19/11/2025

Com James protagonista, Colômbia se vinga e vence a Argentina em jogo quente

Partida entre Colômbia e Argentina pelas Eliminatórias. Foto: Divulgação

A Colômbia chegou aos 16 pontos e a Argentina fica com 18 tentos

Em tarde de muito calor e de James Rodríguez protagonista em Barranquilla, a Colômbia se vingou da final da última Copa América, venceu a Argentina por 2 a 1 em jogo quente e, além de encostar na líder das Eliminatórias Sul-Americanas, se manteve como a única invicta da competição que dá seis vagas na Copa do Mundo de 2026.

Com o resultado, a seleção de Néstor Lorenzo alcançou 16 pontos. Os atuais campeões mundiais, por outro lado, estacionaram nos 18 pontos e seguem no topo da classificação.

As seleções voltam a jogar em outubro pelas Eliminatórias. A Colômbia encara a Bolívia fora de casa, enquanto a Argentina, também na condição de visitante, mede forças com a Venezuela.

O JOGO

O 1° tempo foi pouco veloz e teve a Colômbia mais eficiente com James garçom. Em meio ao forte calor de mais de 31° C, os mandantes marcaram com o zagueiro Mosquera após assistência na medida do ex-São Paulo. Os argentinos até esboçaram uma reação, mas a ausência de Messi dificultou as triangulações ofensivas até o intervalo.

Na etapa final, o embate ganhou emoção com James novamente no papel de protagonista: os visitantes empataram após passe errado do meia ex-São Paulo, que se redimiu e marcou pouco tempo depois em pênalti marcado com revisão no VAR. Os atuais campeões mundiais até ensaiaram uma reação, mas pararam em uma zaga atenta dos donos da casa.

GOLS E DESTAQUES

Goleirão bugado. O jogo começou com Vargas protagonizando duas cenas, no mínimo, inusitadas: primeiro, o camisa 12 da Colômbia saiu da meta para socar uma bola e, atrapalhado pelo sol, acabou acertando Álvarez dentro da área — o árbitro considerou falta do argentino, que também disputava pelo alto. Pouco tempo depois, o goleiro recebeu recuo da zaga, se atrapalhou e contou com a sorte, já que o chute do adversário foi para fora.

James brilha, e Mosquera vai na rede. Os donos da casa abriram o placar aos 24 minutos com um toque de James Rodríguez: o ex-São Paulo iniciou o contra-ataque que acabou em escanteio fatal.

Na cobrança, o meia tabelou com Arias e encontrou Mosquera, que subiu mais do que todo mundo e, já na pequena área, estufou as redes: 1 a 0.

Calor castiga. Os mais de 31° C na tarde de Barranquilla atrapalharam o ritmo de jogo depois do gol: o árbitro Piero Maza até cedeu uma pausa para hidratação, mas os atletas das duas seleções não conseguiram engatar lances de velocidade até o intervalo. As principais tentativas saíram de maneiras alternativas: James tentou surpreender em falta, mas errou o alvo, e os argentinos apostaram, em vão, nos cruzamentos.

Empate sai em erro de James. A Argentina voltou para o 2° tempo mais ligada e acabou premiada ainda com 2 minutos de jogo em um erro de James. O meia tentou inverter o jogo em bola rasteira, mas errou a mira e viu Nico González ficar com a posse. O camisa 15 disparou pela esquerda, invadiu a área e superou Vargas: 1 a 1.

Pênalti e redenção do camisa 10. A Colômbia precisou de menos de 15 minutos para retomar a vantagem no placar em lance que contou com intervenção do VAR. Otamendi derrubou Muñoz dentro da área, mas Piero Maza optou por não marcar infração. O juiz, no entanto, foi chamado para checar a jogada na cabine e mudou de ideia. James pegou a bola e não deu chances para Dibu Martínez: 2 a 1. Argentinos tentam, mas…

O time de Lionel Scaloni se lançou ao ataque nos últimos minutos, mas parou em uma atenta — e dura — zaga colombiana. Lautaro teve a melhor chance já na casa dos 40 minutos, mas se enrolou na hora da finalização e acabou cometendo falta por atingir o rosto de Mosquera. Os mandantes, sem pressa alguma, mantiveram a vantagem no marcador até o apito final.

