14/11/2025

China descobre importante campo petrolífero em zona marítima de intensa disputa internacional

Navio da Guarda Costeira da China bloqueia passagem de barco filipino: área de constante disputa — Foto: Lisa Marie David/Bloomberg

Em teste, petroleira chinesa produziu o equivalente a 413 barris de petróleo bruto por dia e 68 mil metros cúbicos de gás natural

A petroleira chinesa CNOOC (China National Offshore Oil Corporation) anunciou nesta segundafeira a descoberta de um importante campo de hidrocarbonetos no leste do Mar da China Meridional, com reservas comprovadas de mais de 100 milhões de toneladas.

O campo petrolífero Huizhou 19-6 está localizado a cerca de 170km da cidade de Shenzhen, na província sulista de Cantão, informou a agência estatal Xinhua.

O diretor-executivo da gigante estatal do petróleo, Zhou Xinhuai, celebrou os “sucessivos avanços na exploração de petróleo e gás nas águas orientais do Mar da China Meridional”.

O chefe de geologia da CNOOC, Xu Changgui, destacou que a descoberta representa um “avanço enorme”: – A descoberta provou ser o maior campo de petróleo clástico (nesta área) do Mar da China Meridional em termos de reservas geológicas, rompendo os paradigmas teóricos tradicionais – declarou.

Perfurações de teste da CNOOC resultaram em uma produção diária de 413 barris de petróleo bruto e 68 mil metros cúbicos de gás natural, segundo a Xinhua.

A Agência de Informação sobre Energia dos Estados Unidos afirmou que o Mar da China Meridional permanece em grande parte inexplorado devido a disputas territoriais, mas a maioria das descobertas de petróleo e gás ocorreu em áreas não disputadas.

A China reivindica a maior parte desse mar, embora ele seja disputado por Filipinas, Malásia, Vietnã, Indonésia e Brunei.

A China é o maior importador mundial de petróleo, com 11,1 milhões de barris diários no ano passado, segundo análise do governo dos Estados Unidos

Tribuna Livre, com informações da Petroleira chinesa CNOOC (China National Offshore Oil Corporation)

Leia também
cometa-asteroide-2-scaled-1
Em 2032, chuva de meteoros rara pode iluminar os céus terrestres
Magalu-20201104-Imagem-Cerebro-da-Lu-03-1-1200x675-1
Avanço do magalu: lu agora vende direto pelo whatsapp com inteligência artificial
musk-xAI
Xai recebe aporte de u$15 bilhões, mas elon musk contesta valor
Podcast-Siemens-1200x675-1
Indústria 4.0: siemens e greylogix revelam futuro digital em alimentos e bebidas
exploso-estelar-scaled-1
Não é só o sol: estrela ejeta plasma em evento inédito
Musica-1200x675-1
Música criada por ia engana 97% dos ouvintes, revela estudo
Panamá apreende 12 toneladas de cocaína no Pacífico
Panamá apreende 12 toneladas de cocaína no Pacífico
deepfake
Ia contra ia: nova técnica dificulta criação de deepfakes
SALOUTTI-1200x675-1
Inteli forma a primeira turma e promete revolução na educação tecnológica
Destaque-Vomito-fossilizado-de-dinossauro-scaled-1
Fóssil raro no brasil revela nova espécie de pterossauro
2-23-1200x675-1
Softbank vende participação na nvidia e mira alto em inteligência artificial
facial-reconhecimento-scaled-1
Tecnologia facial: desvendando os bastidores do reconhecimento facial moderno

Prefeitura de Valparaíso de Goiás dá início às obras dos Condomínios São Francisco I, II e III

Empreendimento habitacional será construído pela BP Incorporadora e promete mais moradia, desenvolvimento e qualidade de vida para os valparaisenses. Empreendimento habitacional será construído pela BP Incorporadora e promete mais moradia, desenvolvimento e qualidade de vida para os valparaisenses. A Prefeitura de Valparaíso de Goiás lança, nesta sexta-feira (14), às 15h30,

Leia mais...

Em 2032, chuva de meteoros rara pode iluminar os céus terrestres

O ano de 2032 poderá ser palco de um evento astronômico singular. O asteroide 2024 YR4, uma rocha espacial com aproximadamente 60 metros de diâmetro, capturou a atenção de astrônomos no ano anterior devido a uma, inicialmente considerada, pequena possibilidade de colisão com a Terra. Embora os cálculos mais recentes

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.