15/12/2025

Comissão da Câmara vota PEC da Segurança Pública nesta terça

O relator da matéria, deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), apresentou na última quarta-feira (10/12) um substitutivo ao texto original do governo - (crédito: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados)

Relatório reformula proposta do governo, cria sistemas integrados e define novas fontes de financiamento

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública deve votar o texto nesta terça-feira (16/12), em reunião marcada para as 9h. Caso seja aprovado no colegiado, o parecer seguirá para apreciação do plenário. Se obtiver o aval dos deputados, a proposta ainda precisará passar pelo Senado.

Encaminhada pelo Poder Executivo no início do ano, a PEC altera cinco dispositivos da Constituição que tratam da organização da segurança pública. Para avançar no Congresso, o texto precisa ser aprovado em dois turnos de votação em cada Casa, com o apoio mínimo de 308 votos na Câmara.

Na última quarta-feira (10), o relator da matéria, deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), apresentou um substitutivo ao texto original do governo. A nova versão propõe a criação do Sistema Único de Segurança Pública, com o objetivo de integrar a atuação da União e dos estados no enfrentamento ao crime organizado. O relatório também prevê o estabelecimento do Sistema de Políticas Penais e do Sistema Brasileiro de Inteligência, além de indicar novas fontes de financiamento para o setor.

Entre os pontos destacados pelo relator estão a ampliação das atribuições da Polícia Federal, a destinação de 15% dos recursos do Fundo Social do pré-sal e de 6% da arrecadação das loterias para ações de segurança pública, além da determinação para que o Congresso aprove legislação específica que endureça o regime de penas aplicadas a organizações criminosas.

Segundo Mendonça Filho, a iniciativa do Executivo abriu espaço para um debate mais amplo sobre a estrutura da segurança pública no país. Ele afirma que o substitutivo busca corrigir o que considera um excesso de centralização na proposta original. “Nossa versão avança na descentralização e na articulação federativa, valorizando a coordenação nacional sem comprometer a autonomia dos estados”, declarou.

A tramitação da PEC foi marcada por resistência de parlamentares alinhados à direita, que apontaram risco de perda de autonomia dos estados no combate à criminalidade.

Diante das divergências, a matéria permaneceu parada durante o decorrer do ano de 2025 e após a megaoperação realizada no Rio de Janeiro, em 28 de outubro, contra o Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão, voltou a ter destaque. A ação na capital fluminense resultou em confrontos intensos e ficou marcada como a mais letal da história do país, com mais de 120 mortos, entre eles quatro policiais.

Tribuna Livre, com informações da Agência Câmara

Leia também
COM APOIO DE PÁBIO MOSSORÓ E DR
COM APOIO DE PÁBIO MOSSORÓ E DR. CÉLIO SILVEIRA, PREFEITO MARCUS VINICIUS CONQUISTA PASSARELAS PARA VALPARAÍSO DE GOIÁS JUNTO AO DNIT
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
Governo dos EUA está à beira de encerrar shutdown histórico
Governo dos EUA está à beira de encerrar shutdown histórico
Sabino desafia cúpula do União para continuar no governo Lula
Espaços PROMulher impulsionam autonomia e cuidado para mulheres do DF
Espaços PROMulher impulsionam autonomia e cuidado para mulheres do DF
SEI GDF completa 10 anos
Pesquisa da UFG traz dados preocupantes sobre a 1ª infância em Goiânia
Pesquisa da UFG traz dados preocupantes sobre a 1ª infância em Goiânia
Deputado vai ao Ministério Público Federal contra a Enel por manipulação de dados
Deputado vai ao Ministério Público Federal contra a Enel por manipulação de dados
Novo diz que Van Hattem sofre perseguição após motim na Câmara
Vice-líder do PL apela às Forças Armadas e cita 1964 após tornozeleira em Bolsonaro
Vice-líder do PL apela às Forças Armadas e cita 1964 após tornozeleira em Bolsonaro
Sistema prisional do DF recebe 1ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos
Sistema prisional do DF recebe 1ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos
MUN
Pai pula no mar para salvar filha de 4 anos que caiu de cruzeiro da Disney 

Goiás tem sete nomes na lista dos foragidos mais perigosos do Brasil

Relação divulgada pelo Ministério da Justiça reúne 216 criminosos ligados ao crime organizado Sete criminosos de Goiás estão na lista dos foragidos mais procurados do país, divulgada nesta semana pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O levantamento faz parte do Programa Captura, ação federal que intensifica a caçada

Leia mais...

Feliz Aniversário, Irmã Nice!

Celebrando uma vida dedicada a Deus, marcada por amor, alegria e respeito. No próximo dia 14, a irmã Nice, pessoa muito especial na obra de Deus e para todos os irmãos em Cristo, estará completando mais um ano de vida na presença do Senhor. Os membros da sede do Setor

Leia mais...

Segurança no Campo: Equatorial Goiás alerta para riscos com a rede elétrica em áreas rurais

Orientações visam reduzir acidentes com maquinários e estruturas agrícolas próximos à rede e proteger trabalhadores rurais A Equatorial Goiás reforça a importância de medidas de segurança voltadas ao agronegócio, especialmente durante os períodos de plantio e colheita, quando máquinas agrícolas operam próximas às redes elétricas. Operações com colheitadeiras, pulverizadores, tratores

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.