07/12/2025

Como a polícia chegou à fábrica em SP suspeita de distribuir bebidas com metanol

Ação de inteligência da força-tarefa de SP fecha fábrica de bebidas que usava etanol ‘batizado’ com metanol - (crédito: Divulgação/Polícia Civil de São Paulo)

O local, suspeito de fraudar as bebidas que acabaram sendo consumidas pelas vítimas, foi alvo de uma operação

A Polícia Civil de São Paulo conseguiu localizar uma fábrica clandestina de bebidas alcoólicas a partir da investigação de duas mortes causadas pela intoxicação por metanol. O local, suspeito de fraudar as bebidas que acabaram sendo consumidas pelas vítimas, foi alvo de uma operação na sexta-feira (10/10), em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

As duas vítimas foram Ricardo Lopes, de 54 anos, que passou mal em 12 de setembro e morreu quatro dias depois, e Marcos Antônio Jorge Júnior, de 46 anos. Eles consumiram bebidas no Bar Torres, na Mooca, zona leste de São Paulo, já interditado pela Vigilância Sanitária.

A polícia passou a investigar o bar depois da morte de Ricardo. Ao vistoriar o local, nove garrafas foram apreendidas, das quais oito continham metanol em quantidades elevadas, com porcentuais que variavam de 14,6% a 45,1%.

Segundo a polícia, o proprietário do bar admitiu em depoimento que comprou as garrafas de uma distribuidora ilegal, que usava etanol de postos de combustível para a fabricação irregular das bebidas. Mas, conforme as investigações, o etanol adquirido estaria contaminado com metanol, que é altamente tóxico para o corpo humano.

“Os casos que vieram à tona apresentam alta concentração de metanol, encontrados nesse etanol de um posto de combustível, que foi utilizado para adulteração da bebida. A nossa linha de investigação é essa”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

“O falsificador foi no posto comprar etanol para falsificar a bebida e o dono do posto vendeu etanol falsificado com metanol”, acrescentou.

Com 25 casos confirmados e outros 160 suspeitos, São Paulo é o Estado que tem o maior número de notificações de intoxicação por metanol em todo o Brasil. Além disso, todas as cinco mortes confirmadas no País pelo consumo da substância tóxica até esta sexta-feira, 10, foram registradas em território paulista.

A Polícia Civil do Estado investiga os casos e o governo, junto a órgãos da administração municipal, realiza uma força-tarefa de combate à adulteração de bebidas.

Como resultado, distribuidoras, mercados e adegas vêm sendo interditados na região metropolitana de São Paulo e 24 pessoas já foram presas desde 29 de setembro, quando começou o combate ao uso ilegal do metanol, suspeitas de fraudar destilados.

Para Derrite, a descoberta da fábrica clandestina do ABC é a “maior resposta” do trabalho de investigação da Polícia Civil desde o início desta força-tarefa. “O próximo passo são os postos de combustíveis, ou o posto onde foi adquirido esse etanol contaminado”, disse o secretário.

Tribuna Livre, com informações da Polícia Civil de São Paulo

Leia também
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna
logoMPDFT-1
Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb
f1280x720-162955_294630_4933
Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

Homem mata companheira em Caldas Novas

O crime foi motivado por discussão envolvendo drogas. Um homem de 53 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (4), em Caldas Novas, suspeito de matar a companheira, de 48 anos, com golpes de barra de ferro durante a madrugada. Conforme a Polícia Militar, ele confessou o crime no momento

Leia mais...

GDF leva pavimentação com bloquetes a ruas da Estrutural

Trabalho envolve recuperação de vias antigas e obras em áreas que nunca receberam infraestrutura A Estrutural vive uma nova fase de urbanização com a chegada da pavimentação de ruas que ainda estão em solo exposto e com a recuperação de trechos desgastados pelo tempo. A ação inclui também a pintura

Leia mais...

Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas

O consumo de energia por data centers está previsto para um aumento exponencial na próxima década, impulsionado principalmente pela expansão da inteligência artificial. Um relatório recente aponta que a demanda energética dessas instalações deverá atingir 106 gigawatts até 2035, um salto considerável em relação aos 40 gigawatts atuais. A expansão

Leia mais...

Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) registrou a trajetória do juiz Flavio Augusto Martins Leite, titular do 2º Juizado Especial Cível de Brasília, por meio do Programa História Oral. A entrevista, conduzida pelo desembargador Roberval Belinati, 1º vice-presidente do TJDFT, ocorreu no Memorial TJDFT –

Leia mais...

Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna

Ministra Marina Silva recebe atendimento médico após sofrer uma fratura na coluna. O incidente ocorreu durante suas férias, enquanto realizava atividades domésticas. A ministra sentiu uma dor intensa e repentina na região lombar enquanto movia vasos de plantas em sua residência. Diante do desconforto, ela buscou assistência médica imediata. Após

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.