05/09/2025

Clubes brasileiros são considerados por menos de 3% dos torcedores estrangeiros, diz pesquisa

Escudo de diversos clubes brasileiros que foram avaliados em estudo. Foto: Divulgação

Ainda de acordo com o estudo, 20,5% dos brasileiros assistem a todos os duelos de seu time estrangeiro favorito

Um estudo sobre o comportamento de torcedores de futebol ao redor do mundo indica que os clubes do Brasil têm um longo caminho a percorrer para conquistar uma base de fãs no cenário global, enquanto os times estrangeiros, sobretudo os europeus, têm uma considerável base cativa entre os brasileiros.

De acordo com o “Global Fan Report”, conduzido pela consultoria Censuswide e encomendado pelo Grupo Chiliz, cuja principal marca é uma plataforma para o engajamento de fãs por meio de ativos digitais, 87% dos torcedores brasileiros demonstram interesse por clubes de fora do país, com 21% tendo uma equipe do exterior como sua principal.

Por outro lado, somente 2,96% dos fãs de futebol de estrangeiros consideram um clube brasileiro como o seu favorito.

Real Madrid, com 30,4% das citações, Barcelona, com 16%, e Manchester City, com 5,7%, são os três times com maior base de fãs por aqui. Não por acaso, o Campeonato Espanhol também é o preferido por 41,7%, enquanto a liga inglesa aparece em segundo (20,35%) e o Campeonato Português, em terceiro (8,52%).

Ainda de acordo com o estudo, 20,5% dos brasileiros assistem a todos os duelos de seu time estrangeiro favorito, 58,5% afirmam assistir à maioria das partidas, 15% acompanham ocasionalmente, 1,7% raramente veem um jogo, 3,54% assistem apenas os grandes confrontos e 2,26% não souberam responder.

A pesquisa aponta alguns fatores que motivam os torcedores a apoiar equipes estrangeiras. Os aspectos mais citados são história e tradição (63%), desempenho atual do time (53%), jogadores e técnicos (52%), cultura e valores do clube (36%) e a influência de familiares e amigos (20%). Cada entrevistado podia citar mais de uma opção.

É importante considerar que esse cenário é moldado pela ampla cobertura que as competições estrangeiras têm no Brasil na TV aberta, nos canais por assinatura e nas plataformas de streaming, que desempenham um papel fundamental na popularização dos campeonatos por aqui.

Se num passado recente as transmissões de jogos de futebol eram dominadas por emissoras de TV paga, que destinavam as melhores competições e partidas para os seus pacotes mais caros, os serviços de streaming, como DAZN, Amazon Prime, Paramount+ e Disney+, modificaram o mercado oferecendo jogos ao vivo por valores mais acessíveis em comparação com a TV por assinatura.

Aliada às transmissões, os clubes europeus também passaram a investir no engajamento dos torcedores nas redes sociais. Equipes e até algumas ligas, como a LaLiga, a Premier League e a Champions League, possuem perfis dedicados à produção de conteúdo voltado para regiões específicas, como o Brasil.

O Campeonato Brasileiro, por sua vez, ainda passa por um recente processo de internacionalização. Foi só a partir de 2021 que os clubes se reuniram para fazer o que Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e até a Argentina já fazem há mais quatro décadas.

Em 2021, foi firmado um acordo com a GSRM (Global Sports Rights Management), atualmente explorado pela 1190 Sports, com a qual a GSRM se fundiu, para transmitir o certame brasileiro em 160 países, ainda que isso não represente visibilidade em emissoras de TV aberta ou farta cobertura em serviços online, a exemplo do que ocorre com os estrangeiros aqui.

A tímida presença no mercado global foi capturada pela pesquisa feita pela Censuswide, segundo a qual somente 2,96% dos fãs de futebol de fora do Brasil consideram um clube nacional como o seu favorito. O Santos é o clube mais reconhecido, mas com apenas 0,56% das citações. O São Paulo (0,40%), Flamengo (0,33%), Atlético Mineiro (0,29%) e o Corinthians (0,29%) completam o grupo dos cinco clubes do país com maior penetração no exterior.

A percepção dos estrangeiros sobre as equipes brasileiras está alinhada com o baixo reconhecimento do Campeonato Brasileiro no exterior, pois apenas 2,23% dos entrevistados de fora do país têm a competição nacional como a sua favorita. O ranking é liderado pelo Campeonato Inglês (32,23%), com o Espanhol em segundo (22,73%) e o Alemão (5,54%) completando os três primeiros -o Brasileiro aparece como sétimo.

“O futebol brasileiro, apesar de seu imenso potencial, ainda sofre para ganhar notoriedade e envolvimento no cenário global. Muito se deve a barreiras de acesso, seja por distribuição, idioma, cultura e mesmo por questões geográficas. Outros setores também já passaram por isso e a tecnologia teve papel fundamental nesse movimento de globalização”, afirma Bruno Pessoa, gerente do Grupo Chiliz no Brasil.

Os pesquisadores entrevistaram 8.220 torcedores de Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, Nigéria, Coreia do Sul, Japão e Itália, sendo a maioria homens (65%) da amostra e jovens, com idades entre 16 e 34 anos (42,5%). As entrevistas foram feitas de forma online, entre 19 de agosto e 13 de setembro deste ano. Não há especificação sobre margem de erro.

