13/11/2025

Como decisão dos EUA de restringir entrada no país pode atingir Moraes

O governo dos Estados Unidos, comandando pelo presidente Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (28) que estrangeiros que de alguma forma "censurem" americanos poderão ter seus vistos restritos.

Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta quarta-feira, que o país vai restringir vistos de estrangeiros que “censurem” americanos

A medida vale, inclusive, para autoridades, de acordo com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. Na publicação feita por ele, que não cita outros detalhes sobre o anúncio, ele chega a citar a América Latina.

“É inaceitável que autoridades estrangeiras emitam ou ameacem com mandados de prisão cidadãos americanos ou residentes americanos por postagens em plataformas americanas em redes sociais enquanto estiverem fisicamente presentes em solo americano”, disse Marco Rubio em um comunicado.

A medida ocorre na esteira de um outro anúncio feito por Rubio, de que o ministro brasileiro, do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, muito possivelmente sofrerá sanções por parte dos Estados Unidos, com base na lei Magnitsky.

A doutora em Direito Internacional Priscila Caneparo, professora da Ambra University, argumenta que a medida da restrição, anunciada nesta quarta-feira por Rubio, pode vir a afetar “diretamente” Moraes, para além das sanções também já comentadas.

Como justificativa, ela relembra o embate entre Moraes e redes sociais de origem americana, como por exemplo o Rumble e o X (Antigo Twitter).

“O Moraes pode ter na ideia deles, corroborado com a ideia de censura em relação a plataformas dos Estados Unidos como Rumble, ainda que a pessoa seja brasileira e que só tenha a decisão só tenha escopo jurisdicional aqui no Brasil, eles poderiam falar de fato que o Alexandre Moraes está tentando censurar, está tentando invadir a primeira emenda, que é a mais importante de todas, que é a questão da liberdade de expressão, eles poderiam aplicar assim”, explica.

Um dos pontos principais, diz Caneparo, é o fato de os conflitos com X envolverem Elon Musk, que integra o governo de Donald Trump.

“São pessoas muito próximas do governo que de fato vão acabar influenciando, por assim dizer, se essa medida vier a ser tomada em relação ao Alexandre Moraes”, diz.

No entanto, ela afirma que essa não é a medida que mais vai afetar o ministro da Suprema Corte, já que existe também esse projeto de sanções pessoais contra ele.

“Em relação ao Moraes, não é essa medida que vai afetá-lo, é uma lei que se chama lei Magnitsky, que prevê, além de outras questões, também a impossibilidade de ingresso nos Estados Unidos, bem como a suspensão a retirada do visto”.

Ainda reforça que essa decisão, de restringir vistos, não pode ser contestada em âmbito jurídico brasileiro, já que os Estados Unidos “têm o poder, como qualquer outro Estado, de determinar quem pode ter a concessão do visto.”

Na mesma linha, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ao participar de uma sessão no Senado Federal, comentou a decisão, afirmando que é uma “questão única e exclusivamente da ossada do país que emite o visto”.

“Acho até que por isso é muito importante termos também uma exigência de visto para muitos países, porque precisa ter um controle sobre as pessoas que entram. Mas isso é uma decisão soberana de um país, conceder ou negar e não tem que dar explicação”, concluiu.

Tribuna Livre, com informações da CNN

Leia também
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações
imagem-jvp-27
Pgr pede condenação de deputados do pl por corrupção e organização criminosa
tn220250926047
Derrite propõe mudanças em lei antifacção e pf manifesta preocupação
f1280x720-69873_201548_5050
Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica
f1280x720-162264_293939_5050
Eduardo bolsonaro ataca governador do mt após defesa de tarcísio

Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) implementará um programa de formação e treinamento focado no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), visando fortalecer a transparência nos projetos habitacionais. A iniciativa busca capacitar tanto os funcionários da Codhab quanto os representantes das entidades habitacionais, assegurando o

Leia mais...

Não é só o sol: estrela ejeta plasma em evento inédito

Astrônomos testemunham, pela primeira vez, uma estrela diferente do Sol expelindo um jato de plasma conhecido como ejeção de massa coronal (CME). O fenômeno, similar ao que ocorre em explosões solares, foi captado por instrumentos espaciais e terrestres. A descoberta, realizada através da sonda espacial XMM-Newton da Agência Espacial Europeia

Leia mais...

Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou críticas ao deputado federal Guilherme Derrite, relator do Projeto de Lei (PL) Antifacção, questionando sua expertise em investigações e inteligência contra o crime organizado. Derrite, atualmente licenciado do cargo de secretário de Segurança Pública do governo de São Paulo, liderado por Tarcísio de

Leia mais...

Música criada por ia engana 97% dos ouvintes, revela estudo

Uma pesquisa recente revelou um dado surpreendente: a grande maioria dos ouvintes não consegue diferenciar músicas criadas por inteligência artificial daquelas compostas por humanos. O estudo Deezer-Ipsos, divulgado nesta quarta-feira, aponta que 97% dos participantes não notaram a diferença, um resultado que acentua as crescentes preocupações sobre o impacto da

Leia mais...

Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate

O cenário político digital contemporâneo enfrenta um desafio crescente: a simulação de apoio popular através de operações pagas nas redes sociais. Esta tática, que busca distorcer a percepção pública e influenciar algoritmos, levanta sérias questões sobre a integridade dos processos eleitorais e a autenticidade do engajamento online. A estratégia, frequentemente

Leia mais...

Gama: homem é condenado por homicídio após 25 anos de fuga

Após 25 anos foragido, Francisco Edson Pereira foi condenado a 18 anos e 9 meses de reclusão em regime inicial fechado pelo Tribunal do Júri do Gama. A decisão, proferida nesta terça-feira, 11 de novembro, é resultado da atuação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.