece em grande parte inexplorado devido a disputas territoriais, mas a maioria das descobertas de petróleo e gás ocorreu em áreas não disputadas.
A China reivindica a maior parte desse mar, embora ele seja disputado por Filipinas, Malásia, Vietnã, Indonésia e Brunei.
A China é o maior importador mundial de petróleo, com 11,1 milhões de barris diários no ano passado, segundo análise do governo dos Estados Unidos
Tribuna Livre, com informações da Petroleira chinesa CNOOC (China National Offshore Oil Corporation)