Segundo o levantamento, também é elevada a porcentagem de torcedores desses países que afirmam se interessarem por uma equipe estrangeira mais do que por uma de seu próprio país. A Nigéria tem o maior índice nesse aspecto, com 69,6%, seguido por Coreia do Sul (62,6%), EUA (56,5%), Japão (49,6%), Brasil (34,3%), Itália (29,4%) e Reino Unido (28,9%).

De acordo com Neil Joyce, CEO da CLV Group, os EUA são considerados “a terra prometida”, pois apesar do crescente interesse por futebol no país, muitos torcedores ainda não estão intimamente conectados com um time estrangeiro específico. “De acordo com nossos relatórios, há uma oportunidade de receita de US$ 1 bilhão (R$ 5,6 bilhões) ao se conectar com os fãs americanos antes da Copa do Mundo de 2026”, diz ele.

“Embora o futebol cresça constantemente nos EUA, com todos os jogos da Premier League transmitidos ao vivo, 36,5 milhões de fãs, ou 44% da base do país, ainda não escolheram um time favorito”, acrescenta o executivo.

Tribuna Livre, com informações do UOL/FOLHAPRESS

Deixe um comentário

Leia também
Vasco vence Sport na Ilha e sai da zona de rebaixamento no Brasileirão
Vasco vence Sport na Ilha e sai da zona de rebaixamento no Brasileirão
Flamengo leva empate de Grêmio e perde chance de disparar na liderança
Flamengo leva empate de Grêmio e perde chance de disparar na liderança
Alex Seid, Antonio Junqueira e Pedro Costa fazem história com vitória nas 3h do Velocitta
Alex Seid, Antonio Junqueira e Pedro Costa fazem história com vitória nas 3h do Velocitta
Ancelotti convoca seleção brasileira para jogos contra Bolívia e Chile
Ancelotti convoca seleção brasileira para jogos contra Bolívia e Chile
Líder do Brasileiro, Flamengo pode superar 1º turno da campanha de 2019
Líder do Brasileiro, Flamengo pode superar 1º turno da campanha de 2019
Palmeiras se aproxima da contratação do goleiro Carlos Miguel, do Nottingham Forest
Palmeiras se aproxima da contratação do goleiro Carlos Miguel, do Nottingham Forest
2025
Ancelotti parabeniza seleção feminina por ‘grande vitória’ na Copa América: ‘estamos muito felizes’-04/04/2025
2025
São Caetano diz que atleta ‘traiu’ o clube num futebol de várzea; jogador admite, mas alega salário atrasado – 04/04/2025
2025
Empresário grego nega empréstimo para compra do Botafogo: ‘nenhum negócio com Sr. Textor’ -04/04/2025
Brasileirão: Fortaleza bate Bragantino e vence pela 1ª vez desde maio
Brasileirão: Fortaleza bate Bragantino e vence pela 1ª vez desde maio
Com dois de Jean Lucas, Bahia vence o Juventude por 3 x 0
Com dois de Jean Lucas, Bahia vence o Juventude por 3 x 0
Semifinais da Copa América Feminina começam nesta segunda; veja agenda
Semifinais da Copa América Feminina começam nesta segunda; veja agenda

Tarifaço: exportações aos EUA caem 18,5% em agosto

Apesar do superavit de US$ 6,1 bilhões em agosto, vendas ao mercado norte-americano recuaram após tarifaço, enquanto agro e petróleo puxaram alta para outros destinos O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) divulgou nesta quinta-feira (4/9) os dados do comércio exterior de agosto. Apesar do superavit de US$

Leia mais...

CPMI do INSS: Stefanutto ignorou alertas da CGU sobre descontos irregulares

Ex-presidente do INSS manteve acordos de cooperação até a operação da PF, deflagrada apenas em abril deste ano O ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, resistiu a seguir recomendações da Controladoria-Geral da União (CGU) para suspender descontos automáticos nas aposentadorias, segundo depoimento da auditora Eliane Viegas Mota, prestado nesta quinta-feira (4/9)

Leia mais...

Advogado do general Paulo Sérgio implica Bolsonaro em julgamento

Segundo disse o advogado, o general Paulo Sérgio Nogueira atuou para “demover” Bolsonaro de uma ofensiva antidemocrática Na contramão do que sustentou a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, o advogado Andrew Farias, representante do general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa e também réu no STF, implicou o ex-chefe do

Leia mais...

Sindicato de irmão de Lula terá que prestar contas na CPMI do INSS

Sindnapi, sindicato que tem Frei Chico como vice-presidente, terá contas e procurações investigadas pela CPMI do INSS A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou, nesta quinta-feira (4/9), requerimentos que colocam sob investigação o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi). A entidade tem

Leia mais...

Anvisa proíbe anel que promete medir glicose sem agulha

Os produtos prometem, sem base científica, medir os níveis de glicose, de oxigênio e atividade cardíaca sem retirar o sangue por picadas de agulhas A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição de alguns medidores de glicose. Os produtos prometem, sem nenhuma base científica, medir os níveis de

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.