FICHA TÉCNICA

COLÔMBIA 2×1 ARGENTINA

COLÔMBIA

Vargas; Muñoz, Mosquera (Cabal), Lucumí e Mojica; Lerma, Richard Ríos, Arias (Castaño) e James Rodríguez (Portilla); Durán (Córdoba) e Luis Díaz. Técnico: Néstor Lorenzo

ARGENTINA

Dibu Martínez; Montiel (Molina), Romero, Otamendi e Lisandro Martínez (Acuña); Enzo Fernández (Dybala), Paredes (Mac Allister), De Paul (Lo Celso) e Nico González; Álvarez e Lautaro Martínez. Técnico: Lionel Scaloni

Estádio: Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla

Juiz: Piero Maza (CHI)

Assistentes: José Retamal (CHI) e Miguel Rocha (CHI)

VAR: Juan Lara (CHI)

Cartões amarelos: Montiel (ARG); Durán, Vargas (COL)

Cartões vermelhos: não houve

Gols: Mosquera (COL), aos 24 min do 1° tempo; Nico González (ARG), aos 2 min do 2° tempo; James Rodríguez (COL), aos 14 min do 2° tempo

Tribuna Livre, com informações do UOL/FOLHAPRESS

Deixe um comentário

Leia também
joao-fonseca
João fonseca define estreia na temporada de 2026 em adelaide
afp__20250906__73lx4qb__v1__midres__autoprixf1itaqualifying-1024x683-1
Red bull revelará carro de 2026 com ford em evento marcante
f1280x720-147156_278831_5050
Brasil adota tecnologia avançada para impedimentos no futebol
f7a4cf115a363888791a9700cd75f0373c202a2e
Sabalenka encerra 2025 no topo do ranking mundial da wta
Lando-Norris-da-McLaren-alcancou-seu-primeiro-podio-em-2020-no-Grande-Premio-da-Austria-1030x438-1
Norris consolida favoritismo ao título da f1 após triunfo em são paulo
design-sem-nome-3-4
Lenda do basquete, lenny wilkens falece aos 88 anos
age20251109066
Grande prêmio de são paulo bate recorde de público em interlagos
afp__20251108__83gw7kp__v1__highres__autoprixf1braqualifying
Lando norris garante pole position no gp de interlagos; bortoleto larga em último
McLaren-1200x675-1
Exclusivo: por que a mastercard escolheu a mclaren para voltar à f1
f1280x720-162127_293802_5050
Após perseguição, astro da nfl, marshawn kneeland, é encontrado morto
age20251107039
Lando norris garante pole position na sprint de interlagos; bortoleto em 14º
pilotas-automobilismo-1200x675-1
Mulheres aceleram no automobilismo e miram vagas na fórmula 1

Expediente do mpdft é suspenso por dois dias em novembro

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) informa a suspensão do expediente nos dias 20 e 21 de novembro. A medida se deve ao feriado nacional do Dia da Consciência Negra, celebrado na quinta-feira, e ao ponto facultativo decretado para a sexta-feira seguinte, conforme estabelecido na Portaria nº

Leia mais...

Tjdft empossa 101 novos servidores aprovados em concurso público

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realizará, na próxima segunda-feira, dia 24 de novembro, a cerimônia de posse de 101 novos servidores. Os nomeados foram aprovados no último concurso público para provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal do Tribunal, cujo edital foi divulgado

Leia mais...

Pf apreende r$ 1,6 milhão em casa de diretor do banco master

A Polícia Federal deflagrou uma operação que resultou na apreensão de R$ 1,6 milhão em espécie na residência de um diretor do Banco Master. A ação faz parte de um desdobramento de investigações que levaram à prisão de quatro diretores da instituição financeira, além do seu proprietário, Daniel Vorcaro. Os

Leia mais...

Queda da cloudflare expõe fragilidade da infraestrutura online global

Uma falha generalizada nos serviços da Cloudflare, ocorrida na manhã da última terça-feira (18), provocou a interrupção de milhares de plataformas online, reabrindo o debate sobre a vulnerabilidade da internet devido à concentração de sua infraestrutura. A Cloudflare desempenha um papel fundamental na web moderna, atuando tanto na aceleração do

Leia mais...

Café diário associado à menor incidência de arritmias cardíacas

O café, outrora visto com desconfiança devido a temores sobre palpitações e aceleração do ritmo cardíaco, pode estar passando por uma reavaliação. Uma nova pesquisa internacional sugere que o consumo regular da bebida está associado a uma diminuição no risco de desenvolvimento de arritmias. Durante anos, o café foi amplamente

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.